PORTFÓLIO
PORTFÓLIO Relatório reflexivo com a compilação de trabalhos e atividades realizados pelo aluno [em pasta, caixa, meio eletrônico (webfólio)]
PORTFÓLIO Construído ao longo do curso com: * Anotações pessoais * Experiências de aula ou extra-muro * Trabalhos pontuais * Conexões com temas de dentro ou fora da escola * Sínteses sobre leituras realizadas * Reflexões sobre tudo o que foi realizado
PORTFÓLIO OBJETIVOS * Desenvolver competência lingüística * Organizar o saber do aluno * Desenvolver competência lingüística * Aprimorar habilidade de observação * Propiciar ao estudante o desenvolvimento de competências para avaliação de seu próprio trabalho
AVALIAÇÃO DO PORTFÓLIO pelo professor acrescentar considerações dar nota de 0 a 10 utilizar os descritores
AVALIAÇÃO DO PORTFÓLIO DESCRITORES: 1. Participou da atividade e preencheu de forma crítica o instrumento=2,5 2. Incluiu reflexões sobre o processo de construção do aprendizado teórico e prático=2,5 Organizou o portfólio de forma a facilitar a aprendizagem e a compreensão=2,5 Construiu o instrumento ao longo do tempo=2,5
MODELO DO PORTFÓLIO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ PORTFÓLIO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ ÁREA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS, BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA FORMULÁRIO DE ORGANIZAÇÃO DO PORTFÓLIO Atividades da semana de acolhimento NOME DO ALUNO: ________________________________________________________________ Nº atividade Dia/período ATIVIDADE
PORTFÓLIO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ ÁREA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS, BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADE CONTEÚDO A BORDADO/ATIVIDADE REALIZADA: Atiividade nº_____________ Descrição da atividade:________________________________ ___________________________________________________ ____________________________________________________ DATA DA ATIVIDADE: __/__/__ DATA DA REFLEXÃO: __/__/__ O QUE EU APRENDI O QUE PRECISO ENTENDER MELHOR MINHA OPINIÃO/REFLEXÃO SUGESTÕES PARA MELHORAR O APRENDIZADO DO CONTEÚDO ANEXAR PESQUISAS REALIZADAS PARA COMPLEMENTAR O SEU PORTFÓLIO
É FUNDAMENTAL CONSIDERAR A AVALIAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM, CRESCIMENTO E AMADURECIMENTO