Quem é promovido? E Como é essa promoção?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Pedagogia da pesquisa-ação
Educação em Direitos Humanos Educação Não-Formal
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
O que significa Projetar?
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Economia Solidária: Outra Economia Acontece
Projeto Político-Pedagógico
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Objetivos das URGÊNCIAS
Instrumental metodológico
AS TRÊS DINÂMICAS TEOLÓGICAS PARA VIVER A CONSAGRAÇÃO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
79 – TREM DAS CEBS LÁ VEM O TREM DAS CEBs, CAMINHANDO COM SEU POVO, ESCUTA MEU AMIGO, VENHA VER O QUE HÁ DE NOVO :/
“ O saber e o fazer docente”
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Documento de Aparecida
A EVOLUÇÃO HUMANA O ADULTO.
Valores Organizacionais
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Trabalhando com Grupos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Pastoral da Educação e da Cultura
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
O que é ensinar história?
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Prof. jose PLANEJAMENTO.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Estratégia e tática A definição de objetivos estratégicos e táticos políticos exige: estudos e conhecimentos sobre a dinâmica histórica e conjuntural econômica,
CAMINHOS DE UMA ANIMAÇÃO BÍBLICA PASTORAL Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral? Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral?
14 O cristão e a cidadania. 14 O cristão e a cidadania.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
O profissional da gestão escolar e suas implicações
A prática do psicologo no CRAS
TEXTOS MÚSICA: Vietnam. Way FAZER HISTÓRIA Frei Cláudio van Balen.
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
Fé&Cultura - 18/03/20031 CIÊNCIA E FÉ Prof. Dr. Pergentino Pivatto.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Situação de Aprendizagem
Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança PARÂMETROS DA PASTORAL VOCACIONAL.
O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO POPULAR/TRABALHO POPULAR
Desenvolvimento do Serviço Social na América Latina
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 TEMA: CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE LEMA: QUERO VER O DIREITO BROTAR COMO FONTE E CORRER A JUSTIÇA QUAL RIACHO.
1 Entre e a utopia e o cotidiano: uma análise de estratégias viáveis nos delineamentos culturais. Carrara, K. (2008). Entre e a utopia e o cotidiano: uma.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
A Construção do Saber no Trabalho Coletivo: Desafios e Conquistas. Rodenilde Paixão Lima Assistente Social.
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
twitter.com/funasa.
PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
Transcrição da apresentação:

Quem é promovido? E Como é essa promoção? O que é promoção Humana? Quem é promovido? E Como é essa promoção? Tudo começa com a percepção crítica de uma REALIDADE VIVENCIADA pela sociedade. Sociedade essa que marginaliza e exclui uma grande maioria, dos benefícios comuns da organização social, e assim conhecedores críticos desse chocante quadro de contrastes sociais atuam promovendo o bem estar de pessoas desfavorecidas. A promoção humana tem sua razão de ser no dia-a-dia da realidade vivenciada.

REALIDADE VIVENCIADA: É um conjunto de situações, ocorrentes, fatos, normas e atos, inter-relacionados dentro de um momento especifico da sociedade. PERCEPÇÃO: É a percepção crítica que vai além das aparências, pois discerni as forças que interagem na configuração da realidade (Forças sociais, políticas, econômicas, e culturais). Isto nos leva a perguntar: como são dirigidas essas normas de poder que dão rumo à sociedade?

VALORAÇÃO: Conduz a percepção da realidade, para além do ponto de vista próprio, penetrando assumindo o ponto de vista do outro. “Entrar na pele do outro”. ATUAÇÃO: É a resposta pragmática que se dá às necessidades percebidas na vida dos carentes, interpretadas pela valoração.

“Na assistência, o pobre-indigente recebe o peixe de ajuda material do agente compadecido. Enquanto dar o peixe irradia caridade, gera também assistencialismo no agente, dependência desumanizante no pobre e inércia na sociedade”. (Carlos Queiroz)

Os grupos não surgem subitamente, vão se formando e construindo sua caminhada com altos e baixos, sucessos e fracassos, com toda uma história passada e uma história por construir.

