Psicologia Comportamental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Enquanto isto na roça....
Aprendizagem e individualização
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Skinner Adota o associacionismo de Thorndike como base de suas formulações psicológicas o comportamento, às quais são marcadas pela preocupação com a aprendizagem.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
observar cientificamente o ser humano
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
A teoria Behaviorista sobre as ações
Psicologia Comportamental Aula 2
Psicologia Comportamental Aula 12
Behaviorismo.
Terapia(s) Comportamental(is)
Conceitos de aprendizagem
R = Resposta = Comportamento
O que é Aprendizagem?.
Teorias de Aprendizagem
Psicologia da Personalidade II
Psicologia Comportamental Aula 3
Estudo do comportamento verbal
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia:
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
A avaliação funcional em clínica analítico-comportamental
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Behaviorismo Metodológico: Proposta de Watson
Comportamento Verbal e Linguagem
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Psicologia Geral Experimental – PGE - unippge2010
Interação Operante – Respondente e as Emoções
Fisiologia e Comportamento
Metacontingências em “Walden Two”
Avaliação Funcional das Causas do Comportamento- problema
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
Psicologia Comportamental – 3 horas – comportunip (código)‏
O QUE É BEHAVIORISMO? Faculdade Estácio do Recife Curso de Psicologia
Análise funcional de um caso clínico: promiscuidade masculina – contingências conflitantes, terminar -> acesso a novas parceiras, acesso a amigos (R+),
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
O Behaviorismo Paula Gonçalves Ribeiro – 14336
BEHAVIORISMO RADICAL Behaviorismo Radical é uma filosofia do Comportamento Humano; Investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou.
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
ANÁLISE FUNCIONAL.
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
Controle de Estímulos e Conhecimento: explicação científica sobre conhecimento sem recorrer ao mentalismo. Conhecer é comportar-se em contexto. (reflexo.
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. O que é a psicologia? Objeto, método, modelo causal e papel na sociedade? - Behaviorismo Radical (filosofia.
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
Coerção gera Coerção Muray, S. (1995). Coerção e suas implicações. Campinas: Livro Pleno. Cap 14.
1 Entre e a utopia e o cotidiano: uma análise de estratégias viáveis nos delineamentos culturais. Carrara, K. (2008). Entre e a utopia e o cotidiano: uma.
OS BEHAVIORISMOS.
UFC - Sobral PSICOLOGIA INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE ANÁLISE FUNCIONAL DO COMPORTAMENTO Ant. Maia Olsen do Vale Mestre em Saúde Pública
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
Análise Experimental do Comportamento. Introdução Conforme propõe Carvalho Neto (2002), a Análise do Comportamento seria a amplitude da prática behaviorista,
PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava.
Termo de Terminalidade
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
Behaviorismo O estudo do comportamento.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Transcrição da apresentação:

Psicologia Comportamental Bernardo Gomes Agosto 2011

Objetivo Geral: Análise do campo de atuação da psicologia comportamental e seus desafios contemporâneos. Identificação de ações coerentes com o referencial teórico da psicologia comportamental. Avaliação de fenômenos de ordem comportamental em diferentes contextos. Específico: Analisar, descrever e interpretar relações funcionais entre contextos ambientais e comportamentos. Descrever e analisar manifestações verbais e não verbais como fontes de acesso a estados subjetivos. Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área de psicologia comportamental. Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos.

Programa Data Tema 9/8/2011 O modelo de seleção por consequências de B. F. Skinner 16/8/2011 Bases ontológicas e epistemológicas do Behaviorismo Radical 23/8/2011 Teoria da Evolução e Reforço 30/8/2011 Controle Comportamental e Coerção 6/9/2011 A Punição e seus efeitos Fuga e reforçamento negativo. 13/9/2011 Esquiva 20/9/2011 Revisão 27/9/2011 NP1

Programa Data Tema 4/10/2011 Devolutiva pedagógica da avaliação Princípios e aplicações da modificação de comportamento 11/10/2011 O uso do reforçamento positivo para aumento de frequência de comportamento 18/10/2011 Aprendizagem de Discriminação de Estímulos e Controle de Estímulos 25/10/2011 O papel das regras e objetivos na modificação do comportamento Comportamento modelado por contingências versus comportamento governado por regras. 1/11/2011 8/11/2011 Análise funcional do comportamento 22/11/2011 Revisão 29/11/2011 NP2

Avaliação Provas bimestrais: provas individuais, escritas, sem consulta, obedecendo aos parâmetros definidos pela Coordenação Geral do Curso de Psicologia. Trabalhos bimestrais: a cada bimestre, será solicitada a realização de um trabalho, individual ou grupal, a critério do professor; os trabalhos poderão consistir em resenhas, fichamentos, pesquisas bibliográficas, etc. Composição da nota bimestral: os trabalhos terão peso 1, tendo a prova peso 9.

