E-Learning 2.0 Que caminhos possíveis?. Web 2.0 colaboração programação amigável redes de relacionamento banco de dados compartilhado mash-ups navegação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Usando blogs para educar
Contexto de Educação a Distância
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
A Educação Mediada pela Tecnologia
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Tutorial de utilização do
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Educação no contexto do Trabalho
Uma Ferramenta Para Auxiliar o Professor no Ensino a Distância
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Sistemas de Informação
O Uso Pedagógico do Blog
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
O Papel do Monitor.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Projeto Inclusão Digital
CURRICULO +.
Informações sobre o Teleduc
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
SGBD Distribuído Lílian Simão Oliveira.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Formação de Tutores a Distância
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Multimídia e Comunicação Educativa
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Uso, produção e compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais livres Atividade complementar 06 Apresentação 05.
Web e suas Ferramentas.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
Componentes do Jornalismo Online
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Profa. Dra Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP Ambientes virtuais, Letramento Digital e a convergência de Mídias.
A Outra Margem e o Programa BNB de Cultura Apresentam Projeto Bem Cultural A presença da Cultura do Piauí na Rede e na Rádio Web A Outra Margem e o Programa.
Transcrição da apresentação:

E-Learning 2.0 Que caminhos possíveis?

Web 2.0 colaboração programação amigável redes de relacionamento banco de dados compartilhado mash-ups navegação por tags hierarquização por popularidade gestão de conteúdo leitura e escrita de dados complexos

Educação na web consumo de conteúdo interação com o conteúdo Interação com o professor Reprodução de material didático

Educação na web ambientes de aprendizagem; ferramentas para interação síncrona e assíncrona; interação com conteúdo, alunos e professor; gestão de conteúdo pelo professor. Reprodução da sala de aula

Educação na Web 2.0 comunidades de aprendizagem tags transdisciplinaridade autonomia atitude investigativo-científica usuários co-pesquisadores interação ferramentas serviços gestão de conteúdo construção de conhecimento inteligência coletiva Stephen Downes:

Projeto GeoEducação Iniciativa: Portal GeoBusca Desenvolvimento: Instituto de Artes da Unicamp, Portal GeoBusca e IPSO Parcerias: IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos IPES - Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade Portal Planeta Educação

GeoBusca.net

DataIPSO

GeoEducação: protótipo Página inicial destaques selecionados pelos usuários tags e busca para acesso ao conteúdo GeoWiki ferramentas interativas

GeoEducação: protótipo Página de atividades sistema de buscas e navegação por tags armazenar em meus favoritos comentar, enviar ou contestar atividades GeoWiki.

GeoEducação: protótipo Página pessoal inserir atividades e projetos acessar coleção de pontos, áreas e trajetos sistema de buscas e navegação por tags meus favoritos enviar e receber mensagens restritas e públicas

GeoEducação: protótipo Página de inserção inserir atividades e projetos inserir pontos, áreas e trajetos sistema de buscas e navegação por tags

Questões para a educação na web 2.0 Jornada de Atualização Tecnológica Campinas, 27 e 28 de Novembro de 2007 Autoria x conteúdo compartilhado Seleção de informações relevantes Seleção de serviços Estruturas institucionais x ambientes abertos

Taïs Bressane Coordenação Projeto GeoEducação Portal GeoBusca Pós-doutorado Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação Instituto de Artes UNICAMP