Análise Webradios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Você conhece o Rafinha? Você consegue se comunicar com ele?
Advertisements

Oi FM – Um jeito diferente de ouvir rádio.
APRESENTAÇÃO A Rede CBN, formada por 28 emissoras em todo o Brasil, atua no segmento “all news”, ou seja, 24 horas de jornalismo. Foi a primeira (1990)
APRESENTAÇÃO Onda Média (A.M.) Onda Curta (O.C.) 24h no Ar ZYK – 639
APRESENTAÇÃO Onda Média (A.M.) ZYK – KHZ Watts.
Site de relacionamento sério
FUTEB L 2007 Jornadas Esportivas.
A Melhor Equipe de Comunicadores do Rádio Brasileiro
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção
Beatriz A. Benedetti 1 GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO Sistema de Informação e Tecnologia FEQ 0411 Trabalho 01.
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Aula 7: Portais de Noticias
REDE DIGITAL CORPORATIVA
A grande rede mundial de computadores
A força da identidade sonora.
Tutorial da Plataforma MOODLE
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA
FORMAS DE A SUA EMPRESA TER SEU ESPAÇO DE VENDAS.
Projeto: Fanpage para Boulevard Shopping
Anunciando sonhos – Pensando em você
PLANEJAMENTO #1 Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias Wallyson de Oliveira Sousa 1ºPP Manhã
TRABALHO 10 CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Renan Eduardo Siqueira 1PPM Professor Rogério Sorvillo
Aula 3 Práticas em Mídia II.
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
Manual de uso das Redes Sociais PARTE 1 – Introdução e Twitter
Museu Memórias de Alfabetização
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
PROGRAMAÇÃO GERAL.
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
JORNALISMO PÚBLICO EM RÁDIO
Criatividade e anúncio em tempos de rede
André Tiago Silva Guilherme César LuizTrentini 2 MA
Como funciona a imprensa
Tutorial Área Restrita do Anunciante Tutorial Área Restrita do Anunciante.
Facebook Treinamento VipSaúde. A VipSaúde empenha todos os seus esforços na venda de Planos de Saúde pela Internet. Obviamente, o contato direto com as.
Programação – Quando é onde...
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
(68% de alcance) Fonte: Ibope NetRatings Home and Work Novembro/2012 – Número considerando o número de Unique Users UOL sobre o número de Unique Users.
Rede de amigos, diversão e informação Somos uma rede social para pessoas que possuem animais de estimação, pretendem ser donos de.
Redes Sociais.
Segurança em Redes Sociais
Documento produzido pela equipe de Comunicação Digital G&A.
RELATÓRIO DE RESULTADOS NA IMPRENSA
Documento produzido pela equipe de Comunicação Digital G&A 1.
Documento produzido pela equipe de Comunicação Digital G&A 1.
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
Comportamento do Consumidor Digital
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
Blablabla Lorem Ipsum RH NAS BASES Cluster Goiânia.
Produzido pela Equipe de Mídias Sociais G&A. Análise maio| 2014 Como não houve investimento em posts durante o mês de Maio, verificamos queda no engajamento.
Carmim Publicidade On-line Grupo: Andreza Costa Jeferson Andrade
Neste ano de 2010, os principais campeonatos de futebol têm espaço privilegiado nas emissoras do Sistema de Rádio da Organização Jaime Câmara. Estamos.
Números Brasil 9º país em IP único. Acesso limitado de 256kbps Japão com conexão de 100Gbps fonte Akamai.
PORQUE VOCÊ DEVE ANUNCIAR NO PORTAL
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Produzido pela Equipe de Mídias Sociais G&A. Análise junho| 2014 Como não houve investimento em posts pagos durante o mês de Junho, verificamos queda.
Componentes do Jornalismo Online
Diretora de Vendas Independente Mary Kay
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
SEU PORTAL DE NOTÍCIAS ONLINE. Conveniently procrastinate client-centric technology via highly efficient manufactured Conveniently procrastinate client-centric.
Aula : Pág : Data: a jan B Turma: Instrutor: Ricardo Paladini Matos 2503-B /04/2013 Elielso Dias  O que é o Myspace  Criar.
Rádio - uma fonte de imaginação A estrutura do texto radiofônico
Transcrição da apresentação:

Análise Webradios

CBN – a rádio que toca notícia

Conceito de jornalismo praticado A emissora possui cerca de 200 jornalistas e tem por objetivo a informação correta e a isenção, com espaço para pluralidade de opiniões e análise crítica dos fatos

