Fundamentos de Agroecologia Agricultura Biológica, Natural; Permacultura; Regenerativa e Sustentável Prof. Dr. Corlett, F.M.F.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

Agricultura e Meio Ambiente
Meio ambiente e desenvolvimento
Sustentabilidade Brüseke(1996) localiza os primeiros debates sobre sustentabilidade na década de 1960 e início dos anos 70. O autor cita Georgescu-Roegen.
O que é Educação Ambiental?
Cultivo de plantas medicinais
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
Promoção do Desenvolvimento rural e agrícola sustentável.
Prof. Fernando Guridi Izquierdo Universidad Agraria de la Habana
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
Prof. Dr. Corlett, F.M.F Fundamentos de Agroecologia
Agroecossistemas: Conceitos de agroecossistemas
O Que é Meio Ambiente??.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
Atividades do campo.
O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
Sustentabilidade CST em Agronegócio.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
QUÍMICA VERDE.
POLITICA AGRICOLA COMUM
Agricultura Biológica
SUSTENTABILIDADE Paulo Cadete Ferrão.
ESTUDO DIRIGIDO 02   ART O QUE É SERRAPILHEIRA? COMO OCORRE SUA FORMAÇÃO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA NOS SISTEMAS PRODUTIVOS? 2- SABE-SE QUE A DECOMPOSIÇÃO.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Agricultura Biológica
“Semear para os frutos colher…”
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
O solo como meio de produção de alimentos e energia
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Restauração de Habitats
Agroecologia.
Agroecologia.
Desenvolvimento sustentavel
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
TEORIA DE SISTEMAS   .
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Produção Vegetal Fatores de Produção
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO
Agricultura Alternativa (anos 70)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO CURSO ENOLOGIA
Agricultura Regenerativa
Biotecnologia ambiental
AGRICULTURA ORGANO BIOLÓGICA
Sustentabilidade Sócio Ambiental
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CUROS DE TECNOLOGIO EM AGRONEGÓCIO
Agricultura Natural Japão Nomes: Eduarda, Felipe, Jonathan e Luthieli.
Agricultura Biológica Acadêmicas: Maria Universina Cardona, Renata Peçanha Cardoso.
ASPECTOS DA ECONOMIA AMBIENTAL
Tecnologia em Agronegócio
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
O USO DA VERMICOMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE DECOMPOSIÇÃO Anna Carolina Santana da Silva1, Ana Cláudia Fonseca1, Giuliana Tocillo1, Karen.
Projeto de extensão Capim Limão
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
O Espaço Geográfico Rural
A GEOGRAFIA E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Igor Nogueira Jacob Laura Rydlewski
A Engenharia e o Ambiente. 2 TecnologiaxAmbiente É impossível a sobrevivência humana independente de um determinado grau de tecnologia. Discussão: Imagine.
Positivismo.
Correntes da Agricultura Sustentável. Antecedentes Agricultura 10 mil anos. Era parecida com a que os índios praticam hoje MODELO TRADICIONAL baseado:
Professor Hudson de Paula.  Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.  Decorreram-se mais de 1600 anos.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Permacultura Uma breve Introdução Ian Mikael Paiva LGN0479-PEEG-2013.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. ESPAÇO RURAL AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico ( a a.C.); Primeiras comunidades.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Agroecologia Agricultura Biológica, Natural; Permacultura; Regenerativa e Sustentável Prof. Dr. Corlett, F.M.F

Agricultura biológica (AB) O nome AB está muito ligado a uma corrente francesa de agricultura não-convencional; Claude Aubert, agrônomo francês, após ter trabalhado na África, observou os problemas e a inadequação da Agricultura Industrial; Aubert (1977) lançaria seu mais famoso trabalho, chamado de L'Agriculture Biologique, um marco importantíssimo. Nesse livro, é apresentada a irracionalidade dos métodos agrícolas industriais, assim como os fundamentos e as bases práticas da AB; Aubert é também herdeiro da tradição de Howard, mas também de André Voisin, que, trabalhando durante muitos anos com pastagens e manejo animal, criou o Pastoreio Racional Voisin ou Pastoreio Rotativo Voisin, como alguns preferem;

