Dr. José Antônio Cordero CRM-PA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM É O FONOAUDIÓLOGO? FONOAUDIÓLOGO é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas.
Advertisements

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo CREMESP
Responsabilidade Ética do Médico
PERICIA MÉDICA ARÉA DE ATUAÇÃO OU ESPECIALIDADE MARIO MOSCA FILHO
AUDITORIA MÉDICA Dr. Antonio Pereira Filho Conselheiro do CREMESP.
O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
ÉTICA PROFISSIONAL.
Atividades e atos administrativos
Dr. Henrique Carlos Gonçalves Presidente do CREMESP II Encontro dos Conselhos de Medicina 21/10/2009 CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Conselho Regional de Administração
Capacidade Civil Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida;
Um foco na Ética.
O papel do CFM para o profissional médico.
CÓDIGO DE DEONTOLOGIA DA ENFERMAGEM
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
RESPONSABILIDADES DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
Habilidades em Comunicação V
Política Nacional de Saúde do Idoso
Escola Secundária de Vagos Práticas de Acção Social 2006/2007.
II Jornada Científica dos Estudantes de Medicina da UNIGRANRIO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Cremesp
Dr. Antônio Pereira Filho Conselheiro do CREMESP
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
O ACESSO À INFORMAÇÃO DE SAÚDE
Aspectos Jurídicos na Ventilação Mecânica
Princípios Gerais de Administração
Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem
Jornada das Delegacias do CREMESC do Litoral Balneário Camboriú – SC 5 a 6 de novembro de 2010.
Estrutura Administrativa
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
FÓRUM AMIMT 23ª JORNADA DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE MEDICINA DO TRABALHO
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Códigos deontológicos Psicólogos Elaborado por Denise Garcia.
 1960 – A disciplina de psicologia começou a ser ministrada em território nacional, aplicado ao problemas educacionais  Lei 4119 – Formaliza a psicologia.
O dever pessoal de cuidar da saúde: exigência para os indivíduos
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
ASPECTOS ÉTICOS DAS PERÍCIAS MÉDICAS.
ENERMAGEM SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES
DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994
DEONTOLOGIA.
Exercício Profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia
Ética e Contabilidade.
Um foco na Ética.
Princípios constitucionais que informam a Administração Pública
Assistência Farmacêutica
Questões éticas e panorama da Avaliação Psicológica no Brasil
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DEONTOLOGIA 1° semestre- 2010
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
ANESTESIA PARA CIRURGIA CRANIO-MAXILO-FACIAL
A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Rafael Leandro A. Ribeiro Advogado do Conselho Federal de Medicina.
MESA REDONDA: DIRETRIZES E POLÍTICAS PARA O PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO: INTERDIÇÃO ÉTICA “EXPERIÊNCIA DO JURÍDICO DO COREN/PB” ALANNA GOMES OLIVEIRA GONÇALVES.
Princípios Constitucionais da Administração Pública
Ética e Legislação Evelyn Santinon.
CÓDIGO DE ÉTICA DE ENFERMAGEM
ortotanásia Discente: Viviane Lopes Garcia
TIPOS DE SOCIEDADE E CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
Aspectos Éticos e Legais
AUDIÊNCIA PÚBLICA CAS Rosylane Rocha Conselheira Federal de Medicina.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
DOCENTE: KÁTIA CRISTINE DE CARVALHO CONSIDERAÇÕES ÉTICO- LEGAIS NA ATUAÇÃO EM EMERGÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

Dr. José Antônio Cordero CRM-PA Os Papéis do Conselho, Sociedade e Cooperativa para o Profissional Médico. Dr. José Antônio Cordero CRM-PA

O que é medicina ? A Medicina é uma modalidade de trabalho social instituída como profissão de serviço e uma instituição social a serviço da humanidade. A atividade desenvolvida por seus praticantes, os médicos, destina-se, essencialmente, ao diagnóstico das enfermidades e à terapêutica dos enfermos.

Embora, tipicamente, englobe todos os procedimentos decorrentes dessas duas vertentes, tidas como essenciais, acessoriamente participa da profilaxia das doenças e demais condições patológicas e da reabilitação das pessoas invalidadas.

Tecnicamente, o médico pode ser definido como o ser humano pessoalmente apto, tecnicamente capacitado e legalmente habilitado para atuar na sociedade como agente profissional da Medicina - o que lhe assegura o direito de praticar todos os atos que a legislação permite ou obriga.

Não basta que alguém esteja (ou se sinta) apto para exercer um ato profissional. Pode estar vocacionado e evidenciar notável inclinação para a atividade, mas prioritariamente precisa estar capacitado e habilitado para tal.

A capacitação profissional possui características peculiares que a diferenciam e individualizam. Assim, o processo de capacitação deve ser formal e legalmente instituído para aquela finalidade específica.

A habilitação profissional se segue à capacitação A habilitação profissional se segue à capacitação. Verificada a legalidade do processo capacitatório e a regularidade do documento que a atesta, o organismo habilitador da profissão declara a possibilidade do candidato vir a exercer sua atividade profissional.

A Medicina é uma profissão construída ao longo de cinqüenta séculos, cujas raízes se perdem nos tempos imemoriais. Uma modalidade de trabalho social com estatuto de profissão. O trabalho dos médicos.

Uma profissão profundamente arraigada na ciência; uma profissão técnica e humana. A profissão dos médicos, dirigida para o diagnóstico das doenças e tratamento dos doentes, que surge como o primeiro nível de sintetização da atividade médica. Para quê existem os médicos?

Os médicos só existem porque há doentes a tratar, doenças a conhecer (para reconhecer, para evitar e para curar) e muitas mazelas humanas a prevenir, muito sofrimento a minorar. Essas circunstâncias criaram uma demanda específica para algum agente social que pudesse diagnosticar as doenças e, assim, tratar mais adequadamente os doentes: esses são os médicos.

Lei 3268 / 1.957 Art. 1°- O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina, instituídos pelo Decreto-lei n.° 7.955, de 13 de setembro de 1945, passam a constituir em seu conjunto uma autarquia, sendo cada um deles dotados de personalidade jurídica da direito público, com autonomia administrativa e financeira."

Lei 3268 / 1.957 Art. 2º O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina são os orgãos supervisores da ética profissional em toda a República e, ao mesmo tempo, julgadores e disciplinadores da classe médica, cabendo-lhes zelar e trabalhar por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que exerçam legalmente.

Código de Ética Medica PRÍNCIPIOS FUNDAMENTAIS: Art 1° - A medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e deve ser exercida sem discriminação de qualquer natureza. Art. 2º - O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional.

Código de Ética Medica PRÍNCIPIOS FUNDAMENTAIS: Art. 6° - O médico deve guardar absoluto respeito pela vida humana, atuando sempre em benefício do paciente. Jamais utilizará seus conhecimentos para gerar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano, ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade.

Código de Ética Medica PRÍNCIPIOS FUNDAMENTAIS: Art. 11 - O médico deve manter sigilo quanto às informações confidenciais de que tiver conhecimento no desempenho de suas funções. O mesmo se aplica ao trabalho em empresas, exceto nos casos em que seu silêncio prejudique ou ponha em risco a saúde do trabalhador ou da comunidade.

Os médicos do norte e seus valores Um valor, no sentido estrito do senso comum, é tudo aquilo que vale, isto é, qualquer coisa, objeto, idéia, sentimento, etc. que tem importância para a pessoa.

Obrigado!