Coordenadora de Formação e Acompanhamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Orientação – acesso ambiente virtual
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Avaliação Mediadora.
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
III Encontro de Boas Práticas
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Capacitação dos professores
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Núcleo Pedagógico DE Centro Sul
CURRICULO +.
CIDADE DIGITAL.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA – RE MATEMÁTICA
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Coordenadora de Formação e Acompanhamento
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE AS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Ismael Silvério Júnior Naiguiel Alventino da Silva
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Agora que você já refletiu e percebeu a importância da aprendizagem por projetos, vamos colocar a “mão na massa”. Primeiramente vamos refletir sobre algumas.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
3ª Coordenadoria Regional de Educação
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica Coordenação de Educação de Jovens e Adultos Currículo em.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada ANO 2015
“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Coordenadora de Formação e Acompanhamento Sejam bem-vindos!!! Novos Formadores 24 julho 2013 Escola SEEDUC Valéria Moura da Luz Coordenadora de Formação e Acompanhamento

Apresentação do Projeto Parceria SEEDUC/CECIERJ Foco do Projeto As necessidades de letramento em Leitura e Escrita e Letramento Matemático para os alunos do 9º ano do EF e 1a, 2a e 3a séries do EM Regular

Objetivo Principal Conduzir os alunos da rede estadual ao desenvolvimento de habilidades apontadas como críticas e, como fruto natural desse desenvolvimento, alcançar a melhoria da aprendizagem e desempenho nas avaliações de larga escala

Público Alvo e Escolas Participantes O Diretor da Unidade Escolar deverá dar prioridade aos alunos com baixo desempenho, entretanto, se a escola não possuir alunos com notas abaixo de 5 nas disciplinas e séries do Reforço, não deverá descartar o programa, utilizando-o com os alunos que desejam aprofundar seu aprendizado. Esse ano a SEEDUC optou por criar turmas de Reforço Escolar em todas as escolas onde havia disponibilidade de salas.

Frentes de Atuação que atuam de forma articulada

Material Didático Tempo de aplicação: Cada dinâmica foi elaborada para cada período de 100 minutos (2 tempos de aulas); O conteúdo foi construído a partir das habilidades apontadas como não desenvolvidas ou em desenvolvimento, segundo os resultados das avaliações diagnósticas da SEEDUC –> SAERJINHO. Os conteúdos norteadores -> Currículo Mínimo

Versões das Dinâmicas

Formato das Dinâmicas Etapa 1 – Compartilhar ideias: ênfase aos temas de revisão Etapa 2 – Um novo olhar: ênfase aos temas de revisão Etapa 3 – Fique por dentro: ênfase no currículo mínimo Etapa 4 – Quiz: traz uma questão para os alunos resolverem, baseada, preferencialmente, no currículo mínimo Etapa 5 – Análise do Quiz: importante o professor dinamizador comentar com os estudantes os possíveis erros (distratores) que podem aparecer Etapa Flex Para saber +: traz um tema relacionado ao currículo mínimo Agora, é com você!: o professor pode substituir, caso seja realmente necessário, a 3a. etapa e o Quiz por atividades propostas no Agora, é com você!

Formação Temos dois perfis de professores atuando no Projeto:

Formação Presencial e suas Datas Formação prevê 8 horas de capacitação, presencial aos sábados:

Formação a Distância Link do AVA do Reforço Escolar 2013: http://reforcoescolar.cecierj.edu.br/ava23 Os dados de login e senha de vocês são seus próprios CPFs (apenas números em ambos os campos!).  Entrem no AVA dinamizadores, o AVA formadores está inativo. Ou seja, tudo acontece no AVA dinamizadores

Obrigatoriedades do Formador Entrar no AVA diariamente; Estudar as dinâmicas; Participação obrigatória em todos os fóruns de discussões, no AVA dinamizadores, sobre as dinâmicas; Manter o AVA dos dinamizadores organizados, sendo pontual na abertura dos seus respectivos fóruns; Após a formação com os dinamizadores, preencher o relatório sobre o encontro de formação dos dinamizadores e enviar, em tempo hábil à coordenação de formação; Continuar a formação dos dinamizadores no AVA – Dinamizadores.

Obrigatoriedades do Formador Acompanhar a entrada dos dinamizadores no AVA; Cobrar o relatório, obrigatório, semanal, dos dinamizadores; Participar de discussões no AVA dos Dinamizadores, sanando quaisquer dúvidas que esses possam ter; Estar presente, sempre que for possível, às reuniões gerais convocadas pela Fundação Cecierj.

Projeto Reforço Escolar 2013 Vamos trabalhar por uma educação de qualidade!