REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DE PROGRAMAS DE GOVERNO
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO Promovendo Envelhecimento Saudável
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
PROGRAMA HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO USUÁRIO E SUA REDE SOCIAL.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - LESTE
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
A Escola e as Mudanças Sociais
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Alexandro Pinto Cristiano Melo Juliano Melo Luciana Benevides
Atenção Humana na Saúde
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
A atuação do Psicólogo em Saúde Pública.
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Como funcionam as unidades de saúde da familia
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
1 1.
Rio Mulher.
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
REVISANDO.... REVISANDO... SAÚDE DA FAMÍLIA PSF  Reorganizar a Atenção Básica (Porta de Entrada)  Consolidação do SUS. Ações Individuais e Coletivas.
Atribuições do Farmacêutico
Redução de Danos como Política de cuidado
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Distrito de Saúde Sul 22 e 27 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC O CUIDADO EM SAÚDE.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Atuação da Psicóloga no CAPS II do Município de São José/SC
09/20/09 Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
Enfermagem em Trauma e Emergência
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
PSF como Porta de Entrada do SUS
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
CRIAÇÃO DO NASF.
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
Transcrição da apresentação:

REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO

Josefina Sanches Costa Em dezembro de 2005, o Hospital José Soares Hungria aceitou ser uma “unidade de saúde piloto” na implantação do Sistema de Informação para a Vigilância de Violência e Acidentes – SIVVA. Josefina Sanches Costa Supervisão Técnica de Saúde Pirituba/Perus/SMS

Notificações: Revelam um fenômeno que teimava em permanecer oculto: a existência de usuários vítimas de violência doméstica necessitando de um atendimento diferenciado nas unidades de saúde e, com isso, a urgência de se implantar uma rede de atendimento a esses usuários, agora, notificados, ou seja, existentes e conhecidos.

A REDE DE PREVENÇÃO E ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA Sensibilização e habilitação dos profissionais da saúde para uma Cultura de Paz; Atenção integral às vítimas de violência; Formação de Rede Sociais de Atenção e Prevenção.

Cadastro de Instituições: Falta de instituições para o atendimento aos idosos vítimas de violência; Existência de 25 grupos de 3ª idade e diversos grupos da Pastoral da Saúde e do Idoso, na região de Pirituba/Perus.

Objetivos: 1. Promover a organização de idosos;   2. Aumentar a integração entre as unidades de saúde, os idosos e as organizações sociais da região; 3. Possibilitar um intercâmbio entre as ações dos diversos recursos da comunidade;

4. Estimular o “viver solidário” ou “viver juntos”; 5.Articular a formação de uma rede social, que possibilite auxiliar pessoas em situação de sofrimento (aqui incluídas as vítimas de violência); 6. Possibilitar à comunidade descobrir e reconstruir novos conhecimentos em relação à saúde;

7. Implantar a prática de visitas solidárias, que propaguem a paz e a amizade na comunidade; 8. Possibilitar aos integrantes da rede adquirirem hábitos saudáveis e transformarem-se em agentes multiplicadores de novos conhecimentos e exemplo de mudanças de atitude.  

Implantação do projeto: Iniciou-se um grande trabalho de mobilização dos grupos de 3ª Idade e da Pastoral para se organizarem junto às unidades de saúde na formação de uma rede.

Parceiros iniciais: A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social O Fórum do Idoso de Pirituba A Pastoral da Saúde e do Idoso

2º Momento: Eventos de Sensibilização e Capacitação Palestras sobre tema envelhecimento e violência; Curso de 12 horas para 61 idosos, programa: SUS e Rede de Pirituba/Perus; Cultura da Paz; Noções sobre os cuidados de enfermagem aos acamados e medicamentos; Visitas (abordagem, diálogo, ética, entre outros).

Atuação: Integrantes da Rede: Realização de visitas solidárias (domiciliares e hospitalares); Participação em reuniões mensais com a Unidade Básica de Saúde para discussão dos casos; Solicitar, quando necessário, auxílio a outras instituições parceiras e colaborar com a formação dessa Rede.

Atuação: UBS: Realização de reuniões mensais para discussão dos casos, orientação aos visitadores e outros encaminhamentos; Participar da primeira visita domiciliar dos integrantes da rede; Solicitar, quando necessário, auxílio às instituições parceiras e colaborar com a formação da Rede.

Atuação: Supervisão: Realizar reuniões mensais para avaliação com o grupo de coordenação; Realizar Fóruns de Capacitação; Articular Rede de Parceria com outras instituições da comunidade.

Princípios: O papel dos idosos integrantes da rede não é substituir o profissional da saúde ou qualquer outro funcionário público; A missão dos idosos da rede é levar solidariedade, orientação e conhecimento às famílias assistidas, além de serem os interlocutores da comunidade junto às instituições públicas; 3. Os profissionais das instituições públicas participantes devem compreender a importância da interlocução e integração com a comunidade.

A Rede hoje: 3 UBS implantaram a rede e a colocaram em prática; 5 UBS pretendem iniciar o projeto nos próximos meses; Diversos grupos da pastoral e alguns de 3ª Idade desejam participar.