WORKSHOP 5 Dia 01/04 das 8:00 às 12:00 Educação inclusiva com apoio da Tecnologia Assistiva Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo (UTP - PR)
Educação Inclusiva
Como você encara essa afirmação? As tecnologias assistivas podem ser pró-ativas dependendo de quem as utiliza. Porquê?
Que são Necessidades Especiais? Dificuldades de aprendizagem: Processamento Cognitivo e Funcionamento executivo Capacidade de leitura Capacidade de escrita Comunicação e Expressão Capacidade Matemática Estudo e Organização Habilidades sociais
Qual é o cenário? Escolas despreparadas Infra-estrutura Recursos humanos Professores sem formação adequada Formação inicial Formação continuada Legislação inclusiva Populista?
Quais são as expectativas?
Como o cenário se articula com as ações?
Que habilidades são necessárias para se cumprir uma tarefa?
Que conhecimento é necessário?
Quais são as capacidades, sensoriais, motoras, cognitivas?
O que fazer?
Links SENAC Deficiência e Competência http://www.senac.br/conheca/deficiencia.html Acesso a Web e Tecnologia Assistiva http://www.serpro.gov.br/acessibilidade/acesso.php Política Pública De Atenção À Pessoa Com Deficiência http://portal.prefeitura.sp.gov.br/cidadania/conselhosecoordenadorias/deficientes/propostas/0001 Lista de checagem sobre as práticas inclusivas na sua escola http://www.educacaoonline.pro.br/art_lista_de_checagem.asp?f_id_artigo=68