ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: do conceito
Advertisements

PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Projeto de Atendimento ao Aluno
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Letramento: um tema em três gêneros
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Enquanto isto na roça....
LETRAMENTO.
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Linguagem, alfabetização e letramento
Cristiane Mori-de Angelis Departamento de Lingüística PUC-SP
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Caderno Interfaces Curriculares
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Profa. Reane Franco Goulart
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
Livro: Estratégias de leitura
LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –
Os conceitos de alfabetização
Para começo de conversa...
História nas atuais propostas curriculares
Alfabetização e Letramento
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Psicologia do Desenvolvimento do Transtorno da Aprendizagem
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
SANTA MARIA, JUNHO/2012.
Ano 2 Unidade 1.
Professora Adriana Maria de Oliveira Santos Português.
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Língua Estrangeira Moderna
Fundamental- Ciclos/ Ciclo da alfabetização
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Letramento Letramentos Educação.
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
ALFABETIZAÇÃO E/OU LETRAMENTO?
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed
LEITURA: O QUE É? Criatividade
Por que alfabetização tecnológica do professor?
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
1 Os Métodos de alfabetização e as Cartilhas Leduc Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação Margareth Brainer de Queiroz Lima Eliana.
Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª.
A pré história da linguagem escrita
Alfabetização e /ou letramento?. O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do.
Aula de 8/03 aprendizagem da escrita - abordagem construtivista
ALFABETIZAÇÃO.
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Introdução Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Letramento e Alfabetização: as muitas facetas Magda Soares.
Transcrição da apresentação:

ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO - Etimológicamente o termo “alfabetização” significa “levar a aquisição do alfabeto”. - O termo vai sendo resignificado com as contribuições da linguística, psicologia, psicolinguística. - O conceito de alfabetização restrito ao processo “mecânico” de codificação e decodificação da relação fonema/grafema é problematizado diante do fracasso escolar produzido por este sistema.

LETRAMENTO Surge em meados da década de 80 em diferentes países a necessidade de se (re)nomear as práticas associadas ao ensino da língua materna. Surge assim o letramento no Brasil, do illettrisme, na França, da literacia, em Portugal, para nomear fenômenos distintos daquele denominado alfabetização, alphabétisation. Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de ampliação do conceito de literate para functionally literate, e, portanto, a sugestão de que as avaliações internacionais sobre domínio de competências de leitura e de escrita fossem além do medir apenas a capacidade de saber ler e escrever.

Avaliações realizadas no final dos anos de 1970 (EUA) e início dos anos de 1980 pela National Assessment of Educational Progress (NAEP), de que jovens graduados na high school não dominavam as habilidades de leitura demandadas em práticas sociais e profissionais que envolvem a escrita; Conclusão da pesquisa sobre habilidades de leitura da população jovem norte-americana, afirmam que o problema não estava na illiteracy (no não saber ler e escrever), mas na literacy (no não-domínio de competências de uso da leitura e da escrita;

MUDANÇA NOS CONCEITOS DE “ALFABETIZADO”… Censo de 1940 = alfabetizado aquele que declara saber ler e escrever – muitas vezes restrito ao próprio nome; Censo de 1950 = alfabetizado aquele que sabe ler e escrever um bilhete “simples”; Atualmente critério adotado nas Pesquisas Nacionais por Amostragem de Domicílios (PNAD) = anos de escolaridade; Mudança no conceito buscando estabelecer uma diferença entre: saber ler e escrever (alfabetizado) – fazer uso da escrita e da leitura (letrado) Brasil hoje: 14 milhões de analfabetos. Estimativa de 25 milhões de analfabetos funcionais ( não fazem uso social da lingua escrita)

DIFERENTES NÍVEIS DE LETRAMENTO… Vários pesquisadores do letramento referem-se a diferentes níveis de letramento; É tão possível o cidadão ser alfabetizado e não letrado, ou possuir nível elementar de letramento, tanto quanto é possível não ser alfabetizado mas possuir níveis de letramento; Atos relacionados ao diferentes níveis de letramento: distinguir letras, números, símbolos; reconhecer diferentes veículos e contextos de leitura; ditar cartas; antecipar textos; compreender textos com diferentes graus de complexidade; interpretar informações; ler mapas, quadros, gráficos etc; associar informações de diferentes textos; etc.

REFLETINDO SOBRE A QUESTÃO… O termo “letramento” surge para distinguir as práticas associadas aos usos socio-culturais da língua escrita da prática da alfabetização como aquisição do código; Para essa distinção parte de uma concepção de alfabetização “retrita” aos procedimentos “mecânicos” do ensino da escrita e leitura; Outras concepções de alfabetização não distinguem alfabetização de letramento, considerando ambas dimensões do ato de ler e escrever; Existe produção humana histórica, cultural, social que possa dissociar-se destes aspectos para tornar-se apenas “mecânica”? Como pode a escrita ser “mecânica” se é um sistema de signos compartilhados culturalmente?