SOBRE OS AUTORES DAS OBRAS RESENHADAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Divisão de Pesquisa Ética em Pesquisa (material informativo adaptado.
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
SOBRE OS AUTORES DAS OBRAS RESENHADAS
O Complexo Global da Soja sob uma encruzilhada: Sustentabilidade, Desenvolvimento Industrial e As Novas Oportunidades de Crescimento Dr. Peter Goldsmith.
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
Análise de periódicos Franciele Scaglioni da Cruz – 42859
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
Política Orçamental da União Europeia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
A Rede Latino americana de Produtores Culturais da América Latina e Caribe
ANPED GT-19 Educação Matemática
Curso Comércio exterior e investimento (Economia Internacional II)
TRABALHO DE CAMPO I OBJETIVOS
Ministério da Cultura.
A INSERÇÃO DA GEOGRAFIA INDUSTRIAL NOS GRANDES EVENTOS DA GEOGRAFIA BRASILEIRA Vivian Rodrigues de Moraes Storer Bolsista PIBIC/CNPq Orientadora: Olga.
PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu
Formação académica e empregabilidade na perspectiva da Francofonia (Ana Paula Coutinho, Coordenadora da Secção de Estudos Franceses da FLUP, Dez. 2006)
OFICINA 3 PESQUISA EXPLORATÓRIA
FORGES 2011 – LEITE & RAMOS Política de Avaliação da Docência Universitária: elementos para um debate em construção a partir de experiências.
Sensibilização no IF-SC
TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
Alfabetização Científica
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Características de um bom professor de biologia
Agenda Estratégica 2011/ de março de 2011 Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio 1.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Universidade Estadual de Maringá
Talentos para Inovação
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
18/04/2004 Andreia I. Santos Avaliação em Ambientes de Aprendizagem Virtuais Uma questão de abordagem metodológica ou força disciplinar? Andreia Inamorato.
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO (NEPIE)
Bolsista Prodoc: Carlos R. S. Milani Grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos sobre Poder e Organizações Locais (NEPOL), da EAUFBA Capital social, participação.
Jesús Martín-Barbero 'Estudar apenas os meios de comunicação não é o mais importante, porque o ponto-chave do processo é desde onde se assiste'
Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio
O Programa Minerva Apresentando o programa para os estados brasileiros Uma parceria entre a COGEF e o IBI – Institute of Brazilian Business and Public.
CONFERÊNCIAS DE ECONOMIA SOCIAL Cooperativa António Sérgio para a Economia Social Lisboa, Fundação Cidade de Lisboa 12 de Setembro de 2011 Conceito(s)
1 Cabeçalho deve ser padronizado. Copiar a figura deste modelo
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Introdução a Questão Social
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Elaboração de Artigo Científico
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras (CAL) Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) Programa Especial de Incentivo à.
Carlos Catalão Alves Lisboa | Outubro 2014 Mestrado Comunicação de Ciência Unidade Comunicação de Ciência e Educação Adaptado de.
Direito Constitucional III
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Elaboração de relatório
CURSO: Licenciatura em Educação Física
British Council Brasil Março 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC PGENE/CECS ECONOMIA DA ENERGIA FEV. A ABR./2015.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
TÍTULO Substitua pelo título do seu trabalho Autor, autor, autor, autor, autor, autor Substitua o texto pelo nome dos autores INTRODUÇÃO O tema empreendedorismo.
UNESCO Trabalho realizado por: Diana Gonçalves 7º ano
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
26/10/2015 Tema:  Estrutura das Políticas Públicas em escala Mundial  Políticas de desenvolvimento do turismo no contextos da OMT, da UE e do Mercosul.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.