Caminham sempre na direção de uma participação justa na sociedade.

O agente comprometido tem por objetivo conscientizar os marginalizados de que embora sendo classe marginalizada, têm o direito de se tornarem sujeitos de sua própria experiência e o dever de intervir nas estruturas sociais.

Se manifesta por motivações, aspirações e julgamentos (de altruísmo, de humanismo, de religiosidade, de fé, etc.) que levam a percepção crítica da realidade e ao compromisso de solidariedade e a uma intervenção social. A inspiração da promoção humana de participação vem da prática da fé.

A realidade de marginalização é percebida à luz do valor básico da justiça, manifestada nos princípios dos direitos humanos como elementos norteadores da sociedade que se organiza socioeconômica e politicamente.

Se dá em duas dimensões: o mutirão que abrange o esforço do grupo de mobilizar, de partilhar responsabilidade de cultivar união. A reivindicação que abrange experiências de intervenção social que procuram pressionar as estruturas sociais a cederem espaços à participação dos marginalizados nos sistemas de produção e distribuição de bens.

É verificar os sucessos e os fracassos da ação específica e ao mesmo tempo refletir sobre o porquê de todo o fluxo de participação.

A atuação de promoção humana transcorre em processo contínuo, saindo da realidade vivenciada de opressão para culminar, a cada volta, numa intervenção transformativa das relações sociais. A intervenção transformativa de contestação e construção influencia as relações oprimido-opressor que compõem as estruturas da realidade vivenciada.

A percepção crítica fundamenta-se em dois pressupostos: 1) As relações sociais têm que ser visceralmente reordenadas a fim de mudar o rumo do desenvolvimento que oprime os pobres e marginalizados; 2) São os pobres que vão ser o estopim dessa reordenação.

A valoração, que inspira a promoção humana de transformação, procede do aprofundamento da fé e do reconhecimento da justiça. Pois focaliza o ser mais, segundo o chamado de Deus a todos para a realização da dignidade humana. E, a fé renova a esperança na atuação de transformação.

TRANSFORMADO TRANSFORMAR Na promoção, os sujeitos do processo são todos os que procuram co-responsavelmente, e de modo sistemático, questionar, desafiar, descobrir e acompanhar um processo espiral de transformação libertadora da sociedade, pela experiência de participação solidária e reivindicatória. TRANSFORMADO TRANSFORMAR É na interação entre esses dois momentos que o oprimido conquista seu espaço para intervir na sociedade.

O sujeito-oprimido tem seu papel próprio, de revelar, denunciar e lutar contra as conseqüências vivenciadas das relações sociais injustas. O sujeito-agente outro papel, de facilitar a abertura de espaço para núcleos da base influírem sobre os sistemas dominados, a fim de reinventar a sociedade a partir de relações sociais justas.

A intervenção transformativa procede da abertura de espaço para pressionar as estruturas opressoras. É um espaço para ser, conquistado pelo ter, saber a fazer, através de contestação solidária e reivindicatória.

A promoção humana de transformação confronta estruturas profundas e inflexíveis que ultrapassam as fronteiras nacionais. A atuação é reprimida. A descoberta de opções de construção de relações sociais justas é incipiente e desarticulada. Pois, uma sociedade justa não é um estado fixo, estático. É a articulação entre relações sociais de economia, política e cultura, em vias de se tornarem mais justas na prática. Essa articulação exige uma renovação contínua do espiral de transformação. A caminhada segue com avanços e retrocessos .

QUEM PROMOVE QUEM NA TRANSFORMAÇÃO? Ninguém transforma ninguém, mas, juntos os oprimidos e seus opressores abrem caminhos para a transformação da sociedade, criando relações sociais justas. Esses sujeitos-oprimidos são os marginalizados, os atrasados, os necessitados, que enfrentam sua exclusão da sociedade a partir de um complexo quadro de relações sociais que traça a participação de cada um. Os sujeitos-agentes das práticas transformativas são os corajosos criativos, que ousam desafiar o status quo e idealizam a construção de uma sociedade justa.