“Gestão de suprimentos no âmbito do estado de Minas Gerais”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Superintendência Geral de Compras Centralizadas
Advertisements

Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
Otimização das Compras de Medicamentos
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
SIASG - Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais
Controle Externo e Interno da Administração Pública
SISTEMA DE APROPRIAÇAO DE CUSTOS
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
VOT 2012.
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
CAPÍTULO V – ACESSO A MERCADOS
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
CAPACITAÇÃO DO GESTOR SETORIAL SIAD
CADASTRO GERAL DE FORNECEDORES - CAGEF
REGISTRO DE PREÇOS.
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
REGISTRO DE PREÇOS.
SEMINÁRIO SOBRE O REGISTRO DE PREÇOS E O SISTEMA ESTADUAL 11 DE ABRIL DE 2006 AUDITÓRIO DO BDMG.
Projeto para implantação de um novo subprograma denominado:
Planejamento de Materiais Exercício 2009 setembro/2008
Soraya Quixadá Bezerra. Dispõe sobre o procedimento de cotação eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns de pequeno valor, e dá providências.
Portal dos Convênios – SICONV
Legislação Decreto N.º de 30 de março de 2001
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária
Fórum de Secretários Executivos
SIMBRACS 2013 COMPRAS GOVERNAMENTAIS Brasilia, 13 de novembro de 2013.
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos XVI Reunião Extraordinária do FONDCF SIASG Odilon Borges de Souza.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Secretaria de Gestão Pública Unidade Central de Recursos Humanos Secretaria de Estado da Fazenda Departamento de Despesa de Pessoal do Estado Sistema de.
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
Gestão de Recursos Públicos – GRP Módulo de Compras
Ciclo de Planejamento PPA.
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
PROCEDIMENTOS PARA O PROCESSO DE COMPRAS
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Título do evento Rogerio da Silva Fernandes Auditor-Chefe Substituto Auditoria Interna do Inmetro – Audin Reunião Regional Sul e Sudeste 28 a 31/7/2014.
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
Alunas: Janete Arcari Sibila Persici Suiani Silva
Projeto do Semestre, Agosto, 2010 Turma 14/Grupo J Ministério do Meio Ambiente.
Divulgação Fiotec Diretoria Tópicos O que é, o que faz, com o que faz e como faz o gerenciamento de projetos; O que é, o que faz, com o que faz e como.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Tribunal de Contas do Estado da Bahia DIÁLOGO PÚBLICO: FISCALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL PAINEL: DISSEMINANDO BOAS PRÁTICAS DA ÁREA DE FISCALIZAÇÃO.
Brasília – Março de Contexto Desafios do Estado X Recursos disponíveis Demandas sociais.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Sistema Integrado de Gestão
Gestão de Bens Móveis HELOIZA MUNIZ Analista de Planejamento e Orçamento
Sistema Integrado de Suprimentos - SIS
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Portal de Compras do Governo Federal - Comprasnet.gov.br -
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
George Pierre de Lima Souza Gerente Geral de Licitações e Compras TROCA DE EXPERIÊNCIAS E MELHORES PRÁTICAS: COMPRAS CORPORATIVAS UM PASSO EM BUSCA DA.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
Central: Secretaria de Estado da Administração. Normativo: Diretoria de Gestão Patrimonial. Setorial Regional: Gerências de Administração ou equivalentes.
Transcrição da apresentação:

“Gestão de suprimentos no âmbito do estado de Minas Gerais” Coordenadora : Renata Vilhena Palestrantes: Maria José de Almeida Clementino Renata Resende Coelho Frederico S. Tescarolo

Gestão de suprimentos no âmbito do Estado de Minas Gerais Palestrante: Renata Vilhena Secretária-Adjunta de Planejamento e Gestão renata.vilhena@planejamento.mg.gov.br

“Fazer mais e melhor com menos”; “Gastar menos com o próprio Estado e mais com o cidadão”. (Governador Aécio Neves)

Choque de Gestão AJUSTE À REALIDADE INOVAÇÃO “Choque de Gestão - Pessoas, Qualidade e inovação na Administração Pública” Governança Eletrônica

Ajuste à realidade Reforma Administrativa Edição de 63 Leis Delegadas - nova estrutura com redução de: 6 secretarias; 43 superintendências na Administração Direta; 16 diretorias na Administração Indireta; 388 unidades administrativas da Administração Direta e Indireta.

