Sistema de Ensino Apostilado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Apresentação: Neuza Helena Portugal dos Santos
Leila Brandão SECAD/MEC
SISTEMAS DE ENSINO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD- NO RIO GRANDE DO NORTE
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Escola Municipal Professoras:
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - BRASIL Secretaria de Educação Básica Departamento de Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Contexto de atuação do CME
TÍTULO III Do Direito à Educação e do Dever de Educar Art
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Conferência Municipal de Educação
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Principios da Organização conforme a LDB/1996
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Transcrição da apresentação:

Sistema de Ensino Apostilado Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Departamento de Políticas da Educação Infantil e Ensino Fundamental Sistema de Ensino Apostilado

Marcos legais Constituição Federal Art. 208 - O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: VII - atendimento ao educando, no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

Marcos legais Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 8º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. § 1º Caberá à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.

Ações voltadas para a qualidade do material didático Avaliação pedagógica no âmbito do PNLD (incluindo dicionários) Avaliação pedagógica no âmbito do PNBE Elaboração do Guia do Livro Didático Elaboração de Manuais (PNBE e Dicionários) Periódicos Escolha pelo professor - investimento na autonomia Guia deTecnologias Educacionais

Uso dos livros didáticos Livro didático como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Deve ser necessariamente complementado com outros materiais elaborados pelo professor ou pela equipe pedagógica da escola ou secretaria, ou ainda, adquiridos pelo MEC ou pelos sistemas. Livro didático não define currículo e nem deve ser o único instrumento de trabalho em sala de aula.

AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE 5ª A 8ª SÉRIES QUADRO DEMONSTRATIVO COMPARATIVO COLEÇÕES 53 (37%) 91 (63%) 144 2008 37 (29%) 39 (34,50%) 220 (50,23%) EXCLUÍDOS 92 (71%) 129 2005 65 (62,50%) 104 2002 LIVROS 218 (49,77%) 438 1999 APROVADOS OBRAS ANO

Livros Didáticos X Apostilas A questão da autonomia do professor x decisão do município A adequação do material à realidade do aluno e do professor A questão da escolha: os critérios adotados A qualidade dos materiais oferecidos aos sistemas: quem responde por ela? Modelo único para todos os municípios

Livros Didáticos X Apostilas Impossibilidade dos sistemas em continuar recebendo os livros do PNLD Duplicidade de investimentos de recursos públicos para o mesmo fim. Sobras ou uso indevido dos livros do PNLD – bem público federal. Questão da qualidade de conteúdo proposta no sistema apostilado. Responsabilização dos gestores pelos possíveis prejuízos causados à comunidade.

Apostila: um material avaliado Quanto à apresentação e organização: material consumível para as quatro séries com padrão de impressão modesto; organizado em volumes com todas as disciplinas ministradas a cada bimestre. Excesso de conteúdos conceituais, com repetições sem aprofundamento.

Apostila: um material avaliado Quanto ao conteúdo e metodologia: As discussões atuais sobre a metodologia de ensino das diferentes áreas não estão contempladas no material. Disparidade entre os preceitos pedagógicos presentes nos manuais dos professores e nos livros dos alunos. Falta de preocupação com a contextualização histórica (ausência de fontes e autores).

Apostila: um material avaliado Quanto ao conteúdo e metodologia: Textos com muitas informações e pouco aprofundamento. Informações dúbias nos enunciados das tarefas. Falta de clareza quanto aos pressupostos que embasaram a elaboração da obra. Presença de informações estereotipadas.

Departamento de Políticas da Educação Infantil e Ensino Fundamental dpe-sef@mec.gov.br 61 2104-8641