Ead, Design Instrucional e Criação de Materiais Educacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Pontifícia Universidade Católica
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Instrumentos de Avaliação - MEC
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Desafios e oportunidades do EAD
Contexto de Educação a Distância
Conceitos de Educação a Distância
Design instrucional bases para a compreensão da profissão
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Formação profissional e EAD
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Tecnologia na educação: tendências e desafios Ligia Rubim
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Escolhendo o nosso Futuro
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Design Instrucional: Formação e Ação
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Conceitos e Gerações de EAD
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Introdução à Educação à distância
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

Ead, Design Instrucional e Criação de Materiais Educacionais Vani Moreira Kenski USP/SITE Educacional

1. O contexto educacional e as mudanças sociotecnologicas

As mídias e as gerações - Baby boomers (50’s) Televisão aberta, rádio portátil, o cinema. Geração X (70’s) Televisão a cabo, videogames, controle remoto, computador, cd, dvds, vídeos... Geração Y (90’s) - Internet , celular, smartphone, tablets, redes sociais... Geração N (2000’s) - participação, equipes, colaboração, “convergência de mídias”

Múltiplas tecnologias interativas Redes - convergência- comunidades Romero Tori/2010. Curso Design Instrucional/SENACSP

Mudanças no acesso e produção de informações O acesso à informação era raro, caro, difícil e distante; O acesso à informação ocorria quase que exclusivamente no processo de escolarização. O professor e a escola forneciam a “bagagem intelectual” do aluno; Predominância da ação do docente; Passividade do aluno; Ênfase no conteúdo e nas tecnologias; Educação massiva e indiferenciada; O professor atuava em “broadcasting”; O foco estava na “performance” do professor e nos seus conhecimentos .

Mudanças no acesso e produção de informações Informação disponível em rádios, jornais, celulares, TVs, internet ... Facilidade de produção de novos conteúdos e informações. Produção coletiva, cooperativa e aberta; Redefinição do conceito de autoria; Necessidade de triagem crítica das informações. Uma nova forma de ensinar

Práticas tradicionais de ensino mediadas Avanço tecnológico Alunos passivos; assistentes; Retrocesso pedagógico

Realidades Virtuais “Imitadas”

O ensino superior mediado Uso de diferentes meios para ensinar: material manuscrito: papiros, cartas, cadernos; material impresso: livros, textos e apostilas; programas em diversos tipos de mídias: rádio, televisão, vídeo, CD, DVD. computadores e softwares especiais; teles e vídeos conferências; internet e-mails; MSN (Messenger), Skipe, etc. ambientes virtuais (LMS) open source (Moodle, TelEduc, Tidia) ambientes virtuais tridimensionais (mundos virtuais) outras TIC: celulares, mp3, mp4, tablets, etc..

Mídias e os Desafios para a educação Atualização constante das informações; Inovações e mudanças rápidas; Complexidade de formação profissional; Formação continuada: Trilhas de aprendizagem Educação formal – não formal – informal; Necessidade de flexibilidade; Mobilidade; Certificação globalizada; Necessidade de democratização do acesso à informação.

O fluxo tecnológico não para... DESAFIO: Como adequar a ação pedagógica com as possibilidades cada vez mais amplas das TIC e as restrições das realidades educacionais brasileiras?

2. EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Educação a distância “... forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados e veiculados por diversos meios de comunicação”. DOU, decreto 2494, de 10 de fevereiro de 1998.

TIPOS DE CURSOS A DISTÂNCIA Assíncronos: impressos, rádio, televisão, satélite, vídeo-aula, CD e DVD, telefonia móvel, computador, internet. Síncronos: videoconferências, telefonia convencional, telefonia móvel, internet. Diferentes níveis de incorporação das tecnologias. Características técnicas e pedagógicas distintas.

Ênfase na participação Evolução da educação online Ênfase na colaboração Evolução da educação online (E-learning) Ênfase no conteúdo Auto-instrucional Cursos colaborativos Cursos interativos

Vantagens da Ead Flexibilidade e Conveniência; Eliminação das distancias; Interação entre os alunos; Economia de tempos e espaços; Educação continuada para todos; Participação de alunos com necessidades especiais; Ecológico – não poluente; Circulação – trânsito; Acesso a diferenciados acervos de conhecimento na mesma base.