Ajuste à realidade Reforma Administrativa Governador 15 Secretarias de Estado 13 Órgãos Autônomos 2 Secretarias Extraordinárias 9 Empresas 15 Fundações 18 Autarquias

Gestão e Controle – Novo Modelo Fusão das áreas de planejamento, gestão e finanças SEPLAN + SERHA Secretaria, Órgãos Autônomos, Autarquias, Fundações e Empresas SEPLAG SPGF ou DPGF Auditoria Geral do Estado - AUGE Corregedoria + Auditoria da Fazenda Estadual Auditorias Setoriais Seccionais Procuradoria Geral do Estado + Procuradoria da Fazenda Estadual Advogacia Geral do Estado - AGE Parecer Vinculante Assessorias Jurídicas Ouvidoria de Polícia Ouvidoria Geral do Estado - OGE

Coordenação Governamental – novo modelo Colegiado de Gestão Governamental Câmara de Coordenação Geral, Planejamento, Gestão e Finanças Câmara de Desenvolvimento Econômico e Infra-estrutura Câmara de Desenvolvimento Social e Cidadania

Planejamento – novo modelo PROJETOS ESTRUTURADORES I N H M E T O Planejamento – novo modelo I N T E G R A Ç Ã O PMDI PLANEJAMENTO PPAG ORÇAMENTO FLUXO FINANCEIRO LOA’s DEFINIÇÃO DE FOCO PROJETOS ESTRUTURADORES MONITORADOS INTENSIVAMENTE

Tornar Minas Gerais o melhor Estado para se viver Visão de Futuro Visão de conjunto a Tornar Minas Gerais o melhor Estado para se viver a Tornar Minas Gerais o melhor Estado para se viver. Melhorar substancialmente a segurança dos mineiros, especialmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte Promover o desenvolvimento econômico e social em bases sustentáveis Prover a infra-estrutura requerida por Minas Gerais, com ênfase na ampliação e recuperação da malha rodoviária e do saneamento básico Melhorar e ampliar o atendimento ao cidadão, através da oferta de serviços públicos de qualidade, especialmente na educação, saúde e habitação Intensificar a atuação do Governo na gestão do meio ambiente, transformando-a em oportunidade para o desenvolvimento sustentável do Estado Contribuir para a geração de empregos através de iniciativas e do incentivo a atividades que incluam jovens, mulheres e o segmento populacional maduro no mercado de trabalho Reduzir as desigualdades regionais com prioridade para a melhoria dos indicadores sociais da região Norte e dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri Viabilizar novas formas de financiamento dos empreendimentos, construindo um novo marco legal, orientado para as parcerias público-privadas Consolidar a posição de liderança política de Minas no contexto nacional Fomentar o desenvolvimento econômico estadual, com ênfase no agronegócio, de forma regionalizada e com mecanismos inovadores que não comprometam as finanças estaduais Reorganizar e modernizar a administração pública estadual Recuperar o vigor político de Minas Gerais Redução da Criminalidade Violenta em Minas Gerais Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios Saneamento Básico: mais saúde para todos Oferta de Gás Natural Centro Administrativo do Governo de Minas Gerais Choque de Gestão: Pessoas. Qualidade e Inovação na Gestão Pública Modernização da Receita Estadual Saúde em Casa Regionalização da Assistência à Saúde Universalização e Melhoria do Ensino Médio Melhoria e Ampliação do Ensino Fundamental Lares Geraes Gestão Ambiental MG Século XXI Centros Públicos de Promoção do Trabalho: uma estratégia para o primeiro emprego Minas Sem Fome Corredor Cultural Praça da Liberdade-Casa do Conde 100% de Eletrificação Rural no Estado de Minas Gerais Programa de Revitalização e Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco Estrada Real Projeto Jaiba AGROMINAS - Agregação de Valor e Diversificação de Café Arranjos Produtivos Locais Energia Elétrica para o Noroeste Mineiro Unidade Parceria Público-Privada - MG Corredores Radiais de Integração e Desenvolvimento Potencialização da Logística do Triângulo - Alto Paranaíba Inclusão Digital Plataforma Logística de Comércio Exterior da RMBH Empresa Mineira Competitiva Estabelecer um novo modo de operação do Estado, saneando as finanças públicas e buscando a eficácia da máquina pública, por meio de um efetivo “Choque de Gestão” Reestruturação da Plataforma Logística e de Transportes da RMBH Opções Estratégicas Promover o desenvolvimento econômico e social em bases sustentáveis Reorganizar e modernizar a administração pública estadual Recuperar o vigor político de Minas Gerais Objetivos Prioritários 10 Carteira de Projetos Estruturadores 31

