FARMAEDUCA: Educação em higiene e saúde numa abordagem farmacêutica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Universidade Federal de Pelotas
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
Políticas Públicas e a Escola Promotora da Saúde
Jornada Universitária da Saúde
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
PROJETO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO TRABALHO: ESPAÇO CONSTRUÍDO PARA QUALIDADE DE VIDA Renata Trasse de Oliveira Barbosa, Rogério de Oliveira Rodrigues, Naara.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
PESQUISA DE CAMPO COLÉGIO EST. TÚLIO DE FRANÇA/União da Vitória
Essa é minha escola.
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Educação Ambiental - GPEEA
Programa Segundo Tempo: Esporte e Cidadania na Universidade
CIDADANIA Cidadania é a síntese das conquistas dos direitos obtidos
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Pastoral da Educação e da Cultura
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NA VISÃO DOS EDUCADORES ARMANDO DANTAS DE BARROS FILHO COORDENADOR SETORIAL ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
GT – PARCERIAS ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARCERIAS OU INTERAÇÃO?
Projeto Institucional das escolas Salesianas
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA - PIBID 2013
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
COMITÊ COMUNITÁRIO: INTERAÇÃO INSTITUTO DA CRIANÇA – SOCIEDADE
Apresentação do Programa “Ação Saudável”
Farmácia Acadêmica Social. Como surgiu? ► 1961 a 2006: Atividades da Farmácia Acadêmica – Farmacinha centravam na DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS. ► Problemas.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
OFICINA TEMÁTICA II FORMAS DE ACESSO AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Semana De Ação Solidária Campanha Meu Melhor Natal.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – 2015 SUBPROJETO 1 - EDUCAÇÃO FÍSICA.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Participação do Serviço Social PRÓ-SAÚDE E PET-SAÚDE - PUCRS
DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O TRABALHO NUMA COMUNIDADE SURDA: A EXPERIÊNCIA DO COMUNICA Introdução: O COMUNICA - projeto de extensão que trabalha pelo.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Extensão do HOSPED: formando estudantes mais humanizados Principais projetos: Cuidado integral - LASFACE CD: crescimento e desenvolvimento - Casa de Passagem.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Transcrição da apresentação:

FARMAEDUCA: Educação em higiene e saúde numa abordagem farmacêutica COORDENADORA: profa. Nilce Nazareno da Fonte VICE-COORDENADORA: profa. Maria Luiza Drechsel Fávero

FARMAEDUCA e sua EQUIPE EXECUTORA: - 5 professoras do depto de Farmácia e 2 do depto. de Patologia Básica - 24 estudantes do Curso de Farmácia . 3 bolsistas-extensão . 3 bolsistas Fundação Araucária . 12 bolsistas PET . 6 voluntários - 4 estudantes voluntários do Curso de Odontologia - 4 estudantes voluntárias do Curso de Nutrição - 1 estudante voluntária do Curso de Enfermagem - 1 estudante voluntária do Curso de Pedagogia - parceiros: escola municipal Issa Nacli, unidade de saúde de Uberaba de Cima, Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Fundação de Ação Social de Curitiba e casas-lares (Casa do Acolhimento Pequeno Cidadão e Casa do Piá I)

FARMAEDUCA e seus OBJETIVOS: GERAL: de forma articulada, objetiva proporcionar condições aos futuros profissionais de conhecer e exercitar o seu papel social na área de educação em higiene e saúde. ESPECÍFICOS: - Possibilitar aos acadêmicos o conhecimento da realidade social e a reflexão sobre seu papel social, bem como o exercício da educação em saúde; - Colaborar para a formação da conscientização das crianças e demais pessoas envolvidas sobre a importância dos cuidados relacionados à saúde / doença; - Colaborar indiretamente para a melhoria da qualidade de vida da comunidade por meio da conscientização do desenvolvimento de práticas saudáveis; - Possibilitar aos acadêmicos a experiência de trabalhar em grupo, conhecendo e respeitando as possibilidades e limitações que cada área envolvida possui. - Envolver a criança e o adolescente ativamente no projeto, despertando neles o interesse pelo assunto e sua importância e preparando-os para serem difusores dos conhecimentos construídos.

FARMAEDUCA e sua METODOLOGIA: -   Estudo e discussão conjunta sobre os principais temas relacionados ao projeto e sobre a abordagem social utilizada; Discussão com as instituições parceiras sobre a proposta do trabalho; Reuniões periódicas, em grupos e gerais, para avaliação, planejamento, treinamento e preparação de material; Distribuição dos temas e tarefas entre os integrantes do projeto; - Trabalho de campo (palestras, debates, teatros, oficinas, atividades lúdicas, entre outras) em finais de semana alternados.

FARMAEDUCA e seus RESULTADOS PARCIAIS:

FARMAEDUCA e suas CONSIDERAÇÕES FINAIS: - REFLETINDO sobre INDISSOCIABILIDADE FARMAEDUCA

Quer ser nosso parceiro? E muito obrigada pela atenção. Então... Seja bem-vindo! E muito obrigada pela atenção.