Agricultura biológica (AB) Com seu trabalho, verificou que os excessos de adubação nitrogenada provocavam desequilíbrios nutricionais nas pastagens e nos animais e, por conseqüência, nos consumidores; Em seu livro sobre adubos e sua aplicação, Voisin (1973) discute os excessos da adubação intensiva com fertilizantes solúveis, propondo novas regras para o uso desses insumos; A influência do trabalho de Voisin também chegou até Chaboussou (1980), que lançou a Teoria da Trofobiose; É muito difícil, se não for impossível, diferenciar a AB da AO; Seria mais uma questão de adoção de nomenclatura diferenciada, do que propriamente uma distinção teórico-filosófica ou prática, como ocorre entre a ABD e essas duas outras correntes;

Princípios Para alcançar isto, a agricultura biológica baseia-se numa série de objetivos e princípios: Rotação de culturas, como um pré-requisito para o uso eficiente dos recursos locais; Limites muito restritos ao uso de pesticidas e fertilizantes sintéticos, de antibióticos, aditivos alimentares e auxiliares tecnológicos, e outro tipo de produtos; Proibição absoluta do uso de organismos geneticamente modificados; Aproveitamento dos recursos locais, tais como o uso do estrume animal como fertilizante ou alimentar os animais com produtos da própria exploração; Escolha de espécies vegetais e animais resistentes a doenças e adaptadas às condições locais; Criação de animais em liberdade e ao ar livre, fornecendo-lhes alimentos produzidos segundo o modo de produção biológico; Utilização de práticas de produção animal apropriadas a cada espécie.

Agricultura Ecológica (AE) Na Alemanha, onde existe longa tradição em AA, no início da década de 1980, o professor Hartmut Vogtmann estabeleceu um trabalho de ensino formal nessa área, na Universidade de Kassel-Witzenhauzen; Inicialmente, era apenas uma disciplina e chamava-se Métodos Alternativos de Agricultura; Mais recentemente, passou a se chamar agricultura ecológica; Vogtmann organizou o livro Okologische Landbau: Landbau mit Zukuritt (VOGTMANN, 1992), no qual apresenta a contribuição de diversos autores em relação aos diversos aspectos teórico-filosóficos e práticos da AE.

Agricultura Ecológica (AE) Na Universidade de Wageningen, desde 1981, foi estabelecida uma disciplina de AE, que evoluiu para a criação de um Departamento de Agricultura Ecológica: assim como para a criação de um mestrado nessa área; No Brasil, a denominação de AE está muito ligada ao trabalho do agrônomo José Lutzenberger, recentemente falecido; Em 1975, Lutzenberger lançou o Manifesto Ecológico Brasileiro, um documento de vital: importância na organização e na conscientização de toda uma geração de agrônomos e ambientalistas;

Agricultura Ecológica (AE) Nos primeiros anos de popularização dos nomes AB e AO, houve intenso debate, principalmente na Europa, entre representantes das indústrias de insumos agrícolas e os representantes e ativistas desses movimentos; Os representantes da agricultura industrial argumentavam que essas denominações eram incorretas: pois mesmo com o uso dos insumos industriais, os processos biológicos e os processos orgânicos não deixavam de acontecer; Na verdade, pode-se dizer que geralmente a AE procura: maior equilíbrio com o ambiente; buscando desenhos agrícolas mais integrados; um manejo dos solos mais racional; mas é menos restritiva com relação ao uso de insumos do que a AB e a AO; é dirigida às propriedades médias e grandes e não apenas às pequenas propriedades;

Denominação ligada a trabalhos no Japão – dois grupos principais: Agricultura Natural Termo considerado incorreto, pois (AN), representa uma contradição; Agricultura (Latim agro campo cultivo do campo); Conceito cultural que é essencialmente humano; Natural é aquilo que a natureza produz, sem interferência humana; Ex: Pastagem natural exploração da pecuária; Extrativismo seringueiros Látex; Não se pode falar em AN, pois: Não existe agricultura sem intervenção humana; Maior ou menor artifilização; OBS: Alguns líderes de agricultura Ñ Convencional adotaram essa denominação, temos que respéitá-la. Entretanto, um desses grupos adotou a denominação de sustentável em vez de natural. Denominação ligada a trabalhos no Japão – dois grupos principais: Mokiti Okada – 1935 - Religião com base na agricultura «Natural »; Fukooka – 1978 – livro – Revolução verde.