OBJETIVO PRIORITÁRIO: Estabelecer um novo modo de operação do Estado, saneando as finanças públicas e buscando a eficácia da máquina pública, por meio de um efetivo “Choque de Gestão” Indicadores: Relação Despesa / Receita Nível de satisfação do Cidadão com o Serviço Público Estadual Tornar Minas Gerais o melhor Estado para se viver. Melhorar substancialmente a segurança dos mineiros, especialmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte Promover o desenvolvimento econômico e social em bases sustentáveis Prover a infra-estrutura requerida por Minas Gerais, com ênfase na ampliação e recuperação da malha rodoviária e do saneamento básico Melhorar e ampliar o atendimento ao cidadão, através da oferta de serviços públicos de qualidade, especialmente na educação, saúde e habitação Intensificar a atuação do Governo na gestão do meio ambiente, transformando-a em oportunidade para o desenvolvimento sustentável do Estado Contribuir para a geração de empregos através de iniciativas e do incentivo a atividades que incluam jovens, mulheres e o segmento populacional maduro no mercado de trabalho Reduzir as desigualdades regionais com prioridade para a melhoria dos indicadores sociais da região Norte e dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri Viabilizar novas formas de financiamento dos empreendimentos, construindo um novo marco legal, orientado para as parcerias público-privadas Consolidar a posição de liderança política de Minas no contexto nacional Fomentar o desenvolvimento econômico estadual, com ênfase no agronegócio, de forma regionalizada e com mecanismos inovadores que não comprometam as finanças estaduais Reorganizar e modernizar a administração pública estadual Recuperar o vigor político de Minas Gerais Redução da Criminalidade Violenta em Minas Gerais Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios Saneamento Básico: mais saúde para todos Oferta de Gás Natural Centro Administrativo do Governo de Minas Gerais Choque de Gestão: Pessoas. Qualidade e Inovação na Gestão Pública Modernização da Receita Estadual Saúde em Casa Regionalização da Assistência à Saúde Universalização e Melhoria do Ensino Médio Melhoria e Ampliação do Ensino Fundamental Lares Geraes Gestão Ambiental MG Século XXI Centros Públicos de Promoção do Trabalho: uma estratégia para o primeiro emprego Minas Sem Fome Corredor Cultural Praça da Liberdade-Casa do Conde 100% de Eletrificação Rural no Estado de Minas Gerais Programa de Revitalização e Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco Estrada Real Projeto Jaiba AGROMINAS - Agregação de Valor e Diversificação de Café Arranjos Produtivos Locais Energia Elétrica para o Noroeste Mineiro Unidade Parceria Público-Privada - MG Corredores Radiais de Integração e Desenvolvimento Potencialização da Logística do Triângulo - Alto Paranaíba Inclusão Digital Plataforma Logística de Comércio Exterior da RMBH Empresa Mineira Competitiva Estabelecer um novo modo de operação do Estado, saneando as finanças públicas e buscando a eficácia da máquina pública, por meio de um efetivo “Choque de Gestão” Reestruturação da Plataforma Logística e de Transportes da RMBH Centro Administrativo do Governo de Minas Gerais Choque de Gestão: Pessoas, Qualidade e Inovação na Administração Pública Governança Eletrônica Modernização da Receita Gestão Estratégica de Suprimentos

Programa: Gestão Estratégica de Suprimentos Objetivo: Definir estratégias de gestão de suprimentos de materiais e serviços, de forma que os órgãos e entidades prestem serviços de qualidade e baixo custo, cumprindo assim sua finalidade institucional.

