Declaração De Potenciais Conflitos De Interesse

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Envelhecimento da população brasileira: Desafios para o Estado, Sociedade e Família 30 de outubro de 2007 Tomiko Born.
Advertisements

Trata-se de uma apresentação feita por Sandra Teixeira no dia 17 de Agosto de 2006, no II Seminário de Desenvolvimento Gerencial e Organizacional da Secretaria.
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
Política pública para atendimento de crianças e de adolescentes com graves sofrimento psíquico no Município do Rio de Janeiro Assessoria de saúde mental.
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
CRACOLÂNDIA? JÁ ERA! CDR – Coordenadoria de Atenção às Drogas
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
PROMOÇÃO DA SAÚDE.
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre –Segundo nível Terceiro nível –Quarto nível »Quinto nível 1.
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
Formação de recursos humanos para atuar em ILPIs
O PAPEL DO GOVERNO MUNICIPAL PARA ASSEGURAR O ATENDIMENTO
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Projeto de saúde e qualidade de vida
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
Política Nacional de Saúde do Idoso
Sistema de Notificação de Violência em Campinas
SERVIÇO “QUERO VIDA”.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
Mortalidade materna em adolescentes: epidemiologia e prevenção
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Alexandre de Araújo Pereira
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E INFRA-ESTRUTURA NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: PESQUISA IPEA Ana Amélia Camarano IPEA Julho, 2008.
O que é uma Instituição de Longa Permanência?
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Prof. Bruno Silva Aula de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
Lei nº De 06 de abril de 2001 Antigo Projeto de Lei Paulo Delgado. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos.
Fisioterapia Geriatrica
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Assistência ao Idoso.
Instituições de Longa Permanência para Idosos
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
ATENDIMENTO DOMICILIAR
10ª Reunião Plenária da CNPD
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Programa Bolsa Família
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO IDOSO
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Profª Titular Maria Lúcia Lebrão Profª Drª Yeda Duarte Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo.
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
Transcrição da apresentação:

Declaração De Potenciais Conflitos De Interesse Nome da palestrante: Tomiko Born _________________ Título de apresentação: Instituição de Longa Permanência X Atendimento Domiciliar ____________________ NENHUM CONFLITO DE INTERESSE Declaração De Potenciais Conflitos De Interesse

Ecos do movimento antimanicomial. Abaixo os asilos! Fechemos as ILPIs! Ecos do movimento antimanicomial.

A Caravana aos asilos em Outubro de 2001

Erving Goffman Asylum – Essays on the social situation of mental patients and other inmates, publicado nos Estados Unidos, (1961) e, em português, com o título Manicômios, prisões e conventos, (74) atualidade não somente no Brasil, como na literatura internacional

É o caso de fechar as instituições? Teremos na sociedade programas capazes de proporcionar a necessária atenção e cuidado aos atuais e potenciais moradores dessas instituições?

Recent development in chinese elder homes: a reconciliation of traditional culture (Zhan, Liu e Bai, Ageing/International/Spring 2005):

“o cuidado em instituições provavelmente será uma escolha principal dos filhos adultos no cuidado para com os pais idosos, devido à política de um filho/família, a necessidade de trabalhar e talvez a residência distante.”

Parecia ser uma questão relativamente simples Apenas a ponta do iceberg. Brasil é um país complexo, marcado pelas diversidades regionais e heterogeneidade sócioeconômicacultural

Origem das instituições para idosos: programas de beneficência, quando era baixa a expectativa média de vida, as famílias capazes de cuidar dos seus idosos e os pobres, aqueles sem família eram acolhidos em instituições.

Até hoje algumas instituições mesmo no estado de São Paulo mantem o nome de casa dos pobres, e uma prática assistencialista. Outras, nasceram de associações de ajuda mútua de imigrantes.

Enormes mudanças no Brasil, no bojo do qual, a sociedade brasileira inicia sua transição demográfica e epidemiológica, sem ter resolvido seus problemas básicos de desenvolvimento.

Aumento da expectativa de vida, Aumento de idosos na grande velhice, Aumento de idosos dependentes e com alta dependência (demências)

Novos valores normativos Duas gerações de idosos na mesma família, Urbanização, casas pequenas Mudanças na família: no tamanho, na organização, no grau de estabilidade Mudanças na posição das mulheres na sociedade Novos valores normativos

Necessidade de novos paradigmas na assistência institucional: da assistência social → assistência/cuidados de natureza médicosocial, sóciosanitário, “híbrido”, geronto-geriátrico.

Introdução da expressão Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) correspondendo a Long Term Care Institution, Instituição de Cuidados de Longo Prazo, pois longos ou contínuos são os cuidados de que certos idosos necessitam. Teoricamente um desenvolvimento lógico

Missão da ILPI: proporcionar cuidados e ser um lugar para viver; seus cuidados devem abranger a vida social e emocional e as necessidades diárias, além de assistência à saúde (Kane, 1987, apud Born e Boechat, 2002).