Reforços Adicionais Perguntas escritas em sala de aula (em grupo) Participação em sala de aula (presença + leitura + discussão) Seminários (?)

Bibliografia Básica BAUM, W. M. Compreender o behaviorismo: comportamento, cultura e evolução. Porto Alegre: ARTMED, 2006. SIDMAN, M. Coerção e suas implicações. Campinas: Editora Livro Pleno, 2003. MARTIN, G; PEAR, J. Modificação de Comportamento - O que é e Como Fazer? São Paulo: Editora Roca, 2009.

Bibliografia Complementar BANACO, R. A. Sobre Comportamento e Cognição. Aspectos teóricos, metodológicos e de formação em Análise do Comportamento e Terapia Cognitivista. Santo André: ESETec, 2001, Vol. 1. SÉRIO, A.P; ANDERY, M.A; GIÓIA, P.S; MICHELETTO, N. Controle de estímulos e comportamento operante: uma nova introdução. São Paulo: Editora Educ, 2002. SKINNER, B. F. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes, 2000. SKINNER, B. F. Sobre o Behaviorismo. São Paulo: Cultrix e Editora da Universidade de São Paulo, 1995. TEIXEIRA, JR. R; SOUZA, M.A.O. Vocabulário de Análise do Comportamento: um manual de consulta para termos usados na área. Santo André: ESETec, 2006.

O modelo de seleção por consequências de B. F. Skinner Seleção natural X Comportamento Aprendido Ontogênese dos indivíduos (modelagem) Aquisição de novos comportamentos (operantes) Filogênese dos indivíduos (genética) Padrões “fixos” de comportamento (reflexos e padrões fixos)

Seleção por Consequências Modo causal (Relação Causal) que explicaria a aquisição e a manutenção de: Comportamentos individuais Comportamentos sociais Seleção Natural

Tipos de seleção Condicionamento respondente (não aprendido): produto direto de seleção natural onde novos estímulos eliciam as mesmas respostas Condicionamento operante: Outra forma de seleção por consequencias na qual novas respostas podem ser reforçadas por eventos que se seguem. Nota: Ambas seriam produtos de seleção natural para Skinner.

Mas como? “O que denominamos comportamento evoluiu como um conjunto de funções aprofundando o intercâmbio entre organismo e ambiente. Em um mundo relativamente estável, o comportamento poderia ser parte do patrimônio genético de uma espécie assim como a digestão, a respiração ou qualquer outra função biológica.”

Ou seja... Para Skinner o meio impõe limitações (disponibilidade de alimentos, intempéries etc) Assim, um comportamento que inicialmente poderia ser vantajoso, por mudanças do ambiente poderia deixar de ser. Somente aqueles organismos que conseguissem aprender novos comportamentos sobreviveriam Nestas condições o condicionamento operante a seleção natural atuariam conjuntamente

Assim... “Uma vez que uma espécie que rapidamente adquire comportamentos apropriados a ambientes específicos tem menor necessidade de um repertório inato, o condicionamento operante poderia não apenas suplementar a seleção natural do comportamento, mas também substituí-la.”

Em suma O principal vetor para explicar a manutenção de certas espécies para Skinner não são as respostas herdadas, mas a capacidade de gerar novos operantes de acordo com as mudanças ambientais.

Exemplo!!! Controle da musculatura vocal por parte dos humanos. “A habilidade da espécie humana para adquirir novas formas por meio de seleção por conseqüências presumivelmente resultou da evolução de uma inervação especial da musculatura vocal, junto com um suprimento de comportamento vocal não fortemente sob o controle de estímulos ou de liberadores – o balbuciar de crianças a partir do qual são selecionados os operantes verbais.”

Um terceiro tipo de seleção A partir do comportamento verbal foi possível o surgimento de organizações humanas, ou ambientes sociais e culturais. Este seria um terceiro tipo de seleção por consequencias. Ex: No nível individual surge uma nova forma de produzir um artefato. A cultura evoluiria a partir do momento que esta solução é adotada por um grupo a fim de resolver uma demanda do meio. É o efeito sob o grupo e não mais sobre seu indivíduos que responde pela evolução da cultura.

Em resumo... O comportamento humano seria produto: Contingências de sobrevivência responsáveis pela seleção natural das espécies b) Contingências de reforçamento responsáveis pelos repertórios adquiridos por seus membros, o que inclui c) contingências especiais mantidas por um ambiente cultural evoluído Biologia Psicologia Antropologia

Próxima aula SKINNER, B. F. Seleção por conseqüências. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. Belo Horizonte, v. 9, n. 1, 2007. SERIO, T. M. A. P. O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. Rev. bras.ter. comport. cogn. [online]. dez. 2005, vol.7, no.2, p.247-262.