Programa: Gestão Estratégica de Suprimentos

“Projeto Excelência em Gestão/Choque de Gestão” Parceria entre o Governo de Minas Gerais e o INDG Gestão Matricial da Despesa - GMD

Gerenciamento Matricial da Despesa REDUÇÃO DE PREÇOS nas aquisições e contratações de materiais e serviços por meio de compras centralizadas, pregão e registro de preços nas seguintes famílias: alimentação, comunicação, informática, manutenção, saúde, terceirização e veículos; REDUÇÃO DO CONSUMO de materiais e serviços por meio de estabelecimento de metas, sistemas de controle e reuniões mensais de acompanhamento nas despesas.

Gerenciamento Matricial da Despesa - ANÁLISE DAS DESPESAS CORRENTES - PREÇOS - CONSUMO - SISTEMA DE COMPRAS

REDUÇÃO DE DESPESAS CORRENTES PATAMAR ATUAL DE DESPESA NOVO PATAMAR DE DESPESA REDUÇÃO DO PREÇO REDUÇÃO DO CONSUMO SIST. SAÚDE POLÍCIA MILITAR IPSEMG ESTRATÉGIA

- Análise das contas - Definição de metas - Negociação GESTORES DE PACOTE - Análise das contas - Definição de metas - Negociação - Acompanhamento

Formação dos grupos para análise das contas Maiores consumidores ALIMENTAÇÃO

Oportunidades nas variações de preço PREÇO DO MEDICAMENTO MIDAZOLAM 50MG - AMPOLA - FRASCO 10ML FONTE: Sistemas de Almoxarifado – Anos 2002/2003

OPORTUNIDADES NA FORMA DE CONTRATAR DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA - PENITENCIÁRIA REGIONAL FONTE: Contas de energia – CEMIG 2002/2003

Exemplos na PM e no SISTEMA SAÚDE - METAS As metas de redução de consumo validadas totalizam R$ 27,5 milhões. Aproveitamento de 100% das oportunidades. S I S T E M A S A Ú D E

METAS DE REDUÇÃO DE CONSUMO Nos órgãos analisados, as metas foram definidas nos seus principais tipos de despesa, como é o caso da Polícia Militar:

PM – METAS DE REDUÇÃO DE CONSUMO A PM possui metas de redução do consumo de combustível definidas a partir das comparações entre suas diversas unidades. : 60.000,00 50.000,00 40.000,00 34.061,46 Km/veíc ano Km/Veículo 30.000,00 20.000,00 10.000,00 - 18 BPM 13 BPM 16 BPM 22 BPM 34 BPM 5 BPM 17 E 32 BPM Unidades Operacionais Melhor Km / Veículo RÉGUA

“Implementação do Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços - SIAD”

O que é o SIAD Sistema Corporativo composto por vários Módulos, que, integrado com o SIAFI e outros sistemas do Estado, permitirá controlar o ciclo dos materiais e serviços desde a requisição até o momento em que os materiais forem distribuídos, patrimoniados e os serviços realizados.

“TRATA-SE DO INSUMO FUNDAMENTAL PARA O AJUSTE À REALIDADE.” IMPORTÂNCIA “TRATA-SE DO INSUMO FUNDAMENTAL PARA O AJUSTE À REALIDADE.”

Mudança de Paradigma na Gestão Pública Conscientizar que o SIAD é uma ferramenta que proporcionará o cumprimento de metas e adequação do orçamento exigida no Choque de Gestão; Quebrar as resistências as mudanças que é inerente do ser humano; Descentralizar a operacionalização de forma sistêmica, observando o custo benefício;

Mudança de Paradigma na Gestão Pública Reduzir no mínimo 30% da mão de obra destinada à operacionalização das ações referente ao setor de suprimentos; Capacitar profissionais para formulação e definição da Política de Suprimentos a ser adotada no Estado.

Desafios Flexibilização da política de gestão de compras; Reposicionamento da função de suprimento de simples atividade de apoio administrativo e operacional ao nível de decisão estratégica nas organizações; Responsabilização dos Gestores envolvidos.

