Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

A (INTERIORIZAÇÃO DA) EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: QUAL LEGISLAÇÃO?
DERSV – Diretoria de Ensino – Região São Vicente
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Prática de Ensino: Educação Básica
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Vera Lúcia Regina Maria
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
João Roberto Moreira Alves
NOVOS INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES, CURSOS E PÓLOS E OS REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EaD Profa Dra Rita Borges.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Cursos de Especialização Heloiza Henê M. da Silva Coordenadora Geral de Regulação do Ensino Superior SESu/MEC.
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
Prof. Dr. David Lopes Neto
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
Pró-Reitoria de Planejamento
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Política Educacional Brasileira
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Prática como Componente Curricular
Prática como componente curricular.
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: O ESTADO DA ARTE DOS.
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Deliberação CEE N.º 105/2011 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação.
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES Módulo 1 Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES

Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES Módulo 1 Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES Parceria CEETEPS e UNIVESP Aspectos Legais Curso de Gestão Empresarial Prof. Dr. Angelo Luiz Cortelazzo

Necessidades legais 1) Credenciar a Instituição para EAD: Artigo 80 da LDB: O poder público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada. § 1º - A educação a distância, organizada com abertura e regime especiais, será oferecida por instituições especificamente credenciadas pela União.

Necessidades legais 2) Após a autonomia, não há mais a necessidade de autorizar o(s) Curso(s) no âmbito Estadual (caso o(s) curso(s) venha(m) a ser oferecido(s) for a do Estado de SP, devemos autorizá-los no âmbito Federal). Autorização do CEE – competência delegada na forma de autonomia universitária, através da Deliberação CEE nº 106/2011.

Recorte Legal Art.80 – LDB – Lei nº 9394/1996 Decreto Federal 5622/2005 Decreto Federal 5773/2006 Portaria Normativa MEC nº 40/2007. Portaria Normativa MEC nº 2/2007 Padrões de Qualidade para EAD Instrumentos de Avaliação Institucional e de curso para EAD.

Decreto 5773/2006 – Art. 15 e 16 Processo de Credenciamento Institucional Art. 15. O pedido de credenciamento deverá ser instruído com os seguintes documentos: regularidade fiscal e jurídica; infraestrutura física, inclusive de laboratórios e atendimento a necessidades educacionais especiais; polos de apoio; capacidade financeira. Art. 16. PDI da Instituição.

Processo de credenciamento Necessidade de pelo menos metade do material a ser utilizado no curso já preparada – já providenciado (em fase final de edição) Visita de especialistas em 6 polos (10% do total) Demonstração de capacidade técnico-pedagógica para a realização do curso.

Processamento 1) Determinação dos polos; 2) Elaboração do PDI 3) Elaboração do PPI 4) Entrada no e-MEC 5) Elaboração de metade do material instrucional 6) Processo formalmente instruído 7) Visita de especialistas 8) Parecer e decisão final

Após credenciamento Abertura de Processo Seletivo Vestibular Inícios das atividades Reconhecimento do curso (CEE) Abertura de novos cursos

Estratégia Capacitação docente para a elaboração de material, incluindo possibilidade de responsabilidade por disciplina(s); Já ocorreu: Escolha dos polos: todas as FATECs Aprovação do projeto pelo Conselho Deliberativo do Centro Paula Souza Elaboração do processo para autorização pelo MEC A ocorrer: Credenciamento MEC

Curso de capacitação autores e mediadores: 72h com 3 encontros presenciais de 8h cada (19/05, 26/05 e 02/06); Escolha de docentes para condução dos processos de ensino (mediadores presenciais) para o Curso de Gestão Empresarial (Processos Gerenciais);

Subprodutos Possibilidade do uso de metodologia EAD em disciplinas e outras atividades curriculares presenciais. Grande expectativa para disciplinas de nivelamento e reposição de aulas. Análise comparativa do desenvolvimento de curso a distância e seu correspondente presencial.

Característica do Curso na FATEC 2400 horas de duração das atividades curriculares (400 horas por semestre) Estágio supervisionado – 240 horas Trabalho de graduação – 160 horas TOTAL GERAL – 2800 horas Inglês em todos os semestres – testes de proficiência Atividades interdisciplinares na forma de projetos.

Catálogo Nacional de Cursos… CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS   O Tecnólogo em Processos Gerenciais elabora e implementa planos de negócios, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos. A habilidade para lidar com pessoas, capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos, são requisitos importantes a esse profissional. Carga horária mínima: 1.600 horas (segundo CNCST) Carga horária Proposta para o Curso: 2400 aulas = 2000 horas + 40 horas de ATIVIDADES ACADEMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS + 360 horas de Projetos Interdisciplinares = 2400 Horas + Outros componentes: + 240 horas de ESTÁGIO CURRICULAR + 160 horas de Trabalho de Graduação = 2800 Horas

O curso de Processos Gerenciais

Capacidade de motivação…

Capacidade de motivação…

Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES Capacitação docente em Cursos Tecnológicos semipresenciais Módulo 1 Primeiro encontro presencial Profa. Dra. Vani Moreira Kenski Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES

Profa. Dra. Vani Moreira Kenski

Sejam bem-vindos!