Transcrição da apresentação:

SOBRE OS AUTORES DAS OBRAS RESENHADAS Indústria cultural: uma resenha temática a partir de contribuições selecionadas de Tolila, Yúdice e Throsby Juliana Siqueira Franco (Graduanda em Relações Internacionais/FACAMP)  julianasf@ig.com.br Rosiane Carducci (Graduada em Relações Internacionais e Ciências Econômicas/FACAMP) ro_carducci@yahoo.com.br Palavras-chave: Indústria Cultural; Tecnologia; Sustentabilidade Cultural. TEXTOS RESENHADOS THROSBY, David. Economia y Cultura. Espanha: Cambridge, 2001. Cap. 7, p. 125-151. TOLILA, P. Cultura e Economia. SP:Iluminuras, 2007. Cap. 1, p. 25-67. YÚDICE, G. Economia da cultura no marco da proteção e promoção da diversidade cultural. NY: New York University, 2007. p. 1-14. DISCUSSÃO Definição de “Indústria cultural”: Throsby- efeito de sentido econômico, pois considera o produto cultural como capaz de gerar rendimentos e satisfazer as demandas dos consumidores. Tolila - lógica de aplicar o processo produtivo industrial no protótipo de criação artística e cultural. Yúdice- uma parte de uma ampla economia cultural, e considera a questão da imprevisibilidade da demanda cultural como um dos principais problemas da indústria cultural. Problemática: Throsby- indústria cultural nos países em desenvolvimento e a invasão de indústrias culturais internacionais nestes países. Tolila- o surgimento de tecnologias que permitem formas alternativas de acesso à cultura (pirataria e downloads, por exemplo) que é visto como um problema no campo das industriais culturais. Yúdice- indústria cultural tende a diminuir a diversidade cultural no mercado para garantir seu consumo e seu lucro SOBRE OS AUTORES DAS OBRAS RESENHADAS David Throsby - graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Sidney e doutor pela London School of Economics and Political Science. Atualmente é professor de Economia na Faculdade de Macquarie, em Sidney. Devido à sua especialização em Economia da Cultura, Throsby foi presidente da Association for Cultural Economics International (ACEI) e trabalha como consultor do Banco Mundial, da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), da FAO (Food Agricultural Organization) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Paul Tolila- obteve licenciatura em História e Ciências Econômicas na École Normale Supérieure, França. É agrégé de literatura e filosofia e professor adjunto na Université d’Avigon et des Pays de Vaucluse. Além disso, é Maître de Conférence no Institut de Sciences Politiques de Paris. Dirigiu durante muitos anos o Departamento de Estudos Socioeconômicos do Ministério da Cultura da França. Por fim, é membro da Inspection Générale de I’Administration et des Affaires Culturelles. George Yúdice - Ph.D. pela Princeton University; professor dos Estudos Americanos e de Linguagem e Literatura Espanhola e Portuguesa; diretor do VI Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Nova York, e, também, o autor de “Política Cultural”, co-autoria com Toby Miller (2002); e de “A oportunidade de Cultura” (2004). CONSIDERAÇÕES FINAIS Juntos, os três estudos nos permitem um considerável entendimento sobre as indústrias culturais e suas implicações no âmbito da economia da cultura. Nota-se que as contribuições dos autores enriquecem o debate e permitem um melhor entendimento dos temas discutidos atualmente, como as questões sobre peculiaridades da mensuração da atividade cultural, os novos impasses que as tecnologias trazem ao tema, o problema do domínio das indústrias culturais no mercado artístico, e a necessidade de promoção de uma sustentabilidade cultural. TEMAS ABORDADOS A contribuição oferecida por Throsby se baseia no fundamento da teoria real do valor, apresentando as noções de valor econômico e valor cultural como princípios subjacentes para a integração dos dois campos: da economia e da cultura. O trabalho de Tolila nos oferece uma visão ampla desde o processo de desenvolvimento histórico das diferentes abordagens da cultura pela economia até impasses específicos, em especial a questão das indústrias culturais nos dias de hoje. George Yúdice oferece uma contribuição complementar, que diz respeito à Convenção para Proteção de Promoção da Diversidade e Expressões Culturais, considerada pelo autor um marco em economia da cultura. Tal evento estabeleceu princípios sobre uma abordagem específica da diversidade cultural - acolhidos por diversos países, dentre os quais o Brasil - um bom ponto de partida para as crescentes discussões sobre de sustentabilidade cultural. LEITURAS DE APOIO ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. DEPARTMENT of Modern Languages and Literature. Disponível em: <http://www.as.miami.edu/mll/people/#gyudice>. Acesso em: 16 de junho de 2011. RAMIRES, Thiago. Indústria Cultural e o Espetáculo: os contrastes teóricos entre a Escola de Frankfurt e os Estudos Culturais Contemporâneos. Revista Anagramas, São Paulo, v. 3, n. 3, p.1-17, 03 de março de 2010. Março-maio. Disponível em: <http://www.usp.br/anagrama/Ramires_espetaculo.pdf>. Acesso em: 20 set. 2011.