EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Letramento: um tema em três gêneros
LETRAMENTO.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
INTERLOCUTORES Conhecer bem OS DIVERSOS ROSTOS AS DIVERSAS MOTIVAÇÕES.
Os níveis básicos da leitura
Alfabetização de Adultos e Conscientização
Linguagem, alfabetização e letramento
Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42).
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS
Planejamento PNAIC 2014.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?
Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
ESPECIFICIDADES DA LINGUAGEM NA 1ª E 2ª INFÂNCIAS
Os conceitos de alfabetização
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Aprendi Clique.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Ano 2 Unidade 1.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
PEI – Programa Educacional Individualizado
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
APRENDIZ DA VIDA!.
1 Os Métodos de alfabetização e as Cartilhas Leduc Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação Margareth Brainer de Queiroz Lima Eliana.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Fatos políticos e sociais  Organização do sistema público de educação no Brasil  organização do Sistema público de educação de jovens e adultos no Brasil.
A pré história da linguagem escrita
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Aula de 8/03 aprendizagem da escrita - abordagem construtivista
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO COSMOVISÃO O que é o mundo? Como o mundo se organiza? Qual o papel do ser humano no mundo? O que é “conhecimento”? O que é aprender? Como o ser humano aprende? O que deve ser ensinado? Para que deve ser ensinado? Onde estamos, o que somos e para onde vamos? Todo processo educativo possui um projeto a ser realizado de acordo com uma “cosmovisão”; Compreender a “minha” cosmovisão, permite que faça escolhas consciêntes e coerentes com esta cosmovisão.

ALFABETIZAÇÃO O que é alfabetização? É o processo de aquisição e uso competente da linguagem escrita. 2. O que é usar competentemente a língua escrita? Ser capaz de ler com compreensão e escrever com autonomia diferentes tipos de textos. 3. Mas existem diversas formas de textos, com diferentes graus de complexidade? Por isso mesmo o processo de alfabetização inicia-se muito antes do domínio das letras, palavras, sons e extende-se por toda vida.

Quando devemos começar a alfabetização da criança? O processo da alfabetização da criança começa desde de que ela convive com a lingua escrita, em um ambiente chamado “letrado” apesar de ser muitas vezes ignorado pelas escolas. 2. Mas tem uma hora de sistematizar tudo isso? Primeiro:ofertar,encantar,inserir,compartilhar, Segundo: desejar,necessitar, querer, gostar, Terceiro: conhecer, aprender, usar, Você pode atropelar estas etapas; e muitas vezes somos atropelados no nosso direito de conhecer, mas o que isso realmente produz lá na frente? O que realmente ensinamos?

3. Não existe então uma idade “certa” para aprender a ler e escrever? Para muitos sim. Como existe a cultura “certa”, a lingua “certa”, o corpo “certo”. Para outros o que existe é a história, o caminho singular de cada sujeito, que precisa ser conhecido e respeitado. 4. Então é “normal” uma criança ficar 5, 8, 10 anos na escola e não aprender a ler e a escrever? Não. Não podemos achar “normal” que uma criança passe 10 anos na escola e não aprenda. Como não devíamos achar normal que sejam violentadas, espancadas, abandonadas, indesejadas, mas são. Como não devíamos achar “normal” que métodos que já falharam com tantas crianças, que produziram milhares de analfabetos ainda sejam considerados, mas continuamos achando que servem… A normalidade passa longe do mundo “normal”.

5. Mas tanta gente não aprendeu a ler e a escrever com esses métodos, fônico, silábico? Muitos sim. Muitos não. Então os que não aprendem são todos doentes? São todos “casos perdidos”? É preciso mudar a sentença por uma pergunta: por que não aprendem? Mas aprendem outras coisas? Não tem direito de aprender porque não aprendem como os outros? 6. Então qual o melhor método para alfabetizar? O investigativo. A obrigação do educador é conhecer todos os métodos assim como as cosmovisões que os inspiram. A obrigação do educador é conhecer os processos de aprendizagem de seus alunos, e compreender que não são iguais, ou únicos, por isso exigem processos de ensino também diferenciados.

7. Existe diferença entre alfabetizar adultos e crianças? Claro. Assim como existe diferença entre crianças de 5 e 9 anos, adultos jovens, adolescentes, senhoras e senhores. Os interesses, as motivações, os contextos e os textos que interessam a cada sujeito.