Rádio na Internet: Linguagem Oral: procura colocar imagens na home para atrair o usuário a ouvir a notícia Penetração e Mobilidade: permite que diversos usuários ouçam a rádio, independente de onde ele esteja (maior distância que o modelo hertziano Imediatismo e Instantaneidade: Uso de arquivos sonoros, como podcasts; acesso pode ser feito após a transmissão Autonomia: Tecnologia para “falar com cada ouvinte”

Foco da emissora Mesmo que a emissora tenha presença ou não online, é necessário se focar. Locutores, boletins e o site devem estar alinhados ao estilo da emissora para seguir um padrão na Prestação de Serviços, Ferramentas e Interatividade,  Departamento Comercial, Publicidade e até mesmo no Público Alvo.

Rádio Capital São Paulo AM 1040 kHz

Conceito de jornalismo praticado A emissora foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1978, aniversário da cidade de São Paulo. Segundo o site, não foi à toa: A rádio está atenta em tudo o que acontece no Brasil e no mundo, mas não perde as raízes com a metrópole. A missão da rádio é orientar, informar e divertir. Isso fica evidente, o Programa do Eli Correa é um exemplo, pois é ouvido por muitas donas de casa diariamente, que buscam uma companhia e gostam de ouvir histórias de outras pessoas, receitas de novos pratos, dentre outros.

Rádio na internet Linguagem oral: Igual a do rádio, a transmissão é a mesma para os dois suportes; Linguagem Visual: na home, possui uma grande chamada para as redes sociais Twitter e Facebook, a fim de fazer o ouvinte interagir com a rádio em outras mídias. O site possui fundo claro, dispõe de resumos sobre a história de cada programa e tem links para os blogs da rádio.

Penetração e Mobilidade: permite que diversos usuários ouçam a rádio, independente de onde ele esteja, deixando claro, porém, que o foco é a cidade de São Paulo. Imediatismo e Instantaneidade: Há uma aba que permite escutar a programação ao vivo, e traz descrito abaixo o nome do programa que está no ar e a próxima atração. Da mesma forma que a Rádio CBN, usa de arquivos sonoros, como podcasts. É possível acessar após a transmissão. Não explora tanto a questão do imediatismo e furo de reportagem. Diz, apenas, que “preocupa-se em apresentar, diariamente, notícias e diversão com credibilidade”.

Autonomia: Segundo o portal, a Rádio Capital não faz concessões Autonomia: Segundo o portal, a Rádio Capital não faz concessões. Isso mostra uma independência e autonomia por parte da rádio, que põe “a ética e o respeito pelo ouvinte em primeiro lugar”.

Foco da emissora A Rádio Capital é bem clara ao falar do Público Alvo em seu histórico, pois esclarece sua missão e explica a ligação com a cidade de São Paulo. No site, não há Prestação de Serviços, como previsão do tempo ou horário atual. Ferramentas de Interatividade: Conforme já explicado no slide anterior, a home possui um grande espaço com divulgação do Facebook e Twitter da rádio, que permite a interação dos ouvintes. Há uma aba chamada CONTATO, como outros sites, que o internauta deixa o nome, telefone, assunto...abaixo disso há o endereço do estúdio.

A publicidade do site ocupa o espaço superior esquerdo, como se fosse um cabeçalho, com uma faixa anuncia os 20 anos da Fundação Abrinq e, em seguida, entra um anúncio sugerindo que outras empresas anunciem também nesse espaço.

Interatividade A interatividade no rádio se dá por meio de cartas, telefonemas e a participação do público no estúdio. Com o advento da internet, a interatividade ganhou força e modificou o conceito de “eu falo e você escuta”, pois o ouvinte tem maior poder de influenciar no conteúdo da programação. Conceito: EMISSOR – MENSAGEM – MEIO – RECEPTOR E o caminho do RECEPTOR da MENSAGEM pelo MEIO até o EMISSOR é quase na mesma velocidade.

Canais de interatividade Na homepage do site da CBN (www.cbn.com.br) é encontrada no rodapé da página a opção “Fale Conosco” e ao clicar, abre uma página com o nome dos responsáveis pelas programações e o e-mail de cada um.

Canais de interatividade Na homepage da Rádio Capital (http://www.radiocapital.am.br/) existe a página “CONTATO” para enviar alguma mensagem à emissora. No espaço também estão dois grandes ícones das redes sociais Twitter e Facebook.

