ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

O papel do Ministério das Cidades na Gestão Integrada de Riscos
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Propostas para São Luiz do Paraitinga
Programa SEBRAE-SP Gestão Ambiental
Formosa: Exercício de entender suas relações.
PROGRAMA DE FOMENTO AOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO ESTADO DE SP
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Desenvolvimento Regional Sustentável Grupo de Ensino e Pesquisa 1) Álvaro Fernandez Gomes - UNIFEB 2) Cássia Cristina Queiroz Monteiro – SENAC.
PLANO DE GESTÃO.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
Agência Goiana de Desenvolvimento Regional
Apresentação do Projeto
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Disciplina: Sistema de Água
Conferência das Cidades Mato Grosso
EVOLUÇÃO METODOLÓGICA DA GESTÃO DE RISCOS
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
Política Estadual de Resíduos Sólidos (PERS)
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
PROGERIRH / PRODHAM.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Política Nacional de Resíduos
Secretaria de Desenvolvimento
Geomorfologia e Planejamento
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
no contexto do Arranjo Metropolitano
A GreenBusiness é uma holding focada em Negócios Sustentáveis.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Painel: Aspectos destacados
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
Conferência das Cidades Mato Grosso
Julho de 2007.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
PLANO ESTADUAL DE MINERAÇÃO com foco nos APL’s de base mineral
SUSTENTABILIDADE NA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
Políticas Públicas e o Espaço Urbano
CTR Nova Iguaçu.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEDE NACIONAL.
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
Plano de Bacia do Rio Caí
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
AÇÕES DO COMITÊ DE MEIO AMBIENTE DO SINDUSCON-SP
Parte III Gestão Ambiental.
Ordenamento Territorial Geomineiro da Baixada Santista:
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Parceiro dos Brasileiros PROPOSTAS PARA AÇÃO CONJUNTA SEBRAE MARANHÃO E BANCO DA AMAZÔNIA.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Localização: Cidade Universitária Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP IPT - INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS Área: 96.596 m2 Localização: Cidade Universitária Laboratórios: 71 Seções Técnicas: 51 Pesquisadores: 553 Atender à demanda de C&T Apoio ao setor produtivo Apoio a políticas públicas Diversidade de competências e capacitações

ÁREAS DE ATUAÇÃO Gestão do Uso e Ocupação do Solo Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP ÁREAS DE ATUAÇÃO Gestão do Uso e Ocupação do Solo Diversificação da Produção e Aprimoramento da Competitividade Gerenciamento de Recursos Hídricos Conservação da Infra-Estrutura e Edificações Públicas Implementação de Programas Habitacionais e de Sustentabilidade Ambiental Informatização Municipal e Educação Continuada

GESTÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP GESTÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO Gerenciamento de áreas de risco associado a escorregamentos, erosão, inundações e incêndios Estabelecimento de medidas corretivas em áreas degradadas Planejamento do uso do solo (urbano e rural) e Planos Diretores Municipais Planejamento e gestão de recursos minerais Concepção e gerenciamento de obras

DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO E APRIMORAMENTO DA COMPETITIVIDADE Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP DIVERSIFICAÇÃO DA PRODUÇÃO E APRIMORAMENTO DA COMPETITIVIDADE Incremento à agricultura irrigada (pequeno e médio produtor), com preservação e avaliação da capacidade de uso do solo para implantação de assentamentos rurais e pólos regionais de irrigação Planejamento e desenvolvimento sustentável de pólos regionais de produção: a exemplo dos Arranjos Produtivos Locais – APLs minerais, cerâmicos, têxteis, couros e calçados e madeiras e móveis Concepção de alternativas para aproveitamento de potencialidades locais / regionais e incremento das vantagens competitivas de interesse turístico Apoio à competitividade e inovação das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs)

GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS Formulação de alternativas locais / regionais para tratamento de esgotos Desenvolvimento sustentável de negócios com a produção de água Formulação de alternativas locais / regionais para tratamento e racionalização no consumo de água Locação de poços para aproveitamento de águas subterrâneas

CONSERVAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA E EDIFICAÇÕES PÚBLICAS Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP CONSERVAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA E EDIFICAÇÕES PÚBLICAS Definição de programas para conservação e prevenção da integridade e segurança das obras públicas (pontes, viadutos, edifícios) Controle de fungos e insetos em edificações públicas e históricas, áreas verdes e acervos Melhoria da qualidade e desempenho da pavimentação urbana e rural Caracterização tecnológica das fontes de matérias primas minerais

Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS HABITACIONAIS E DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Melhoria da qualidade técnica de empreendimentos habitacionais e desempenho adequado de materiais, componentes e sistemas construtivos Fomento à implementação de modelo de gerenciamento integrado de resíduos sólidos, com destinação adequada do lixo e desenvolvimento de negócios (reciclagem)

INFORMATIZAÇÃO MUNICIPAL E EDUCAÇÃO CONTINUADA Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP INFORMATIZAÇÃO MUNICIPAL E EDUCAÇÃO CONTINUADA Desenvolvimento ou migração de sistemas, para plataforma livre Capacitação dos funcionários públicos em tecnologia da informação Integração de sistemas isolados com base de dados incompatíveis Programas de aperfeiçoamento em tecnologia e gestão