Agricultura Permacultura (PA) É permacultura ou «agricultura permanente» um sistema de AA; Teve início na decáde de 70 com as idéias de BILL MOLLISON (1978-1979) - Austrália; Mais indicada a ecossistemas: tropicais ou subtropicais, úmidos-subúmidos, semi-áridos ou mesmo áridos; Apresenta uma visão holistica da agricultura de forma mais intergrada com o ambiente natural; Buscando a ética na agricultura, integrando a propiedade agrícola e ecossistema; Aplica modelos de sucessão de cultivos – maximizando a produção;

Agricultura Permacultura (PA) Trabalha os aspectos: Paisagísticos e socioambiental, comum às outras vertentes de agricultura alternativas; O símbolo da permacultura tem um formato oval, repreenta o ovo da vida; Bahia – Grupo de estudos de permacultura – Instituto de Permacultura da Bahia;

OS TRÊS PILARES DA PERMACULTURA Cuidado com a Terra, Cuidado com as Pessoas e Repartir os excedentes; Os princípios da permacultura são: Observe e interaja; Capte e armazene energia; Obtenha rendimento; Pratique auto-regulação e aceite retorno; Use e valorize os serviços e recursos renováveis; Não produza desperdícios; Design partindo de padrões para chegar a detalhes; Integrar em vez de segregar; Use soluções pequenas e lentas; Use e valorize a diversidade; Use as bordas e valorize os elementos marginais; Use criativamente e responda às mudanças.

Agricultura Regenerativa (AR) Segundo Ehlers (1994), o termo AR foi cunhado por Roberto Rodale; Entretanto o termo (AO) foi adotado na década de 1940 por seu pai J. I. Rodale; Denominação dominante de agricultura não convencional: E.U.A e Europa; (AR) está ligada a possibilidade de se produzir, recuperando os solos; Sistemas de: Agrosilvicultura ou agrossilvicultural (Bahia); Conhecida também por método Ernst (Sistema regenerativos) – Suíço – América Central onde: Fez contato com povos nativos; Abordagem agroflorestal regenerativa; Método estudado por diversas instituições, mas infelizmente sem comunidades.

Agricultura Regenerativa (AR) Sistema – recuperação de áreas degradadas por meio de: Poda intensiva das árvores: Acelera a incorporação de biomassas ao solo; Do intensivo controle de sucessão vegetal; Ocorre o rejuvenescimento e intenso crescimento e vigor: Que a poda induz ao sistema; Jackson (1989) – também se encaixa na (AR): Defende um sistema de agricultura voltado para o aproveitamento das pastagens e cereais nativos; Método conservacionista e produtivo: Evita o revolvimento do solo; Não havendo praticamente erosão.

A Agricultura Regenerativa consiste em promover a produção de alimentos saudáveis, a criação de ciclos fechados de geração de insumos a partir de resíduos e a aplicação no campo de práticas conservadoras da natureza.

Agricultura Sustentável (AS) Designação (AS) é bastante controverso; É considerado um termo em disputa; Segundo alguns autores existem cerca de 60 difinições para desenvolvimento sustentável (DS); Isso indica: Nehuma serve ou cada uma serve a interesses específicos; DS – surgiu com o documento: Nosso Futuro Comum – 1987 – World Cornission on Environment and development: Comissão dirigida pela primeira ministra da Noruega – conhecido também como Relatório Brundtland, que afirma: «a possibilidade de sastisfazer as necessidades do presente, sem comprometer as possibilidades de sobrevivência das futuras gerações». Dai podemos deduzir que: (AS) ou (DS) seria aquela capaz de produzir alimentos para a atual população mundial sem comprometer a produção e a alimentação das futuras gerações;

Bom estudo e Sucesso para todos! Veja no site www.professorcorlett.webnode.com.br, e baixe o arquivo completo das aulas; Bom estudo e Sucesso para todos!