ECONOMIA EMPRESARIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
Advertisements

CONCEITOS PRELIMINARES
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
MACROECONOMIA.
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
ECONOMIA INTRODUÇÃO.
MICROECONOMIA INTRODUÇÃO.
MACROECONOMIA AULA 1.
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Economia e Mercado 3ª AULA.
DISCIPLINA: ECONOMIA E GESTÃO
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
INTRODUÇÃO Definições de Economia
Pensando como um Economista
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
Economia e Mercado 1ª AULA.
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Economia e Mercado 4ª AULA.
Introdução a Microeconomia
Profª. Selma Maria da Silva
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
MICROECONOMIA.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Função da Administração:
Economia e Mercados Profa. Patrícia Rodrigues Costa de Sá.
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Macroeconomia Aula 1.
Análise do fluxo de caixa da empresa
Introdução à Economia Prof. Rui Brandão. Noções de Microeconomia Definições preliminares.
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Sistema Econômico / Organização Econômica
UNIDADE I- FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Conceito de Economia A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Do confronto entre as necessidades ilimitadas e a limitação de recursos.
Assuntos preliminares
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Professor Marcio Fadiga
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Economia e Análise de Mercado
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
Análise das Demonstrações Contábeis
ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Economia Conceitos Básicos.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
Noções de Microeconomia
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
ECONOMIA Prof. Renato Torquato. Para que estudar Economia?
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC PLANO DE PRODUÇÃO ACADÊMICOS: Diogo Arent Longo Juliana Alves Marcelino Patrícia Strachoski Talita Danieslki.
Universidade Federal de Itajubá Uma introdução à Economia Fred Leite Siqueira Campos.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA Prof. MSc. Elói Martins Senhoras Introdução à Economia Prof. MSc. Elói Martins Senhoras.
Objetivos e Instrumentos
Transcrição da apresentação:

ECONOMIA EMPRESARIAL

QUESTÕES ECONÔMICAS AUMENTO DE PREÇOS CRISE E CRESCIMENTO ECONÔMICO SETORES QUE CRESCEM MAIS DO QUE OUTROS VULNERABILIDADE EXTERNA DÍVIDA EXTERNA ELEVAÇÃO DE IMPOSTOS E TARIFAS PÚBLICAS

CONCEITO DE ECONOMIA CIÊNCIA SOCIAL QUE ESTUDA COMO O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE DECIDEM EMPREGAR RECURSOS PRODUTIVOS ESCASSOS NA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS, DE MODO A DISTRIBUÍ-LOS ENTRE AS VÁRIAS PESSOAS E GRUPOS DA SOCIEDADE A FIM DE SATISFAZER AS NECESSIDADES HUMANAS.

BASE E OBJETO DA ECONOMIA ESCOLHA NECESSIDADES RECURSOS PRODUÇÃO DISTRIBUIÇÃO ESCASSEZ

PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS O QUE PRODUZIR QUANTO PRODUZIR COMO PRODUZIR PARA QUEM PRODUZIR

SISTEMAS ECONÔMICOS SISTEMA CAPITALISTA SISTEMA SOCIALISTA

ELEMENTOS DE UM SISTEMA ECONÔMICO ESTOQUE DE RECURSOS PRODUTIVOS OU FATORES DE PRODUÇÃO COMPLEXOS UNIDADES DE PRODUÇÃO CONJUNTO DE INSTITUIÇÕES: JURÍDICAS, ECONÔMICAS, SOCIAIS E POLÍTICAS

FATORES DE PRODUÇÃO TRABALHO CAPITAL TERRA TECNOLOGIA CAPACIDADE EMPRESARIAL SALÁRIO JURO ALUGUEL ROYALTY LUCRO

FLUXO REAL DA ECONOMIA BENS/SERVIÇOS FAMÍLIAS EMPRESAS FATORES DE PRODUÇÃO

FLUXO MONETÁRIO DA ECONOMIA PAGAMENTO BENS/SERVIÇOS FAMÍLIAS EMPRESAS REMUNERAÇÃO FATORES DE PRODUÇÃO

O QUE É ECONOMIA DE EMPRESAS? APLICAÇÃO DO RACIOCÍNIO MICROECONÔMICO A PROBLEMAS DE TOMADA DE DECISÕES. CRESCIMENTO SIGNIFICATIVO NOS ÚLTIMOS ANOS

COMO DECIDIR? CONCEITOS E TÉCNICAS: DIREÇÃO ESTRATÉGIA ALOCAR EFICIENTEMENTE OS RECURSOS PRODUTIVOS REAGIR EFICAZMENTE AOS PROBLEMAS

IDENTIFICAR OS MEIOS ALTERNATIVOS DE ALCANÇAR DETERMINADO OBJETIVO E SELECIONAR A ALTERNATIVA DA MANEIRA EFICIENTE EM TERMOS DE USO DE RECURSOS COM BASE NAS LIMITAÇÕES E AÇÕES E REAÇÕES DOS DECISORES RIVAIS.