O SIAD proporcionará Visão sistêmica da administração do Estado; Acompanhamento e orientação; Gestão pró-ativa; Padronização; Normatização; Controle; Transparência

O SIAD na SEPLAG SPLOR SUGES SPGF SCRLP SCGRH SCGE SUMIN SUPERINTENDÊNCIA CENTRAL DE RECURSOS LOGÍSTICOS E PATRIMONIAIS COORDENAÇÃO GERAL DO SIAD DIRETORIA CENTRAL DE PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO DIRETORIA CENTRAL DE LOGÍSITICA E SERVIÇOS GERAIS DIRETORIA CENTRAL DE AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES O SIAD na SEPLAG SECRETÁRIO SECRET. ADJ SPLOR SUGES SPGF SCRLP SCGRH SCGE SUMIN

Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços - SIAD Palestrante: Maria José de Almeida Clementino Coordenadora-Geral do SIAD mariajose@planejamento.mg.gov.br

Fases do Processo de Implantação 1ª FASE: Conhecendo a realidade; 2ª FASE: Identificando oportunidades; 3ª FASE: Ajustando a máquina; 4ª FASE: Caminhando para o futuro.

Situação em janeiro de 2003 Falta de diretrizes para aquisições e contratações; Falta de padrão de classificação de Materiais e Serviços; Dificuldade de obter informações de Materiais e Serviços no âmbito do Estado; Existência de diversos sistemas (Estoque, Patrimônio, Compras, Catálogos de Materiais e Serviços, Cadastro de Fornecedores), implantados nos Órgãos e Entidades do Estado; Falta de integração entre os diversos sistemas e eventos administrativos e contábeis; Existência de controles manuais.

Metas a serem alcançadas com o SIAD Padronização; Controle dos bens e serviços adquiridos pelo Estado; Redução de custos; Celeridade nos procedimentos licitatórios; Acompanhamento do desempenho; Preço de referência; Melhoria da qualidade dos serviços contratados; Transparência; Eficiência.

Sistema Integrado de Administração de Módulos SIAD Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços Material Permanente Melhores Preços Cadastro de Fornecedores Catálogo de Materiais e Serviços Gestão de Contratos Bolsa de Registro de Pregão Eletrônico de Consumo Compras Cotação Eletrônica Frotas Alienação Órgãos e Entidades Presencial Escola Virtual Data Warehouse

Os Benefícios do SIAD para o Estado de Minas Gerais Padronização da política de gestão de suprimentos; Possibilidade de formulação, de maneira mais eficaz, de planejamento estratégico das ações, buscando a redução de custos; Acompanhamento da execução orçamentária; Acompanhamento e orientação para correção de distorções, em tempo hábil; Visão sistêmica da gestão de suprimentos;

Sistema de Compras e sua interligação com o Sistema de Administração Financeira – SIAFI/MG Palestrante: Renata Resende Coelho Diretora Central de Aquisições e Contratações renata.coelho@planejamento.mg.gov.br

S I A D / Sistema de compras Necessidade de Aquisição Melhores Preços Material de Consumo Material Permanente Catálogo de Materiais e Serviços Registro de Preços 1ª, 2ª e 3ª Pregão Contratos Processo de Compras Pedido de Compras Propostas Vencedor Cotação Eletrônica Setor de Compras Confere a dotação orçamentária Empenho Cadastro de Fornecedores S I A F I / Sistema de Administração Financeira

Órgãos e Entidades Identifica os Órgãos e Entidades, as unidades administrativas e seus responsáveis. Porta de entrada no SIAD. Necessita de permanente atualização dos dados.

Catálogo de Materiais e Serviços Permite a catalogação dos materiais e serviços destinados às atividades fins e meios da Administração Pública Estadual, de acordo com critérios adotados no Federal Supply Classification e a identificação dos itens catalogados com os padrões de desempenho desejados. Os itens são padronizados baseado em especificações exaustivas e detalhadas, desenvolvidas por órgão especialista no objeto da aquisição, diminuindo o número de aquisições de materiais de qualidade inferior à necessidade em virtude de erros de especificações.

Cadastro de Fornecedores Registro cadastral, cujo objetivo é habilitar pessoas físicas e jurídicas cadastradas no Sistema, mediante a apresentação da documentação estipulada nos art. 27 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, possibilitando a análise quanto à habilitação jurídica, regularidade fiscal, qualificação técnica e econômico-financeira.