Condições Anteriores à internação: - Avaliação psico-social do idoso e de seus familiares: examinar as reais necessidades de internação e o desejo do idoso - Avaliação clínica. - Visita a ILPIs

Processo de internação: - Recepção pela ILPI - Acompanhamento pela família

Organização e gerenciamento das IlPIs ( Lips, Thomas J. 1992)

- Criar grupos pequenos e mais íntimos de residentes; - Dar um toque pessoal nos quartos dos residentes; - Rotinas e procedimentos mais flexíveis e menos institucionais; - Mobiliário e decoração que lembrem uma moradia comum;

- Apoiar a participação dos residentes em pequenas tarefas domésticas; - Reduzir o caráter invasivo de certos programas ou dispositivos adotados por motivos de segurança e saúde;

- Permitir escolha pessoal, privacidade e liberdade mesmo quando o idoso apresente quadro demencial (na medida em que a pessoa possa administrar) - Cultivar o ideal de ambiente de moradia nos planejadores e cuidadores dos idosos.

Fatores que predispõem à internação

Kane e Kane (1987): idade, diagnóstico, limitação nas atividades da vida diária (AVD), morar só, estado civil, situação mental, etnia, ausência de suportes sociais, pobreza.

Fletcher (1982) e Soldo (1987) (apud U. S Fletcher (1982) e Soldo (1987) (apud U. S. Bureau of the Census, 1993), nos Estados Unidos, em 1985, apenas 1,3% das pessoas entre 65 e 74 anos residiam em nursing home, enquanto subia a 22% o percentual dos que tinham 85 e mais. Tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá. mais de 4/5 dos residentes de instituições tinham 75 anos e mais.

A proporção de mulheres nas instituições tende a ser mais elevada – 70% no Canadá, 75% nos Estados Unidos; esta proporção aumenta com a idade.

Em São Paulo, alguns estudos indicam aumento da idade e grau de dependência dos candidatos à internação em ILPIs beneficentes; muitos casos de demência; idade média dos residentes de casas de repouso tende a ser superior à de ILPI beneficentes.

Faltam estudos sistemáticos no Brasil Faltam estudos sistemáticos no Brasil. Provavelmente esses fatores tem pesos diferentes conforme a classe social e região geográfica. Predomínio de fatores sócio-econômicos em uma grande parte da população, famílias dispersas por migrações internas, famílias inexistentes.

→ Necessidade urgente de um levantamento de âmbito nacional.

Legislação - Portaria 810/89 (revogada pela Portaria 1868/GM de 11 de outubro de 2005) - Política Nacional do Idoso, Lei 8842 de 4 de janeiro de 1994 - Portaria 073/01 Atendimento Integral Institucional

RDC 283/ 2005 Regulamento em vigor - O Estatuto do Idoso Lei 10.741/2003 Diretrizes: ação fiscalizadora dos Conselhos dos Idosos, Ministério Público e Vigilância Sanitária RDC 283/ 2005 Regulamento em vigor Manual da SBGG SP de 2001

- Definição de ILPI segundo RDC 283 de setembro de 2005 Instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinada a domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade e dignidade e cidadania.

Recursos humanos segundo RDC 283

- Responsável técnico, nível superior, 20 horas semanais - Profissional de nível superior para atividades de lazer, 12 horas semanais - Cuidadores: número conforme grau de dependência dos idosos - Outros: Limpeza, alimentação, lavanderia

Plano de Atenção Integral á Saúde dos Residentes, elaborado em articulação com o gestor local da saúde (5.2.1 e 5.2.2.)com as seguintes características:

. ser compatível com os princípios de universalização, equidade e integralidade; . indicar os recursos de saúde disponíveis para cada residente, em todos os níveis de atenção, públicos ou privados, bem como referências;

. prever a atenção integral à saúde do idoso:: promoção, proteção e prevenção; . conter informações acerca das patologia incidentes e prevalentes nos residentes;

. em caso de intercorrência médica cabe ao RT providenciar o encaminhamento imediato do idoso ao serviço de saúde de referência previsto no plano de atenção á saúde e comunicar a sua família ou representante legal; . deve dispor de um serviço de remoção destinado a transportar o idoso;

. a equipe de saúde responsável pelos residentes deverá notificar à vigilância epidemiológica a suspeita de doença de notificação compulsória conforme Decreto 49.974 A de janeiro de 61, Portaria 1943 de 18/10/2001;

. deverá notificar imediatamente à autoridade sanitária local, eventos sentinelas: quedas com lesão, tentativa de suicídio.

Obstáculos à implantação de padrões de qualidade nas ILPIs:

- Ausência/inoperância de uma rede de apoio social em vários municípios → IlPIs quarto de despejos - Falta de compreensão quanto à natureza da ILPI (poder público e profissionais)

Falta de formação dos gestores das ILPIs e de cuidadores de idosos; - Dificuldades econômicas das ILPIs: custos operacionais elevados; pouco apoio financeiro dos poderes públicos a ILPIs beneficentes; baixo poder aquisitivo dos idosos e de seus familiares.

- Ausência de uma Política Nacional de ILPI