Canais de interatividade No intervalo das programações da CBN, uma espécie de “vinheta” anuncia o seguinte e-mail: faleconosco@cbn.com.br – para sugestões e críticas, seguida do slogan “O seu canal de comunicação 24 horas por dia na Rádio que Toca Notícia”. Na Rádio Capital, ainda na opção “CONTATO”, é possível também entrar em contato por meio do telefone (11) 3053-1040 intitulado “Central do Ouvinte”. Além do e-mail: faleconosco@radiocapital.am.br

Canais de interatividade O e-mail é uma ferramenta de fácil comunicação com a emissora e o ouvinte sente que é respeitado e que a emissora se interessa por sua opinião e sugestão. Além de ser uma maneira de fidelizar o “webouvinte”.

Canais interativos CBN Repórter ouvinte CBN Passo-a-passo para envio de conteúdo colaborativo; explicações de como cadastrar-se no site e enviar fotos, vídeos e matérias escritas pelo ouvinte.

CBN e Rádio Capital nas Redes Sociais CBN e Rádio Capital no Twitter Na CBN, os perfis disponíveis são de Programas e âncoras, comentaristas e boletins e de repórteres. Na Rádio Capital o perfil é http://twitter.com/#!/capital1040

CBN e Rádio Capital nas Redes Sociais CBN e Rádio Capital no Facebook Página disponível em http://www.facebook.com/radiocbn?ref=ts Com 4.684 seguidores ou pessoas que curtem a CBN. Página disponível em http://pt-br.facebook.com/people/Radio-Capital/100002251567850 Com mais de 1.000 seguidores ou pessoas que curtem a Rádio Capital.

CBN no Youtube CBN no Youtube Página disponível em http://www.youtube.com/cbn São postados vídeos de entrevistas realizadas

Interatividade Com a facilidade de interagir por meio da internet, os portais de rádio devem ter um cuidado especial. Pois, às vezes, os comentários podem ser ofensivos e provocar discussões indesejadas. Por exemplo, textos mais pesados são desmobilizados para que não tenha um efeito negativo.

Usabilidade Na homepage da CBN, o primeiro impacto é pela cor vermelha chamativa, que leva junto o slogan da rádio localizado ao lado esquerdo da tela. Na barra localizada ao lado direito é possível visualizar o acesso online e também o programa exibido ao vivo, além da possibilidade de conferir a frequência da rádio

A ferramenta disponível para ouvir a programação web fica localizada no canto superior direito e a mídia permite que os ciberouvintes ouçam a programação das demais localidades do Brasil

Email e idiomas disponíveis Busca de conteúdo no site

Comparado com a CBN, o site da Rádio Capital não oferece uma homepage chamativa. Ocupa muito espaço com publicidade das redes sociais, quanto este poderia localizar nas barras laterais, ocorre uma saturação de imagens nas cores e conteúdo repetitivos.

Projeto Eye Track – A localização da ferramenta para ouvir a programação, diferente da CBN fica melhor localizada no canto bem superior do lado direito, seguindo o mesmo padrão da CBN de oferecer ao ouvinte escolher a programação

Email e idiomas disponíveis Busca de conteúdo no site

Rádio CBN A Rádio CBN (Central Brasileira de Notícias) foi criada em 1° de outubro de 1991. Seu slogan A rádio que toca notícia foi criado junto com a emissora e traduz um conceito que ainda não existia no Brasil. O modelo all news da Rede CBN, programação composta apenas de notícias e reportagens de cunho jornalístico, foi pioneiro e, atualmente, está presente nas principais cidades brasileiras, com quatro emissoras próprias (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte) e 26 afiliadas.

Pesquisa feita pela Troiano Consultoria de Marca, para o jornal "Meio & Mensagem", apontou a CBN - pelo décimo primeiro ano consecutivo (2010) - como a marca de maior prestígio do rádio brasileiro. Entre outras premiações, a CBN conquistou o Prêmio Unesco de melhor veículo de comunicação e o Prêmio de Veículo do Ano, concedido pela Associação Brasileira de Propaganda. O perfil dos seus ouvintes é na maioria homens, de classe social econômica A e B, com idade média de 50 anos.

Anunciantes Seus anunciantes são instituições financeiras, seguros, lojas e produtos que atendam as necessidades deste público ouvinte.

Rádio Capital A emissora tem jornalismo, esportes, comunicadores e uma equipe técnica, num estilo que faz do rádio o grande amigo de todos, buscando audiência, sem desprezar a ética. Os seus ouvintes são na maioria do sexo feminino, da classe socioeconômica B, com idade média de 60 anos.

