Avanços e desafios do Brasil na aplicação do Plano Internacional e da Estratégia Regional Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
COORDENAÇÃO-GERAL DOS DIREITOS DO IDOSO
Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Um olhar sobre alguns indicadores José Marcelino de Rezende Pinto FFCLRP-USP Maio/2008.
MPS – Ministério da Previdência Social SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social A Mulher e a Previdência Social BRASÍLIA, MARÇO DE 2006.
MPS – Ministério da Previdência Social SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social O Artesão e a Previdência Social BRASÍLIA, MARÇO DE 2006.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992.
Saúde e Segurança no Trabalho
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Direito Constitucional II
Características da Previdência Social no Brasil ENFOQUE URBANO E RURAL
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO (Lei nº /1994)
A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre –Segundo nível Terceiro nível –Quarto nível »Quinto nível 1.
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
Políticas Públicas para Idosos: desafios para a sociedade VII Seminário de Gerontologia e Geriatria Volta Redonda 2010.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Políticas Sociais em Saúde Pública
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Implementação do Plano Nacional do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Projeto de saúde e qualidade de vida
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
BRASIL Euzébio Jorge – Presidente CEMJ e Conselheiro do Conselho Nacional de Juventude - Conjuve.
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
Políticas Públicas Municipais
SEMANA MUNICIPAL DO IDOSO FORUM MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
RESPOSTAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL FRANCISCO CORDEIRO Ministério da Saúde.
Política Nacional de Saúde do Idoso
METAS PARA O ESTADO E A UNIÃO
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sistema Único de Assistência Social
Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DAS PESSOAS.
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
1 1.
Ministério da Previdência Social-MPS Ministério da Previdência Social-MPS Secretaria de Políticas de Previdência Social-SPS Secretaria de Políticas de.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO FACULDADE PARAÍSO
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
“Contra a fome e a violência sexista”
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Escola de Formação Política Miguel Arraes
CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E INFRA-ESTRUTURA NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: PESQUISA IPEA Ana Amélia Camarano IPEA Julho, 2008.
DIREITO DAS MINORIAS - IDOSO
Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso 15 DE JUNHO.
REFORMA SANITÁRIA.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
10ª Reunião Plenária da CNPD
Centro de Referência de Assistência Social
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Coordenação de Articulação de Políticas para Pessoas Idosas
Envelhecimento no Brasil
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República IX Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos de Direitos Humanos CDHM - Junho.
Transcrição da apresentação:

Avanços e desafios do Brasil na aplicação do Plano Internacional e da Estratégia Regional Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Dados populacionais População total: 170 milhões de brasileiros (Censo IBGE 2000) População idosa: 19.100 milhões – 11% da população total (PNAD 2006) Projeção do crescimento do número de pessoas idosas: . Em 2.000 – 14.031 milhões . Até 2.025 – 35.076 milhões . Até 2.050 – 63.117 milhões

Caracterização da população idosa: Gênero: maioria dos idosos são mulheres (55%); Perfil educacional: 71% da população idosa sabe ler e escrever; A esperança de vida aos 65 anos é de 81 anos para os homens e 84 para as mulheres; Renda: 43% dos idosos possuem renda de até 2 salários mínimos; Distribuição espacial: 80% residem em área urbana.

Marcos Legais Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (artigos 5,6,7,14,40,201,203,229,230); Política Nacional do idoso – Lei N. 8.842 de 1994 – Decreto de Regulamentação N. 1.948 de 1996; Estatuto do Idoso – Lei Federal N. 10.741 de 2003.

Marcos Legais Política Nacional do Idoso: Visa assegurar direitos sociais à pessoas idosas, a promoção de sua autonomia, integração e participação na sociedade, por meio da responsabilização das políticas públicas que devem atuar sob a lógica da intersetorialidade, do atendimento integral, capacitação de recursos humanos e descentralização político-administrativa.

Marcos Legais Estatuto do Idoso: Legislação protetiva federal destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos (Artigo 1º).

