Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Foto: Plano Nacional de Recursos Hídricos
A Gestão Social pode ser vista como...
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Secretário Nacional de Juventude
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
Educação Escolar Indígena
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Ministério da Cultura.
SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Política de Gestão de Pessoas do GDF
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
Ministério da Cultura.
 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO MTE
PROJETO ORLA EM SANTA CATARINA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
Programa de Educação Ambiental da Bahia
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
• Planejar, coordenar gerir as iniciativas dos órgãos e entidades da Administração Estadual SECOPA-PE Atribuições • Promover a articulação com a FIFA.
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Plano Nacional da Cultura Exportadora Tatiana Lacerda Prazeres.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Planejamento - a definição de estratégias do PNRH
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
CÂMARAS TEMÁTICAS Decreto nº 777/2011, de 18 de outubro de 2011 Cria as Câmaras Temáticas para Copa do Mundo 1.Câmara Temática de Transparência; 2.Câmara.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão de EJA de Alagoas
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
 .
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
CIDADANIA DIGITAL JÁ Inclusão e oportunidades reais.
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Secretaria da Educação do Estado da Bahia ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Secretaria da Educação - Lei nº , de 11 de dezembro de 2014 –
Transcrição da apresentação:

Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Núcleos de Gestão Ambiental SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Diogo Melo Franco Diretor de Coordenação do Núcleos de Gestão Ambiental

NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° 43.372/2003 e implantadas no âmbito de cada uma das Secretarias de Estado com representação no Plenário do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM) SECRETARIAS QUE ATUALMENTE POSSUEM NGA: SEPLAG; SEE; SEC; SEAPA; SEARA; SEDRU; SEDVAN; SEDE; SES; SECTES; SEF; SETOP. 2

O modelo “Estado em Rede”, implantado pelo Governo de Minas em 2011, fortalece os NGAs ao prever a integração dos órgãos e entidades da administração pública do Estado para colaboração institucional e intersetorialidade, com compartilhamento da gestão sobre programas que visem a melhoria dos indicadores sociais, econômicos, ambientais e institucionais 3

Os NGAs tem a função de promover a inserção da variável sustentabilidade nas políticas públicas de governo, estimulando e fomentando cooperações técnicas e parcerias efetivas entre entes da administração públicas estadual para o desenvolvimento de projetos e ações que compatibilizem justiça social, desenvolvimento econômico e proteção à natureza. 4

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO DOS NGAs Trabalhar de forma articulada com as secretarias e suas entidades vinculadas para resultados conjuntos ; Desenvolver treinamentos, seminários, ações, projetos, normas técnicas e políticas públicas em parceria e de forma articulada; Identificar, estímular, acompanhar e articular as agendas setoriais de governo para o desenvolvimento de cooperações. Potencializar resultados de projetos de governo tendo como base a variável sustentabilidade; Ampliar a capacidade dos gestores em captar recursos para projetos e de gerí-los com rapidez e eficácia; 5

ESTRATÉGIA Acompanhar a atuação das secretarias nos Conselhos Ambientais Estaduais (Copam e CERH); Desenvolver e administrar fórum que permita a participação de órgãos e entidades integrantes da administração pública do estado, proporcionando o desenvolvimento colaborativo de ações e projetos de interesse comum; Acompanhar os estudos realizados pelos NGAs setoriais. 6

FERRAMENTA 7

REDE NGA 2.0 Rede colaborativa com base de plataforma Web 2.0. Criada com objetivo de disponibilizar um ambiente virtual para discussão, troca de informações e gestão de projetos de governo com interação com área ambiental. A Rede já está em operação e é coordenada pela Diretoria de Coordenação dos Núcleos de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 8

VINCULAÇÃO INSTITUCIONAL DA DIRETORIA DE COORDENAÇÃO DOS NGAS 1. - Subsecretaria de Gestão e Regularização Ambiental Integrada Gruta de Maquiné 1.1 - Superintendência de Gestão Ambiental 1.1.1 - Diretoria de Coordenação dos Núcleos de Gestão Ambiental 9

GESTÃO PARA A CIDADANIA EVOLUÇÃO NA GESTÃO EM MINAS GERAIS 2011 - 2014 3ª GERAÇÃO GESTÃO PARA A CIDADANIA Gestão Orientada à Resultados; Gestão em Rede; Regionalização da estratégia e Participação. Aprimoramento dos sistemas de informações gerenciais; Consolidação da Gestão da Estratégia Setorial; Instituição de redes transversais e intersetoriais para execução; Participação da sociedade civil organizada; Regionalização das estratégias e metas. 10

Obrigado! Diogo Melo Franco Telefone: (31) 39151757 / (31) 9971842 E-mail: diogo.franco@meioambiente.mg.gov.br 11