SOCIAL FÍSICA PROGRAMA 5S dimensões Aspectos comportamentais, padrões éticos e morais INTELECTUAL Processos, normas regras e/ou procedimentos Recursos materiais FÍSICA
PROGRAMA 5S significado SEIRI............................................SENSO DE UTILIZAÇÃO SEITON......................................SENSO DE ORDENAÇÃO SEISO.................................................SENSO DE LIMPEZA SEIKETSU.............................................SENSO DE SAÚDE SHITSUKE...........................SENSO DE AUTODISCIPLINA SENSO: faculdade de aprender, julgar, entender e sentir
PROGRAMA 5S objetivos Bem-estar do homem Melhoria da qualidade de bens e serviços Aprimoramento do ambiente de trabalho Melhoria da imagem da organização Prevenção de acidentes e de quebras Redução de custos Eliminação do retrabalho Aumento da produtividade Incentivo à criatividade Base para o desenvolvimento da GQT Mudança comportamental Combate ao desperdício
PROGRAMA 5S SENSO DE UTILIZAÇÃO Itens necessários Itens desnecessários IDENTIFICAR SELECIONAR “Ter somente o necessário e na quantidade certa”
PROGRAMA 5S SENSO DE UTILIZAÇÃO EVIDÊNCIAS OBJETIVAS Necessidade de área útil maior Vários exemplares disponíveis de um mesmo item Pastas e documentos amontoados em cima de mesas ou armários Tempo excessivo na execução de uma tarefa Materiais de vários tipos misturados em um armário Dificuldade em localizar um documento ou ferramenta Excesso de burocracia Equipamentos e/ou móveis obstruindo o deslocamento de pessoas Má utilização de máquinas e equipamentos em geral
PROGRAMA 5S SENSO DE UTILIZAÇÃO COMO PRATICAR
PROGRAMA 5S SENSO DE UTILIZAÇÃO PESQUISAR FREQÜÊNCIA DE USO COMO PRATICAR IDENTIFICAR Sucata Refugo Reparável Necessário Não Necessário Reparar DESCARTAR ORDENAR
PROGRAMA 5S SENSO DE UTILIZAÇÃO Para uso dos Setores
PROGRAMA 5S SENSO DE UTILIZAÇÃO Para uso da Área de Descarte
PROGRAMA 5S SENSO DE UTILIZAÇÃO BENEFÍCIOS Liberação de espaço físico Eliminação de vícios Revisão de rotinas Diminuição do retrabalho Otimização do tempo Redução de custos Reaproveitamento de recursos Aumento da segurança Economia de energia e insumos Facilidade no trânsito interno Aumento de produtividade Valorização do ser humano Ambiente de trabalho mais humano e agradável
PROGRAMA 5S SENSO DE ORDENAÇAO Itens necessários Por: Tipo Tamanho Finalidade ORGANIZAR “Um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar”
PROGRAMA 5S SENSO DE ORDENAÇAO EVIDÊNCIAS OBJETIVAS Tempo excessivo na localização de documentos ou materiais Nomenclatura diferente para um mesmo arquivo, documento e/ou objeto Difícil acesso a materiais de uso Falta de locais definidos para guarda de objetos Falta de sinalização indicativa de departamentos e/ou materiais de uso
PROGRAMA 5S SENSO DE ORDENAÇAO COMO PRATICAR Analisar a situação atual Definir um local certo para cada coisa Analisar a freqüência de uso Identificar os objetos Toda hora? Todo dia/ semana? Todo mês/esporádico?
PROGRAMA 5S SENSO DE ORDENAÇAO COMO PRATICAR Elaborar comunicação visual: - acesso rápido a documentos e materiais - segurança individual - não usar frases longas - comunicar apenas a idéia chave - sempre que possível, ilustrar com figuras e/ou sinais. Criar padrões Divulgar padrões Treinar as pessoas envolvidas Elaborar lista de verificação para auditoria de manutenção
PROGRAMA 5S SENSO DE ORDENAÇAO Aumento da produtividade Diminuição dos riscos de acidentes Redução do cansaço físico e mental BENEFÍCIOS Acesso rápido e fácil a materiais, documentos e informações Racionalização do trabalho Melhor trânsito de pessoas e materiais pelo local de trabalho Menor incidência de erros Melhoria da comunicação Redução de custos Reposição mais rápida de materiais de uso Eliminação de materiais desnecessários
PROGRAMA 5S SENSO DE LIMPEZA CONSERVAÇÃO Atuar corretivamente máquinas equipamentos ferramentas pisos paredes mesas armários balcões veículos banheiros copas ... Observar atentamente: Atuar preventivamente AMBIENTE COMPORTAMENTO “Ambiente limpo não é o que mais se limpa, mas o que menos se suja”
PROGRAMA 5S SENSO DE LIMPEZA EVIDÊNCIAS OBJETIVAS Banheiros sujos Paredes manchadas Portas emperradas Pisos sujos e escorregadios Máquinas e ferramentas sujas Vazamentos Falta de conservação
PROGRAMA 5S SENSO DE LIMPEZA COMO PRATICAR Estabelecer dia e horário para a limpeza Definir responsáveis Elaborar lista de verificação dos pontos que merecem atenção especial Bloquear as causas da sujeira Elaborar lista de verificação para auditoria de manutenção
PROGRAMA 5S SENSO DE LIMPEZA COMO PRATICAR Veículos, equipamentos e ferramentas: - Durante o uso, observar finalidades, potência, sinais de não conformidade e atualização. - Após o uso, limpar sempre, fazer manutenção preventiva, desligar e cobrir.
