Juliano Sippel Tales Isaías Vivian Villa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A ORIENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Projeto de Pesquisa Vera Vargas, 2012.
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
Metodologia Científica
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
12/04/10 Centro Universitário Franciscano Curso de Ciencias Contábeis Pesquisa em Ciencias Sociais.
1 Orientações gerais sobre o ENADE Orientações gerais sobre o ENADE Fundamentação ENADE ENADE É pautado em preceitos da Constituição (Art.
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
Andrea Mara Pimenta Alonso Christine Perry Solange Elizabeth Abril
A relação do aluno de Letras Espanhol e Português-Espanhol com os textos em espanhol. Rocío Morales Vázquez, Danielle Braun, Edith Fabiola González Caballero.
Estudo de Cunho Etnográfico
Preconceito entre Estrangeiros no Ensino de PLE
O PERFIL DOS PROFESSORES DE LEM DAS ESCOLAS DE FRANCHISING EM CURITIBA
PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS ALUNOS DE LETRAS DA UFPR
Referências Bibliográficas.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
INTRODUÇÃO À PESQUISA ECONÔMICA: reflexões de uma experiência recente Rogério Cruz Rio de Janeiro out/2007.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Os Caminhos da Pesquisa
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Questionário Sociolinguístico
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
Operações com frações (semana 9).
Universidade Estadual de Maringá
LGP NAS UNIVERSIDADES.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
Indicadores do Ensino Superior
Leitura de Textos Científicos
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
Resenha Produção de texto.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Interpretativismo (Clifford Geertz).
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Iniciação Científica º Série/EM.
Metodologia Científica
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
TRABALHO CIENTÍFICO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I PROFESSORA: LUCIANA BRITO.
A antropologia urbana e os desafios da metrópole
Forma Canônica e Definições
Desmistificando Webquests Uma webquest para conhecer webquests.
As ferramentas da rede Orkut em aulas virtuais para o ensino de inglês como LE Helen de Oliveira Faria Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade.
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
13 Liderança nos Grupos - Atividades
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Canais de Humor na Internet Diogo Silva Guilherme Versiani Juliano Xavier Luiz Temponi.
Orientação para a Elaboração das Reflexões Data da Apresentação e Entrega: 30 de Outubro 1.
Como redigir um bom texto?
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando nós passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se.
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Transcrição da apresentação:

Juliano Sippel Tales Isaías Vivian Villa VIDA ACADÊMICA X RU: IDENTIFICANDO A REAL PRESENÇA DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO NA VIDA DE ESTUDANTES DE LETRAS DA UFPR Juliano Sippel Tales Isaías Vivian Villa

CRONOGRAMA DO PROJETO JUNHO MAIO ABRIL MARÇO ETAPAS X Finalização e apresentação do projeto Análise de dados Aplicação do questionário Levantamento de dados Elaboração marco teórico Participação das aulas JUNHO MAIO ABRIL MARÇO ETAPAS

INSTRUMENTOS PARA ESTUDO A pesquisa foi feita através de um questionário. Entrevistamos vários alunos de diferentes línguas estrangeiras do curso de Letras da UFPR; Para concluir nossa pesquisa e computar os dados, utilizamos apenas as respostas dos alunos que fazem uso do RU.

QUESTIONÁRIO Responda às perguntas: Você já fez uso do Restaurante Universitário? sim; não. Você costuma freqüentar o RU? sempre; freqüentemente; raramente; nunca. Se sim, por quê? gosto da comida; localização central; socialização com colegas; custo-benefício. outro__________________________. Se não, por quê? não tenho tempo; não gosto do ambiente; não gosto da comida; prefiro um lanche na cantina; Outro__________________________. O que você faz na UFPR? graduação; pós-graduação; mestrado; doutorado; Docente; Qual a sua atual habilitação em Letras ou a habilitação na qual se formou é: licenciatura simples; licenciatura dupla; bacharelado simples; bacharelado duplo. outro__________________________.

