FORMAS DE GOVERNO MONARQUIA, DEMOCRACIA E AUTORITARISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Competências e interligação
Advertisements

PROCESSO LEGISLATIVO Conceito:
O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL E OS DESAFIOS DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO Carlos Eduardo Lula.
Sistemas de Governo: Presidencialismo Parlamentarismo
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Teoria do Estado Contemporâneo Prof°:
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Componente Curricular:Políticas Públicas I
Professor – Dejalma Cremonese
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
PARLAMENTARISMO E PRESIDENCIALISMO.
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
Cidadania e Empregabilidade
Quem chefia o Estado? Cidadania e Empregabilidade.
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
REVISÃO DE PROVA PARA O SEGUNDO COLEGIAL
Tópico III – Princípios Fundamentais
Colégio dos Santos Anjos– 5º ano
Organização e Estrutura do Estado
Formas de governo As formas de governo, são as maneiras com que os órgãos fundamentais do Estado se formam, assim como seus poderes e relações. Aristóteles.
UNIDADE II: FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
Unidade 2 - Direito Constitucional
Organização Política e Administrativa de Portugal
Como o segundo reinado estabilizou o país?
Direito Constitucional I
Curso Direito à Memória e à Verdade
SISTEMAS DE GOVERNO aluna: LUCIA MARIA LOPES GHAZEL
O que é o Estado? Capítulo 16.
O ESTADO. Regimes Políticos Representativos Formas de Estado e Sistemas de Governo.
De que lado você pretende estar?? 1 PRIMEIRO VÍDEO: “Mãe Gentil” Alguma dúvida?? Pergunte!!
AUDA DO DIA Conceito de Estado e formas de Governo
ESTADO E GOVERNO.
Órgãos soberania.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
O reinado de D. Pedro II.
Direito Eleitoral – módulo I
FORMAS DE GOVERNO A análise das formas de governo é tida como conceitualmente distinta da análise referente às formas de estado ou de regime. Politicamente.
DEMOCRACIA Tradução literal: “governo do povo”. Ao longo da História, o conceito foi utilizado ideologicamente como “governo do povo, pelo povo e para.
1 CIÊNCIA POLÍTICA AULA 13. CIÊNCIA POLÍTICA AULA1 AULA 13.
Democracia Brasileira
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
C ONCEITOS Um auxílio para aulas de história. E STADO N ACIONAL Estado: Nacional Independente Autônomo Sempre é Tributário: Trabalho Produtos Espécie($)
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Divisão Orgânica do Poder – “Tripartição de Poderes”
Cozinheiros Da Economia
TEORIA DO ESTADO PARTE II
DA ORGANIZAÇAO DO ESTADO
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
O ESTADO. Teoria de criação do Estado Naturalista Aristóteles O Homem é naturalmente um animal político Contratualista Mais aceita Hobbes Locke Rosseau.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário.
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
Sistemas de Governo.
CONSCIÊNCIA POLÍTICA ELEIÇÕES
TEORIA GERAL DO ESTADO FORMA DE GOVERNO ESTADO SISTEMA REGIME POLÍTICO
DIREITO CONSTITUCIONAL Definição “Elaborado por um poder especial, denominado de ‘constituinte’, que se entende instituído pela vontade soberana de um.
PARADIGMAS CONSTITUCIONAIS
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
PMPR 4º CRPM 2ª CIPM CFSD DIREITO ADMINISTRATIVO E DISCIPLINAR INSTRUTOR: ASP. OF. PM RENAN GUILHERME FANTIN.
Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD).
CONSTITUIÇÕES DO BRASIL Maurício S. Gravina UCS 2015.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
1 CIÊNCIA POLÍTICA AULA 12. CIÊNCIA POLÍTICA AULA1 AULA 12.
O Estado brasileiro O Estado brasileiro. Sistemas de Governo  PRESIDENCIALISMO O presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IPLEIRIA.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
Transcrição da apresentação:

FORMAS DE GOVERNO MONARQUIA, DEMOCRACIA E AUTORITARISMO PARLAMENTARISMO, PRESIDENCIALISMO 3ª SÉRIE

FORMAS DE GOVERNO GOVERNO: refere-se à representação regular de políticas, decisões e assuntos de Estado por parte dos servidores que compõem um mecanismo político. FORMAS DE GOVERNO: modo como, no âmbito de um determinado Estado, se relacionam entre si os órgãos que exercem o poder político.

FORMAS DE GOVERNO MONARQUIA REPÚBLICA AUTORITARISMO DEMOCRACIA Sistema político no qual o chefe do Estado tem acesso ao supremo poder por direito hereditário. Sistema político no qual o chefe do Estado, que pode ser uma só pessoa ou um colégio de várias pessoas, é eleito pelo povo, quer direta, quer indiretamente. AUTORITARISMO DEMOCRACIA Sistema político no qual a participação popular é repudiada ou severamente restringida, não havendo mecanismo legal de resistência ao governo, ou para remover um líder do poder, é instituído. Sistema político que prevê a participação dos cidadãos na tomada de decisões políticas, geralmente através da eleição de representantes no governo.