MICROECONOMIA DIVISÃO DA ECONOMIA LIDA COM AS DECISÕES DAS EMPRESAS E INDIVÍDUOS

MACROECONOMIA DIVISÃO DA ECONOMIA ESTÁ PREOCUPADA COM A ECONOMIA COMO UM TODO: INFLAÇÃO, DESEMPREGO, EMPREGO, TAXA DE CÂMBIO ETC

MAXIMIZAÇÃO DOS LUCROS OBJETIVO DA EMPRESA MAXIMIZAÇÃO DOS LUCROS

FATORES RELACIONADOS COM O AMBIENTE ECONÔMICO NÍVEL DA ATIVIDADE ECONÔMICA ALÍQUOTAS E LEGISLAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA CONCORRÊNCIA LEIS E REGULAMENTAÇÃO GOVERNAMENTAL SINDICALIZAÇÃO DOS EMPREGADOS CONDIÇÕES PARA OS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E TAXAS DE CÂMBIO

PRINCIPAIS DECISÕES SOB O CONTROLE DOS DIRIGENTES PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS PARA VENDA TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO MARKETING E REDE DE DISTRIBUIÇÃO POLÍTICAS DE EMPREGO E REMUNERAÇÃO FORMA JURÍDICA DA EMPRESA – S/A OU LTDA

PRINCIPAIS DECISÕES SOB O CONTROLE DOS DIRIGENTES ESTRUTURA DE CAPITAL: PRÓPRIO OU DE TERCEIROS POLÍTICAS DE GERENCIAMENTO DO CAPITAL DE GIRO POLÍTICA DE DIVIDENDOS PARCERIAS, FUSÕES E CISÕES

CONDIÇÕES NO MERCADO FINANCEIRO NÍVEIS DA TAXA DE JUROS OTIMISMO DOS INVESTIDORES INFLAÇÃO PREVISTA

MICROECONOMIA NECESSIDADE: É A EXIGÊNCIA, DE CARÁTER INDIVIDUAL OU COLETIVO, QUE DEVERÁ SER SATISFEITA MEDIANTE O CONSUMO DE BEM OU SERVIÇO.

BENS E SERVIÇOS É TUDO AQUILO CAPAZ DE SATISFAZER AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE, PORTANTO, É ALGO QUE TENHA ALGUMA UTILIDADE.

BENS INTERMEDIÁRIOS BENS ECONÔMICOS BENS DE CAPITAL BENS INTERMEDIÁRIOS BENS DE CONSUMO DURÁVEL E NÃO-DURÁVEL

CONSUMO É AÇÃO EXERCIDA PELOS INDIVÍDUOS, SOCIEDADE E EMPRESAS PARA SATISFAZER SUAS NECESSIDADES POR MEIO DE AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS

DEMANDA DO CONSUMIDOR É A PROCURA POR BENS E SERVIÇOS NO MERCADO EM UM DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO

LEI GERAL DA DEMANDA QUANTO MAIOR O PREÇO MENOR A QUANTIDADE DEMANDADA QUANTO MENOR O PREÇO MAIOR A QUANTIDADE DEMANDADA

FATORES QUE INFLUENCIAM A DEMANDA DO CONSUMIDOR PREÇO DO BEM OU SERVIÇO PREÇO DO BEM OU SERVIÇO SUBSTITUTO PREÇO DOS BENS COMPLEMENTARES RENDA DOS CONSUMIDORES DESPESAS DE PROPAGANDA POPULAÇÃO (FATORES DEMOGRÁFICOS)

FATORES QUE INFLUENCIAM A DEMANDA DO CONSUMIDOR GOSTOS, HÁBITOS E PREFERÊNCIAS ALTERAÇÕES ESPERADAS NO PREÇO PERÍODO DE REAJUSTE IMPOSTOS E SUBSÍDIOS

APLICAÇÕES DA MICROECONOMIA

EM RELAÇÃO À EMPRESA POLÍTICA DE PREÇOS: DECISÕES DE PRODUÇÃO PREVISÃO DE DEMANDA E FATURAMENTO

ANÁLISE DA ESTRUTURA EMPRESARIAL DIFERENCIAÇÃO DE MERCADOS LOCALIZAÇÃO DA PLANTA INDUSTRIAL

AVALIAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE PROPAGANDA E PUBLICIDADE