QUESTIONÁRIO Dentro da sua habilitação você faz (ou fez) alguma língua estrangeira? Se sim, qual? alemão; espanhol; francês; grego; inglês; italiano; latim; outro__________________________. Qual a sua faixa etária? até 20 anos; até 30 anos; até 40 anos; acima de 41 anos.

PROPÓSITO DO ESTUDO O presente estudo tem por objetivo identificar a real presença do Restaurante Universitário no dia-a-dia de alunos de Letras da UFPR e a visão que eles têm do mesmo. Parte-se, inicialmente, das seguintes hipóteses: Alunos dos últimos anos deixam de freqüentar o RU; Alunos de certas habilitações de Letras têm mais preconceito em relação a ter refeições no RU que outras; Há preconceito em relação ao RU.

DEFINIÇÃO DE ETNOGRAFIA [...] O ponto a enfocar agora é somente que a etnografia é uma descrição densa. O que o etnógrafo enfrenta, de fato – a não ser quando (como deve fazer naturalmente) está seguindo as rotinas mais automatizadas de coletar dados – é uma multiplicidade de estruturas conceptuais complexas, muitas delas sobrepostas ou amarradas umas às outras, que são simultaneamente estranhas, irregulares e inexplícitas, e que ele tem que, de alguma forma, primeiro apreender e depois apresentar. E isso é verdade em todos os níveis de atividade do seu trabalho de campo, mesmo o mais rotineiro: entrevistar informantes, observar rituais, deduzir os termos de parentesco, traçar as linhas de propriedade, fazer o censo doméstico... escrever seu diário. Fazer a etnografia é como tentar ler (no sentido de 'construir uma leitura de') um manuscrito estranho, desbotado, cheio de elipses, incoerências, emendas suspeitas e comentários tendenciosos, escrito não com os sinais convencionais do som, mas com exemplos transitórios de comportamento modelado. [...] (GEERTZ, 1989, p. 07)

HISTÓRICO 27 alunos de Letras da UFPR responderam que utilizam o RU; Boa receptividade dos entrevistados; A seguir, detalharemos as respostas às perguntas que fizemos.

COLETA DE DADOS

Com que freqüência vai ao RU?

Por que motivo frequenta o RU?

O que você faz na UFPR?

Qual sua habilitação?

Você faz uma língua estrangeira? Qual?

Qual a sua faixa etária?

Há quanto tempo você mantém vínculo com a universidade? * Arredondamos sempre para cima nesta questão.

ANÁLISE DE DADOS Segue o perfil do aluno do curso de letras freqüentador do RU: Faixa etária: até 30 anos; Faz na Universidade: graduação; Habilitação: licenciatura em português ou português com inglês ou espanhol; Freqüenta por motivo de custo beneficio; Mantém vínculo com a Universidade há 1 ou 4 anos.

CONCLUSÃO Discutindo sobre o perfil do aluno do curso de Letras freqüentador do RU, nossa idéia inicial, de que os alunos deixavam de freqüentar o restaurante com o tempo não se sustentou; Como poderemos ver, o perfil do freqüentador não é apenas o do calouro jovem animado com o curso e com a Universidade e, também como supúnhamos, os alunos não deixam de freqüentar o RU ao terminar o curso; O que pudemos ver como principal é que não podemos crer piamente em nossas hipóteses e nem achar que o que observamos é regra e, principalmente, real ou verdade. Um simples questionário serviu para provar justamente o contrário do que pensávamos.

REFERÊNCIAS E BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. JARDIM, C. S. Resenha do livro de Clifford Geertz “Obras e vidas: o antropólogo como autor”. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/~petcs/artigo.htm>. Acesso em: 22 abr 2007. LUSTOSA, I. Clifford põe em questão a etnografia. Disponível em: <http://www.sitedoescritor.com.br/sitedoescritor_filosofia_00007_ etnografia.html>. Acesso em: 24 abr 2007. WIELEWICK, V. H. G. A pesquisa etnográfica como construção discursiva. Disponível em: <www.geocities.com/ensino_e_cultura>. Acesso em: 01 maio 2007.