FORMAS DE GOVERNO MONARQUIA REPÚBLICA VITALICIEDADE – Consiste no governo por tempo ilimitado e soberano; HEREDITARIEDADE – Consiste na troca de mãos do poder, seguindo uma linha sucessória; IRRESPONSABILIDADE – Consiste em isentar o monarca do dever de prestar contas ao povo ou a qualquer órgão político de suas decisões. ELETIVIDADE – Existem eleições para os governantes, em que o povo possa livremente exercer seu direito de escolha; TEMPORARIEDADE – Exercido por período limitado e determinado; RESPONSABILIDADE – Deve prestar contas de todos os seus atos políticos;

FORMAS DE GOVERNO MONARQUIA REPÚBLICA ABSOLUTISTA: monarca possui plenos poderes como Chefe de Estado e de Governo. CONSTITUCIONAL: Monarca cumpre função de Chefe de Estado e/ou Chefe de Governo PARTICIPATIVA/DIRETA: Todos os cidadãos participam ativamente dos processos decisórios da sociedade. REPRESENTATIVA/INDIRETA: sistemas políticos nos quais as decisões que afetam a comunidade são tomadas pelos membros eleitos pelo conjunto de cidadãos para essa finalidade.

FORMAS DE GOVERNO MONARQUIA REPÚBLICA ABSOLUTISTA: Arábia Saudita, Omã, Brunei, Catar, Suazilândia CONSTITUCIONAL: Inglaterra, Austrália, Bélgica, Espanha, Suécia, Japão Estados Unidos, Brasil, Argentina, China, Russia, Alemanha, Polônia, Congo

FORMAS DE GOVERNO é a forma de distribuição de poder e de responsabilidades entre o legislativo e o executivo desse relacionamento ou da distribuição de poderes surge o parlamentarismo ou o presidencialismo

FORMAS DE GOVERNO PARLAMENTARISMO PRESIDENCIALISMO Chefe de Estado x Chefe de Governo: o chefe de Estado, representado pelo monarca ou presidente da República, não participa das decisões políticas. A ele cabe a função de representar o Estado e atuar nos momentos de crise, indicando um novo primeiro-ministro para aprovação do Parlamento. O chefe de Governo, que exerce o poder executivo e é a figura política mais importante no parlamentarismo, é indicado pelo chefe de Estado e precisa ser aprovado pelo Parlamento para se tornar primeiro-ministro. Chefe de Estado = Chefe de Governo: o presidente da República representa o Estado, ao mesmo tempo em que exerce a chefia do Poder Executivo. Além disso, a responsabilidade pela determinação das diretrizes do Executivo é de exclusividade do presidente da República 8

FORMAS DE GOVERNO PARLAMENTARISMO PRESIDENCIALISMO Interdependência entre os Poderes Executivo e Legislativo: em primeiro lugar, o Gabinete de Governo reflete a maioria parlamentar. Segundo, se o partido a que pertence o primeiro-ministro conseguir manter a maioria no Parlamento, ele permanece no cargo. Caso contrário, o partido com maior número de cadeiras ganha o direito à chefia do governo, e um novo primeiro-ministro deve ser escolhido. Independência entre os Poderes Executivo e Legislativo: o presidente é escolhido pelo povo, não respondendo perante o Poder Legislativo, por um período determinado, ao fim do qual o povo é novamente chamado a escolher um novo governante 9

FORMAS DE GOVERNO PARLAMENTARISMO PRESIDENCIALISMO Queda do Gabinete por voto de desconfiança: se um parlamentar desaprova a política desenvolvida pelo primeiro-ministro (em sua totalidade ou em algum aspecto importante), pode propor um voto de desconfiança. Caso esse voto seja aprovado pela maioria parlamentar, o primeiro-ministro deve se demitir; se não o fizer, estará contrariando a vontade do povo, representada pelo Parlamento. Poder de veto: Como contrapeso entre os poderes, é concedido ao presidente a possibilidade de interferir no processo legislativo por meio do veto. Assim, os projetos aprovados pelo Congresso devem ser remetidos ao presidente da República para receber sua sanção, ou seja, uma manifestação de sua concordância. Se o presidente vetar o projeto, o Congresso precisa apreciar o veto mediante uma votação especial. 10

FORMAS DE GOVERNO PARLAMENTARISMO PRESIDENCIALISMO Possibilidade de dissolução do Parlamento: o Parlamento pode ser dissolvido pelo chefe de Estado, a pedido deste ou do primeiro-ministro, em ocasiões especiais: Baixo apoio parlamentar ao primeiro-ministro; Quando o primeiro-ministro recebe um voto de desconfiança do Parlamento, que na verdade se acha em desacordo com a vontade popular. Indissolubilidade do Congresso/Parlamento: no presidencialismo, em virtude da separação dos Poderes, o Congresso – Poder Legislativo – não pode ser dissolvido pelo Poder Executivo por convocação de eleições gerais, como no parlamentarismo. 11

12

LEGITIMIDADE E REPRESENTATIVIDADE o regime presidencialista baseia-se na divisão dos poderes, onde o executivo não deve satisfações ao Congresso essa independência pode gerar uma ditadura a prazo fixo no parlamentarismo os poderes se concentram em mãos do parlamento. para que essa concentração de poderes não gere uma oligarquia é preciso que o parlamento seja fiel ao povo

VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS SISTEMAS o parlamentarismo politiza o povo e o torna fiscal mais eficiente, corrupção tende a acabar é indispensável para o parlamento que os partidos sejam mais organizados e que haja fidelidade partidária no presidencialismo, os partidos podem ser fortes e controlar os executivos por suas bancadas parlamentares os presidentes têm mandato fixo; os primeiros ministros podem governar indefinidamente, enquanto tiverem maioria parlamentar

PRESIDENCIALISMO OU PARLAMENTARISMO 23 de março de 1988 ... o melhor sistema de governo é aquele que o povo quer; é o presidencialismo, sem dúvida nenhuma. (Humberto Lucena) ... a miséria que aí está não foi obra do parlamentarismo do Império. É a obra da República. É a obra do presidencialismo. (Nelson Carneiro)