Pessoas idosas e desenvolvimento Realizações na área dos Direitos Humanos: Implementação do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI – Decreto 5.109/2004): Órgão colegiado de caráter deliberativo, integrante da estrutura da Secretaria Especial de Direitos Humanos, integrado por representantes do Governo e da Sociedade Civil. Tem por competência a elaboração de diretrizes, instrumentos, normas, prioridades, controle, fiscalização e execução das ações da Política Nacional do Idoso.

Pessoas idosas e desenvolvimento Realizações na área dos Direitos Humanos: Realização da I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (2006) – Fórum deliberativo que reúne a cada dois anos representantes da população idosa, gestores públicos, membros do Ministério Público e organizações da sociedade civil para avaliar e definir ações de proteção à pessoa idosa. A 1ª Conferência definiu estratégias para a estruturação da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa – RENADI e contou com a participação de 725 pessoas em âmbito nacional e envolveu 14 mil pessoas nas conferências estaduais.

Pessoas idosas e desenvolvimento Realizações na área dos Direitos Humanos: Elaboração (2005) e implementação do Plano de Ação para o Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa. Objetiva promover ações de enfrentamento da exclusão social e de todas as formas de violência contra a pessoa idosa por meio de articulação intersetorial. No Plano são definidas responsabilidades das diversas políticas públicas (Direitos Humanos, Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, entre outros).

Pessoas idosas e desenvolvimento Realizações na área de Seguridade Social Assistência Social, Saúde e Previdência Social Cobertura social: 8 em cada 10 idosos recebem benefício previdenciário

Pessoas idosas e desenvolvimento Realizações na área de Seguridade Social Previdência Social . 22 milhões de benefícios contributivos/mês . 4,6 milhões de aposentadorias rurais por idade (55 anos mulheres e 60 anos para homens).

Pessoas idosas e desenvolvimento Realizações na área de Seguridade Social Assistência Social: Benefício de Prestação Continuada (BPC): Garantia de renda de 1 salário mínimo mensal (R$380,00 ou US$215,29 –nov/07) a pessoas com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, atendendo a 1.264.023 idosos (out de 2007)

Promoção da Saúde e Bem Estar na velhice 70% das pessoas idosas utilizam exclusivamente o Sistema Único de Saúde: sistema público estatal de caráter universal; Criação da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (Resolução Nº 145/2004 do Conselho Nacional de Saúde) – tem como ação estratégia de atenção à pessoas idosas os Serviços de Atenção Básica e de Saúde da Família.

Promoção da Saúde e Bem Estar na velhice Vacinação contra gripe: em 2003 12.361.862 pessoas idosas foram vacinadas. Em 2006 o nº subiu para 13.517.819. Distribuição gratuita de remédios de uso continuado para doenças como hipertensão e diabetes e de órteses e próteses.

Promoção da Saúde e Bem Estar na velhice Ambientes saudáveis Implementação do Programa Brasil Acessível e regulamentação de Lei de Acessibilidade (Decreto 5.296/2004) que busca a garantia do direito de acesso ao transporte, vias públicas às pessoas com restrição de mobilidade.

Criação de ambiente propício e saudável Implementação do Estatuto do Idoso: Garantia de acesso à gratuidade nos transportes coletivos municipais e interestaduais (artigos 39 e 40). Para os idosos que não têm como comprovar renda para acesso ao transporte interestadual foi implementada a Carteira do Idoso. Garantia de reserva de 3% das unidades residenciais para idosos nos programas habitacionais públicos. Implantação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, qualificando e integrando as ações da assistência social e destas com outras políticas sociais desenvolvendo benefícios e serviços de natureza preventiva e de proteção a situações de risco pessoal e social.

DESAFIOS Aperfeiçoar a Rede de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa ampliando, diversificando e integrando os serviços e benefícios; Implantar o Instituto Nacional de Formação, Estudos e Pesquisas em Envelhecimento; Implantar um Observatório Nacional sobre Violência contra a Pessoa Idosa; Reordenar os serviços de abrigamento; Atualizar os indicadores de condições de vida da pessoa idosa; Capacitar anualmente profissionais na área da gerontologia; Implementar os Centros Integrados de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa; Capacitar famílias e profissionais para os cuidados diretos com as pessoas idosas dependentes.