PORTFÓLIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Grupo 3 Relatório Final.
GESTAR II PORTFÓLIO.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
AVALIAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Relatório de uma visita de Estudo
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Planejamento PNAIC 2014.
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
REGISTROS.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Acrescentar um Envio de Arquivo Único Permite criar uma atividade para os alunos enviarem trabalhos, com prazo final, nota, tamanho de arquivo, etc.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Curso de Pedagogia:Gestão e Tecnologia Educacional
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
Proposta de e-portefólio para um aluno do ensino profissional
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Fernanda Ribeiro Gonçalves Professoras: Elsa Guimarães Gilca dos Santos Vilarinho Agosto/2006.
UNIMINAS – UNIÂO EDUCACIONAL DE MINAGERAIS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Paula Ribeiro Nogueira Professoras: Elsa Guimarães.
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Odilei Avelino dos Santos
AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA OS INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO SERÃO: 1)Freqüência, assiduidade e participação nas atividades discentes. 2)Relatório.
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Rita Prates e Sueli Araujo
UNIMINAS – UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Polyana Vieira Mota de Faria Professora:
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
Início da vida docente: Abril de 1990; Em 1997, 98 e 99 = orientadora do noturno; Em setembro de 2000, começo a lecionar no Estado do Rio Grande do Sul.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Edilaine Aparecida Dairell Davi Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto.
União Educacional de Minas Discente: Débora Luzia da Silveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilva dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
- Trata-se de um porta-fólio; - Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola; - Um material acumulado pelo desenvolvimento.
ELABORAR RELATÓRIOS.
Professor(es) Apresentador(es):
Professor(es) Apresentador(es):
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
O Relatório de Aula.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Paula Marion Santana Profª: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto/2006.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Cristiane Regina Santos Professoras: Gilca dos Santos.
Docente: Dr. Arthur Vianna
UNIMINAS – UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL Webfólio Aluna: Danielle Paiva Melo Professoras: Elsa Guimarães Gilca.
Aluna: Maria Eunice Gennari Silva Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Setembro/2006.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno/Aprendente/Discente: Dalcilene Borges Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos VilarinhoJunho.
COORDENAÇÃO ESTADUAL DO CEARÁ GRUPO DE ORIENTADORES DO CEARÁ.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

PORTFÓLIO

PORTFÓLIO Relatório reflexivo com a compilação de trabalhos e atividades realizados pelo aluno [em pasta, caixa, meio eletrônico (webfólio)]

PORTFÓLIO Construído ao longo do curso com: * Anotações pessoais * Experiências de aula ou extra-muro * Trabalhos pontuais * Conexões com temas de dentro ou fora da escola * Sínteses sobre leituras realizadas * Reflexões sobre tudo o que foi realizado

PORTFÓLIO OBJETIVOS * Desenvolver competência lingüística * Organizar o saber do aluno * Desenvolver competência lingüística * Aprimorar habilidade de observação * Propiciar ao estudante o desenvolvimento de competências para avaliação de seu próprio trabalho

AVALIAÇÃO DO PORTFÓLIO pelo professor acrescentar considerações dar nota de 0 a 10 utilizar os descritores

AVALIAÇÃO DO PORTFÓLIO DESCRITORES: 1. Participou da atividade e preencheu de forma crítica o instrumento=2,5 2. Incluiu reflexões sobre o processo de construção do aprendizado teórico e prático=2,5 Organizou o portfólio de forma a facilitar a aprendizagem e a compreensão=2,5 Construiu o instrumento ao longo do tempo=2,5

MODELO DO PORTFÓLIO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ PORTFÓLIO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ ÁREA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS, BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA FORMULÁRIO DE ORGANIZAÇÃO DO PORTFÓLIO Atividades da semana de acolhimento NOME DO ALUNO: ________________________________________________________________ Nº atividade Dia/período ATIVIDADE

PORTFÓLIO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ ÁREA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS, BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADE CONTEÚDO A BORDADO/ATIVIDADE REALIZADA: Atiividade nº_____________ Descrição da atividade:________________________________ ___________________________________________________ ____________________________________________________ DATA DA ATIVIDADE: __/__/__ DATA DA REFLEXÃO: __/__/__ O QUE EU APRENDI O QUE PRECISO ENTENDER MELHOR MINHA OPINIÃO/REFLEXÃO SUGESTÕES PARA MELHORAR O APRENDIZADO DO CONTEÚDO ANEXAR PESQUISAS REALIZADAS PARA COMPLEMENTAR O SEU PORTFÓLIO

É FUNDAMENTAL CONSIDERAR A AVALIAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM, CRESCIMENTO E AMADURECIMENTO