L. F. Diaz CalRecovery, Inc. Concord, California, USA Projeção em 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Anual 2012 MEIO AMBIENTE, CIDADANIA E EDUCAÇÃO Profª Luciane C
Advertisements

A Inserção dos Catadores Historicamente em uma Política Publica.
O Estado e o BNDES no apoio à
PLANO DIRETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE GUARULHOS
PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAGI
“Lixo, economia e inclusão social”
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
“ 11º FORUM DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE”
RECICLAGEM DE LATAS DE ALUMÍNIO
SEMINÁRIO INTERNACIONAL METROPOLIZAÇÃO BRASILEIRA E OS DESAFIOS DA GESTÃO URBANA: . O PAPEL DA PÓS-GRADUAÇÃO Painel II: Política, Planejamento e Gestão.
Meio ambiente Rio fecha maior lixão da América Latina
III - CAPÍTULO. GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Os resíduos sólidos são um dos grandes desafios da atualidade, não só da Administração Pública mas para a.
GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS e a perspectiva de Micro-APPs
Política Nacional de Resíduos Sólidos
ASSOCIAÇÃO DAS ENTIDADES DO PROJETO TRANSFORMAÇÃO
Logística Reversa Impactos ecológicos.
LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
REUNIÃO DO GT – INVENTÁRIO ESTADUAL DE GEE
no contexto do Arranjo Metropolitano
Gerenciamento de resíduos sólidos
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL AUDIÊNCIA PÚBLICA 06 DE DEZEMBRO DE 2011.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO
Heverthon Jeronimo da Rocha Gerente Técnico de Meio Ambienta - URBANA Recife (PE), 07 de Agosto de Ciclo de Debates ABRALATAS 2012.
A questão do lixo no Brasil
Prefeitura do Recife - EMLURB
Estimativas Emissões GEE
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Apresentação. Apresentação No Brasil, geramos mais de 160 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% não tem destino adequado.
Julho 2012 CONSEMA/PE CONSEMA/PE. EQUIPE ANDREA OLINTO, ELIANE R. BASTO, GIANINNA CYSNEIROS, JOANA AURELIANO, JOSÉ SAMPAIO, LINDINALVA GIRÃO SEMAS Coordenação.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Slide 2/17 Etapas do PLHIS PLHIS POTIM METODOLOGIA METODOLOGIA DIAGNÓSTICO PLANO DE AÇÃO AGO/SET 2011 SET/NOV 2011 NOV/DEZ 2011.
Gestão de Resíduos Sólidos A questão dos custos. Dados do “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil – 2013” (Abrelpe) Geração de Resíduos Aumento de 4,01.
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
1 CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP PPG – Programa de Pós-Graduação em Administração Mestrado Acadêmico.
Matriz de Indicadores de Sustentabilidade de Coleta Seletiva Roberta Fechine, MSc (UFBA) Luiz Roberto Santos Moraes, PhD, Professor Titular em Saneamento.
“Do lixo aos resíduos sólidos”
Política Nacional de Resíduos Sólidos Em 2010, após 20 anos de tramitação no Congresso Nacional, o Presidente Lula sanciona a Lei , marco importante.
Problemas Urbanos Oficina Geografia 2° Semestre. Crescimento urbano, Verticalização dos espaços. São Paulo, capital do estado homônimo, é a maior cidade.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
CIPA 2013/2014.
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
Lixo, para onde vai esse resíduo?
RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos Equador - $32.
Lixo Brasileiro.
Meio Ambiente.
8 ADM-GERAL NOTURNO - FESVV. AMANDA MAYER DANILO ARAUJO MARILDA MATTOS PATRICK VASCONCELOS RACHEL BONIZIOLLI.
A Evolução da Reciclagem no Brasil
Resíduos de Serviço de Saúde
Resíduos Sólidos Domiciliares
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO TOTAL : ,73 KG toneladas.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNÓLOGICA DE MINAS GERAIS Trabalho de sensibilização da comunidade do CEFET-MG em relação ao programa de coleta seletiva solidária.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
Ministério do Meio Ambiente
REDUÇÃO DE CUSTOS E AUMENTO DA EFICIÊNCIA COM A TRANSFORMAÇÃO DA COLETA DE RESÍDUOS FORMAL EM COLETA SELETIVA EXPERIÊNCIA DE ITAÚNA-MG.
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO EM SALVADOR: A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS AUTORA: MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
A Limpeza Urbana do DF e a regulação da prestação dos serviços 9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília - DF agosto 2015 A Limpeza Urbana do DF e.
Transcrição da apresentação:

L. F. Diaz CalRecovery, Inc. Concord, California, USA Projeção em 2009.

População: 580 milhões de hab. Geração per capita de Res.: 0,9 kg/hab/dia Geração total de Res.: 190,5 milhões t/ano Fontes: Cálculos baseados em: [BID, OPS, 1997], [OPS, 2001], [OPS, 2005], [World Bank], [SEMARNAT, 2005], [CEMPRE, 2001] Brasil: 1,223kg/hab/dia (Abrelpe, 2012 )

Brasil: Aterros: 62,5% (Abrelpe, 2012 ) Fontes: LATINOSAN, 2007; SSPD, 2008, DANE, 2005; *Solo el área urbana

Brasil produz 183 mil toneladas de resíduos sólidos por dia. Entre 2000 e 2008 houve um acréscimo de 68%.

Criada em 2010 para regularizar e coibir o destino incorreto do lixo. Estimula os municípios a adotar a coleta seletiva e devem priorizar a participação dos catadores de materiais recicláveis e as ações de educação ambiental. Eliminação dos lixões até 2014 e alcançar o índice de 20% de reciclagem em 2015.

Pesquisa Ciclosoft 2012 Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic)

CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem)

IBGE 2011

32,3% dos municípios brasileiros têm um programa, projeto ou ação de coleta seletiva de lixo em atividade; 42,7% das cidades não há nenhuma iniciativa, nem a sinalização de que ela começará a ser elaborada. 2,5% das cidades, a coleta chegou a existir e está interrompida Há projeto em fase de desenvolvimento em 19,2% das administrações municipais, e em 3,3%, um projeto piloto começa a ser aplicado em área restrita.

30,7% das cidades brasileiras apresentam cooperativas e/ou associações de catadores de materiais recicláveis. Ainda assim, em 36,2% delas, a participação desses trabalhadores na coleta seletiva se dá de maneira informal, e em apenas 14,8% o serviço é realizado em parceria com a prefeitura.