PROGRAMA 5S SENSO DE LIMPEZA BENEFÍCIOS Conservação de móveis e equipamentos Evita danos a materiais e produtos Eliminação de desperdícios Prevenção da poluição Segurança Maior controle sobre equipamentos e ferramentas Melhoria da imagem interna e externa da organização Ambiente mais agradável, sadio e humano
PROGRAMA 5S SENSO DE SAÚDE Para o trabalhador Para a organização Saúde física, mental e emocional Padronização e garantia de sobrevivência um bom clima organizacional relações pessoais saudáveis condições de higiene adequadas “Pureza e integridade garantem o equilíbrio físico e mental”
PROGRAMA 5S SENSO DE SAÚDE EVIDÊNCIAS OBJETIVAS Pouca iluminação Excesso de vibração ou ruído Odores desagradáveis Pó Presença de material tóxico, volátil e/ou explosivo Ausência de ergonomia Falta ou Não Uso de equipamentos de segurança Condições inseguras de trabalho Problemas de relacionamento
PROGRAMA 5S SENSO DE SAÚDE COMO PRATICAR
PROGRAMA 5S SENSO DE SAÚDE COMO PRATICAR
PROGRAMA 5S SENSO DE SAÚDE Melhoria da imagem da organização, interna e externamente Maior segurança e produtividade BENEFÍCIOS Padronização das atividades Prevenção de acidentes Elevação dos níveis de satisfação e motivação pessoais Equilíbrio físico e emocional Melhoria do ambiente de trabalho Prevenção e controle de doenças, principalmente o stress
PROGRAMA 5S SENSO DE AUTODISCIPLINA Instruções Procedimentos Operacionais Princípios éticos e morais Desenvolver o hábito de cumprir rigorosamente os compromissos assumidos. DAR O EXEMPLO MUDANÇA É UMA QUESTÃO DE COERÊNCIA “Humildade, confiança, respeito e constante aperfeiçoamento”
PROGRAMA 5S SENSO DE AUTODISCIPLINA EVIDÊNCIAS OBJETIVAS Indiferença a princípios éticos e morais Atraso ao trabalho, reuniões e outros compromissos Não cumprimento de prazos Descumprimento de normas, procedimentos e instruções Falta de treinamento
PROGRAMA 5S SENSO DE AUTODISCIPLINA COMO PRATICAR PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS Criar procedimentos claros e simples. Em caso de descumprimento, atuar nas causas Utilizar comunicação racional, clara e objetiva, através de linguagem simples Promover reuniões semanais, com as equipes, tratando de 5S, até que todo o programa esteja consolidado Treinar, sempre que necessário, para o melhor cumprimento das tarefas
PROGRAMA 5S SENSO DE AUTODISCIPLINA COMO PRATICAR PESSOAS Cumprir os horários marcados Incentivar a dedicação e adesão, para obter o comprometimento de todos os funcionários Descobrir as causas de comportamentos inadequados a fim de eliminá-las Proporcionar e estimular a busca do autodesenvolvimento dos colaboradores Ampliar a percepção do 5S para além da empresa. Vivenciar seus conceitos em casa, na sociedade e no meio ambiente.
PROGRAMA 5S SENSO DE AUTODISCIPLINA BENEFÍCIOS Conscientização da responsabilidade em todas as tarefas Cumprimento de regras e procedimentos estabelecidos Redução da necessidade de controles Consolidação do trabalho em equipe Incentivo à capacidade criativa Aumento da produtividade Auto-avaliação Desenvolvimento pessoal Previsibilidade de resultados Bens e serviços dentro dos requisitos da qualidade Facilitação da atividade administrativa Conscientização da administração participativa Confirmação/reavaliação dos valores da organização
PROGRAMA 5S RESUMO
N Ã O S I M Identificar oportunidades de melhorias PROGRAMA 5S AUDITORIA N Ã O S I M Identificar oportunidades de melhorias Colaborar com a evolução do processo FISCALIZAR CULPADOS ERROS “Todos devem participar da concepção dos critérios de avaliação”
PROGRAMA 5S AUDITORIA
PROGRAMA 5S AUDITORIA
PROGRAMA 5S AUDITORIA
PROGRAMA 5S AUDITORIA CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO
PROGRAMA 5S PLANO DE AÇÃO
“Conte-me, e eu vou esquecer. Mostre-me, e eu vou lembrar. PROGRAMA 5S CONCLUINDO ... “Conte-me, e eu vou esquecer. Mostre-me, e eu vou lembrar. Envolva-me, e eu vou entender” (Confúcio)