Pensamento Pedagógico Brasileiro Curso COMPED
- Principais correntes e tendências da produção científica brasileira: Pedro Benjamim Garcia (décadas de 60 e 70; 2 teorias: teoria da modernização e teoria da dependência; análise do Plano Setorial de Educação e Cultura de 75 a 79); Dermeval Saviani (4 concepções nas tendências: humanismo tradicional, humanismo moderno, concepção analítica, concepção dialética); José Carlos Libâneo (2 grandes grupos: liberais: tradicional, renovada progressivista, renovada não-diretiva e tecnicista; progressistas: libertária, libertadora e crítico-social dos conteúdos); Beno Sander (pedagogia do consenso e pedagogia do conflito); Nicanor Palhares Sá (concepção reprodutivista, pesquisa participante, alternativa crítica, tendência revolucionária);
PAULO FREIRE Educação é um ato político; Contra a Educação Bancária; Educação Libertadora; Dialogicidade do Conhecimento; Alfabetização de Jovens e Adultos – Palavra Geradora.
CARLOS BRANDÃO O que é educação? Educação Popular; são 3 as orientações que configuram a educação popular: educação popular com orientação de integração; educação popular com a orientação nacional – desenvolvimentista; educação popular com orientação de libertação.
RUBEM ALVES Metáforas que apontam na ciência e na escola a ideologia dominante.
MAIS ALGUNS Madalena Freire; Sonia Kramer; Lauro de Oliveira Lima Barbara Freitag; Antonio Cunha; Vanilda Paiva.