Comunicação e Propagandas No site é possível encontrar versões digitalizadas das notícias, programas e especiais da Rádio Capital, para escutar no computador ou no em MP3 Debate do Paulo Lopes Paulinho Boa Pessoa Eli Correa Jornal Verdade Capital 1.040 Acorda São Paulo Show de Bola com equipe 1.040

Blogs Blog Show de Bola Capital Blog da previdência

Como anunciar na Rádio Capital Para anunciar na Rádio Capital basta entrar em contato por e-mail ou telefone para ter todas as informações de custo, audiência e perfil. A equipe comercial da Rádio Capital oferece ao mercado projetos diferenciados visando sempre alcançar o objetivo do cliente. Os anúncios são simples e objetivos direcionados à classe popular de consumidor. Os produtos e as lojas anunciantes também atendem ao perfil dos ouvintes da programação no horário exibido.

Segmentação Rádio Capital - No site da Rádio Capital, busca-se abordar todos os assuntos, porém há de se perceber que o esporte é um dos segmentos que a rádio optou por priorizar, pelo menos nos dias de jogos. Na página principal, por exemplo, os assuntos esportivos estão estrategicamente centralizados. Já que há estudos que comprovam que os internautas sempre batem o olho primeiramente no centro da tela. E ter as notícias esportivas como prioridade talvez possa ser uma forma de atrair a atenção do internauta. Mas no seu todo, há uma variedade de assuntos.

Segmentação Rádio CBN - O mesmo acontece com a Rádio CBN, quase 100% dedicada à notícia, mas que em seu site predomina os assuntos esportivos. Provavelmente é uma estratégia para atrair seus leitores.

Programação Rádio Capital - apesar de ter um viés informativo, seu espaço compete com bastante música e entretenimento; - A Capital abrange diversão, música, entretenimento e informação na mesma emissora. Ou seja, tem um público muito variado e entende que precisa agradar a todos. Intercala entre informação e entretenimento.

Programação Rádio CBN - - O slogan da CBN: “A rádio que toca notícia” explica muito sobre o produto que ela vende. Ou seja, notícia; A CBN tem quadros específicos que falam sobre música como: * Cesta de música, espaço onde se entrevista o cantor; * Sala de música que fala sobre um CD novo e passa alguns trechos, pra dar um gostinho; * Viva Música é um espaço para músicas clássicas e com um pouco de história

A CBN se compromete com a qualidade de notícia, a Capital com o público, Eli Correia é apresentado na rádio como “O repórter do povo”; O público da CBN é muito mais específico e seu tom na maioria das vezes ao passar a informação é bem mais sério. A CBN, tem colunistas que falam sobre assuntos diferentes, como economia com Mauro Halfeld, emprego com Max Gehringer, política com Lucia Hippolito bastante espaço pra esporte, com Juca Kfouri e com o quadro Na geral, além de outros assuntos que envolve cultura, notícias, cotidiano, tecnologia entre outros, muito mais organizada;

Em resumo... CBN - A rádio tem mais produção jornalística. São curtos os espaços para abordagem de outros segmentos. Há programas específicos de música, inclusive para a erudita. O esporte também é muito presente na programação da rádio, que tem como principal enfoque o conceito de ‘Hardnews’. Não é a toa que o slogan da CBN seja “A rádio que toca notícia”. Programas específicos como economia, política e também esportes, como já dito acima, têm jornalistas especializados para comentários do assunto.

Capital - A rádio oferece programas voltados ao jornalismo, principalmente com notícias relacionadas com a cidade de São Paulo. Pode-se perceber que notícias com destaque nacional são transmitidas pela rádio nos programas “Capital Cidadania”, “Jornal da Verdade” e “Acorda São Paulo”. Porém, a programação é mais voltada para o entretenimento do ouvinte. Transmissão de jogos de futebol da série B do Campeonato Brasileiro de futebol, programas religiosos (católico) e de músicas antigas da MPB brasileira. O público alvo da rádio parece ser mais para as classes “B” e “C”. Comenta-se muito as teledramaturgias, o trade de celebridades e programas de bate papo com o ouvinte. O jornalismo é presente, mas não é o principal foco da emissora, que tenta mesclar várias características da vida do brasileiro.

Análise das Rádios CBN e Capital Adriana Monteiro Analina Arouche Bruna Pontes Fernando Richter 7º semestre Gabriela Pio Jornalismo Larissa Ferreira Maria Andalaft 23/05/2011 Nayelen Carvalho Rafael Carrieri