Cotação Eletrônica Realiza por meio eletrônico, a cotação de preços para os processos de compras e contratações, na modalidade de dispensa de licitação por valor, de que trata o Decreto nº 43.698/03, bem como a situação descrita no inciso V, do art. 26 da Lei Estadual nº 14.694, de 30 de julho de 2003. Site: www.compras.mg.gov.br, em Compras Eletrônicas - Cotação

Melhores Preços Registra os valores praticados nos processos de contratações governamentais, discriminados por unidade de medidas de padrão legal e marcas, com vistas a orientar o gestor, a cada processo, na estimativa de preço para subsidiar o julgamento nos processos de licitação e/ou antes da respectiva homologação, para confirmar se o preço a ser contratado é compatível com o praticado pela Administração Pública Estadual.

Compras Módulo que visa gerenciar todo o processo desde a requisição até o material estar entregue incluído nos Módulos Material de Consumo, Material Permanente ou Gestão de Contratos. Tem como objetivo controlar, agilizar e padronizar os procedimentos.

Registro de Preços Permite o controle dos procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras pela Administração Pública Estadual;

Pregão Utilizando-se de recursos da tecnologia da informação e internet, permite realizar e acompanhar a licitação na modalidade pregão, presencial ou eletrônico, registrando os lances, a adjudicação e a homologação da licitação. Site: www.compras.mg.gov.br, em Compras Eletrônicas - Licitanet

Material de Consumo Realiza a gestão dos materiais de consumo adquiridos pela Administração controlando desde o recebimento e armazenamento, a requisição e a posterior distribuição dos materiais.

Material Permanente Responsável pela gestão do material permanente do Estado, permitindo a gestão dos bens móveis de propriedade dos órgãos e entidades usuários do Módulo.

Contratos Efetua o cadastramento dos contratos firmados pela Administração, bem como o acompanhamento da execução contratual, por intermédio do respectivo cronograma físico- financeiro.

Resultados Obtidos e Esperados com o SIAD Palestrante: Frederico S. Tescarolo Gerente do SIAD fred.tescarolo@planejamento.mg.gov.br

Resultados Obtidos Usuários SIAD/Compras: 1.209 unidades de compras 3.480 servidores autorizados Fornecedores Cadastrados (homologados): ate 2004 – 180 simplificados e 1.546 completos em 2004 – 6.156 simplificados e 2.302 completos 6.527 Contratos Cadastrados

Resultados Obtidos Materiais Cadastrados: 21.170 Itens de materiais: 62.635 Serviços Cadastrados: 2.100 Itens de serviço: 3.800 TRATAR PROBLEMAS DE COMPRAS SEGUNDO CURVA ABC

Resultados Obtidos Pregões realizados: 2003: 20 pregões Jun/2004: 1170 pregões Duração média de 20 dias no processo por pregões; Economia média de 38% em 2003, e de 24,5% até jun/2004;

Resultados Obtidos Ambiente de simulação; Capacitação permanente (Escola Virtual) – resistência a mudancas; “COMPRAR BEM E RECEBER BEM” Disponibilização de Informações Gerenciais; Papel fiscalizador do CAGEF;

Resultados Obtidos Registro de preços de transmissão de dados

Próximas Etapas Interligação do CAGEF com INSS; Interligação do CAGEF com Receita Estadual e JUCEMG; Integração dos módulos de Material Permanente, Material de Consumo e Frota com o SIAFI (para controle da Liquidação); Padronização dos Termos Contratuais;

Próximas Etapas Integração com Imprensa Oficial de MG para controle sobre publicações; Portal de Compras; Certificação Digital; Cadastro de Fornecedores Impedidos de Contratar – CAFIMP; Levantamento de experiências sobre suprimentos na área pública;

Próximas Etapas Treinamento de fornecedores (parceria FIEMG, SEBRAE, Universidade Corporativa Prodemge); Inclusão de obras e servicos de engenharia no SIAD.

Maria José de Almeida Clementino Renata Vilhena Secretária-Adjunta de Planejamento e Gestão renata.vilhena@planejamento.mg.gov.br Maria José de Almeida Clementino Coordenadora-Geral do SIAD mariajose@planejamento.mg.gov.br Renata Resende Coelho Diretora Central de Aquisições e Contratações renata.coelho@planejamento.mg.gov.br Frederico S. Tescarolo Gerente do SIAD fred.tescarolo@planejamento.mg.gov.br