INSTRUMENTOS DE ATUAÇÃO ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo INSTRUMENTOS DE ATUAÇÃO PROGRAMA DE APOIO TECNOLÓGICO AOS MUNICÍPIOS - PATEM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS - PRODEM PLANO PREVENTIVO DE DEFESA CIVIL - PPDC PROGRAMA QUALIHAB (CDHU) PROJETO DE UNIDADES MÓVEIS - PRUMO PROGRAMA DE APOIO À EXPORTAÇÃO - PROGEX

PROGRAMA DE APOIO TECNOLÓGICO AOS MUNICÍPIOS - PATEM ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo PROGRAMA DE APOIO TECNOLÓGICO AOS MUNICÍPIOS - PATEM INÍCIO DO PROGRAMA – 1989 SOLICITAÇÕES RECEBIDAS – 700 SOLICITAÇOES ATENDIDAS – 430 RECURSOS ALOCADOS – R$ 12 MILHÕES ORÇAMENTO PARA 2005 – R$ 1,25 MILHÕES

PROGRAMA DE APOIO TECNOLÓGICO AOS MUNICÍPIOS - PATEM ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo PROGRAMA DE APOIO TECNOLÓGICO AOS MUNICÍPIOS - PATEM PRINCIPAIS DEMANDAS GESTÃO DO USO DO SOLO CONSOLIDAÇÃO DE APLs GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DESENVOLVIMENTO DE AGRONEGÓCIOS CONSERVAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA PÚBLICA INCREMENTO DE NEGÓCIOS EM TURISMO

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS - PRODEM ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS - PRODEM ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICOS REGIONAIS E MUNICIPAIS OBJETIVO: ALAVANCAR O DESENVOLVIMENTO POR MEIO DA EXPLORAÇÃO MAIS EFICIENTE DE RECURSOS ECONÔMICOS E TURÍSTICOS

PLANO PREVENTIVO DE DEFESA CIVIL - PPDC ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo PLANO PREVENTIVO DE DEFESA CIVIL - PPDC INÍCIO: 1988 VINCULADO À CASA MILITAR - GESP ENTIDADES ENVOLVIDAS: IPT, IG, DAEE, DEFESA CIVIL ESTADUAL E PREFEITURAS MUNICIPAIS TREINAMENTO: CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO E RECICLAGEM DE TÉCNICOS ORÇAMENTO PARA 2005: R$ 325.000

PLANO PREVENTIVO DE DEFESA CIVIL - PPDC COMPREENDE 53 MUNICÍPIOS ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo PLANO PREVENTIVO DE DEFESA CIVIL - PPDC COMPREENDE 53 MUNICÍPIOS 8 BAIXADA SANTISTA E LITORAL NORTE 16 VALE DO PARAÍBA E SERRA DA MANTIQUEIRA 13 REGIÃO ADMINISTRATIVA DE CAMPINAS 9 REGIÃO ADMINISTRATIVA DE SOROCABA 7 GRANDE ABC

PROGRAMA QUALIHAB (CDHU) ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo PROGRAMA QUALIHAB (CDHU) ATUA NA DEFINIÇÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS SETORIAIS DA QUALIDADE DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E SERVIÇOS DIAGNÓSTICO PARA MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE CONJUNTOS HABITACIONAIS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO E RECEBIMENTO DE PROJETOS E OBRAS

PROGRAMA QUALIHAB (CDHU) ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo PROGRAMA QUALIHAB (CDHU) PREVENÇÃO DE RISCO DE INCÊNDIO ACÚSTICA URBANA AVALIAÇÃO DE COMPONENTES E SISTEMAS CONSTRUTIVOS INOVADORES

PRUMO – PROJETO UNIDADES MÓVEIS DE ATENDIMENTO TECNOLÓGICO ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo PRUMO – PROJETO UNIDADES MÓVEIS DE ATENDIMENTO TECNOLÓGICO PARCERIA: IPT, Sebrae, Fapesp e SCTDET SETORES DE ATUAÇÃO CALÇADOS CERÂMICA CONFECÇÕES MADEIRA E MÓVEIS PLÁSTICOS E BORRACHAS TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES

PROGEX – APOIO TECNOLÓGICO À EXPORTAÇÃO ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo PROGEX – APOIO TECNOLÓGICO À EXPORTAÇÃO PARCERIA: IPT, Sebrae, Finep OBJETIVO: Adequação técnica de produtos para exportação BENEFÍCIOS INSERÇÃO DE PRODUTOS BRASILEIROS NO MERCADO INTERNACIONAL MELHORIA DA QUALIDADE DOS PRODUTOS BRASILEIROS AUMENTO DA COMPETIVIDADE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS GERAÇÃO DE RENDA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

EXEMPLOS DE ATENDIMENTO TECNOLOGIA A SERVIÇO DOS APLs DE BASE MINERAL e o desenvolvimento econômico local O IPT apoiando o empreendedorismo EXEMPLOS DE ATENDIMENTO ESPAÇO TECNOLOGIA Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP ESPAÇO TECNOLOGIA Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo

Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo ESPAÇO TECNOLOGIA ALESP LUIZ CARLOS TANNO IPT - DIVISÃO DE GEOLOGIA TEL. 37674774 FAX 37674083 email tanno@ipt.br www.ipt.br ESPAÇO TECNOLOGIA Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo