Pensamento Pedagógico Brasileiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do Educador Acho que o papel de um educador conscientemente progressista é testemunhar a seus alunos, constantemente, sua competência, amorosidade,
Advertisements

CONCEPÇÕES DE PEDAGOGAS EM (FORM)AÇÃO DOCENTE SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Alessandra G. L. Saraiva 2004.
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Profª Olga C. da Silva Durand UFSC
DEMOCRACIA.
Disciplina: Educação Formal e Não-Formal 3º ano Psicologia 2007
Educação Online e suas Diversidades
PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POR UMA “PALAVRAÇÃO”
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PROFº CLAUDIO BARBOSA
CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Didática? Didáticas? Qual Didática?
Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa.
Década de 80 – Período questionador da Orientação
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
ESCOLA E DEMOCRACIA A TEORIA DA CURVATURA DA VARA
ESCOLA E DEMOCRACIA Para Além da Teoria da Curvatura da Vara
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Pedagogia Progressista.
Professora: Silvia Aparecida Medeiros Rodrigues
Nilva de oliveira brito dos santos
MÉTODO PAULO FREIRE.
5 – MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR E A “PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE”
e Tendências pedagógicas
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Metodologia de Projetos na Ação Pedagógica
TENDÊNCIAS FILOSÓFICAS
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Metodologia de Projetos na Ação Pedagógica
Faculdade de Educação de Costa Rica
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BAURU-FATEC Curso de Tecnologia em TÍTULO:subtítulo Nome do aluno Orientador Bauru-2011.
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
História nas atuais propostas curriculares
Tendência Progressista Libertadora
DO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Fracasso das Classes de Alfabetização
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Outras correntes apareceram no ambiente moderno e contemporâneo
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Profa. Telma Cezar CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carga horária – 80 horas Profa. Telma Cezar
CURSO: Licenciatura em Educação Física
TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO
Prof. José Roberto Medina
PAULO FREIRE.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS CLASSES.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
Introdução ao processo de aprendizagem
As Concepções Pedagógicas.
Sirlei A. K. Gaspareto, I I Semestre de 2014.
Por que alfabetização tecnológica do professor?
Plataforma dos Conteúdos para estudos de:
ESCOLA NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA
Fatos políticos e sociais  Organização do sistema público de educação no Brasil  organização do Sistema público de educação de jovens e adultos no Brasil.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias Disciplina: Teorias pedagógicas e escola Professoras: Mirza e Maria Eugênia Aula do dia 21 de agosto de 2013.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Pedagogia Progressista Libertadora
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

Pensamento Pedagógico Brasileiro Curso COMPED

- Principais correntes e tendências da produção científica brasileira:   Pedro Benjamim Garcia (décadas de 60 e 70; 2 teorias: teoria da modernização e teoria da dependência; análise do Plano Setorial de Educação e Cultura de 75 a 79); Dermeval Saviani (4 concepções nas tendências: humanismo tradicional, humanismo moderno, concepção analítica, concepção dialética); José Carlos Libâneo (2 grandes grupos: liberais: tradicional, renovada progressivista, renovada não-diretiva e tecnicista; progressistas: libertária, libertadora e crítico-social dos conteúdos); Beno Sander (pedagogia do consenso e pedagogia do conflito); Nicanor Palhares Sá (concepção reprodutivista, pesquisa participante, alternativa crítica, tendência revolucionária);

PAULO FREIRE Educação é um ato político; Contra a Educação Bancária; Educação Libertadora; Dialogicidade do Conhecimento; Alfabetização de Jovens e Adultos – Palavra Geradora.

CARLOS BRANDÃO O que é educação? Educação Popular; são 3 as orientações que configuram a educação popular: educação popular com orientação de integração; educação popular com a orientação nacional – desenvolvimentista; educação popular com orientação de libertação.

RUBEM ALVES Metáforas que apontam na ciência e na escola a ideologia dominante.

MAIS ALGUNS Madalena Freire; Sonia Kramer; Lauro de Oliveira Lima Barbara Freitag; Antonio Cunha; Vanilda Paiva.