Desafios para a EAD Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem; Sistemas de comunicação; Produção de material didático; Avaliação; Equipe multidisciplinar; Infraestrutura de apoio; Gestão acadêmico-administrativa; Sustentabilidade financeira.

EDUCAÇÃO ON-LINE

Continuum da Educação on-line (FILATRO,A. 2003)

Continuum da Educação on-line (FILATRO,A. 2003)

Continuum da Educação on-line (FILATRO,A. 2003)

Tempo –Planejamento – AVA EAD Tempo –Planejamento – AVA

Tempos de planejamento Estabelecer cronograma e prazos para planejar o curso; Pesquisar recursos adequados: textos, imagens, vídeos,... Produzir ações (textos, atividades, etc.) focadas na comunicação e interação didática entre todos; Validar as ações antes de encaminhá-las para a produção.

Tempos de produção Atuação em equipe. Considerar os tempos de: - Revisão gramatical; Produção de vídeos; - Edição de textos, imagens e fotos; - Edição de atividades, gabaritos e feedbacks; - Disponibilização e Validação no ambiente virtual.

Tempos de oferecimento Promover a participação online; Criar oportunidades de comunicação e interação; Estimular a colaboração; Orientar os processos e procedimentos; Apresentar complementações; Oferecer feedbacks frequentes; Avaliar permanentemente todo o processo; Sugerir complementações e ajustes para novo oferecimento.

3. Design instrucional

O que é Design Instrucional/Educacional ? Processo de desenvolvimento de ações educacionais (cursos, módulos, aulas, atividades...) de acordo com os objetivos de aprendizagem previstos. Ciclo de atividades que envolve planejamento, desenvolvimento e avaliação de processos de ensino-aprendizagem. “Processo de identificar uma necessidade de aprendizagem e projetar, desenvolver, implementar e avaliar uma solução para essa necessidade (Filatro, 2008).

A Profissão de Designer Instrucional/Educacional Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas. (MET/CBO, 2009)

Formação de um Design Instrucional Área acadêmica e interdisciplinar de formação CIÊNCIAS HUMANAS Educação Comunicação Psicologia Direito Design e Arte Produção textual CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO Gestão de Projetos Abordagem Sistêmica Gestão de pessoas CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO Gestão da Informação Informática Audiovisual Mídias

Relações e Mediações Docentes Design Instrucional Equipe de Produção Processo Ensino-aprendizagem Docentes Design Instrucional Equipe de Produção Contexto sócio-técnico- educacional

0 foco central da atuação do Designer Instrucional está na aprendizagem das pessoas e não no conteúdo e nem nas tecnologias.

PROCESSO DE PRODUÇÃO DI Produção AVA FINAL VALIDAÇÃO AVA TESTE

Criatividade e originalidade do DI Cada curso é único e necessita de um enfoque diferenciado para cada contexto de ensino; Um modelo de DI não cabe para todo o tipo de curso e contexto; Não se trata de criar modelos preformatados e que serão preenchidos com conteúdos. “Nós damos forma às nossas ferramentas e, depois, elas nos formatam  ...” (McLuhan).

Colaboração e Imersão Novas tendências na EAD online

Realidades Dispositivos de Realidade Aumentada Simulações e Ambientes Imersivos

Possibilidades de Experimentação Usos de diferentes sentidos

Designer Instrucional para diversas realidades e tecnologias Jogos Desafios Projetos Atividades Celulares Smartphones Tablets GPS Ações individuais e coletivas

Processo pleno de aprendizagem FUNÇÕES APRENDIZAGENS Sensação Aprender a Fazer Sentimento Aprender a Conviver Pensamento Aprender a Conhecer Intuição Aprender a Ser Criação Aprender a Inovar

Design Instrucional e intervenção no Espaço Físico

Designer Instrucional em Rede

Designer Instrucional em jogo Designer Instrucional + Designer de game Experiência Ambientação Contextualização Narrativa Jogabilidade Imaginação Ativa Colaboração

O que virá?

Vani Moreira Kenski vani@siteeducacional.com.br Obrigada! Vani Moreira Kenski vani@siteeducacional.com.br