O Índice Garfield-Hirsch de impacto científico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lilian Calò BIREME/OPS/OMS
Advertisements

Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO: GRANDE ÁREA DE SAÚDE Triênio 2004/2006
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Iniciação Científica Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses e Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
UNICEUMA- CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO DISCIPLINA- INFORMÁTICA MÉDICA CURSO: MEDICINA Portal da Capes FRANCISCA WANY.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Análise de periódicos Franciele Scaglioni da Cruz – 42859
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Março 2006 Lisboa1 Helena Donato Estudos bibliométricos uma nova competência para as bibliotecas.
“A beleza do Trabalho” de Sônia Fernandes
Sistema de Indicadores
O PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro.
Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
Conteúdo Porque os cientistas escrevem? Porque os cientistas escrevem? Organização de um artigo de pesquisa Organização de um artigo de pesquisa Outros.
Alexandre Souto Martinez
AUTORIA E ÉTICA EM TRABALHOS CIENTÍFICOS
Produção e publicação de trabalhos intelectuais qualificados
Indicadores de produção científica
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
Journal of Citation Reports Recursos B-on Journal of Citation Reports Saber usar Novembro,2008.
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
Copyright 2006 Thomson Corporation 1 Web of Knowledge Web of Science (WoS) Deborah Dias Thomson Scientific.
& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES
Indicadores de qualidade de produção científica
XVII Curso de Editoração Científica da ABEC
Um segmento dedicado à comunicação científica
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
SciELO – FAPESP 27 de Setembro de Carlos Augusto Monteiro Editor Científico Professor Titular, Departamento de Nutrição Faculdade de Saúde Pública.
FORUM DE ÁREAS - SAÚDE PROF. DR. DÉCIO DOS SANTOS PINTO JR PROF. DR. DOMINGO M. BRAILE VII WEC VI SSEP.
Métrica do Qualis: Exemplo da Química. Jornal da Ciência, Julho 2009.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
O desempenho dos periódicos brasileiros no JCR e SciELO Abel L. Packer Coordenador do Programa SciELO / FAPESP Assessor de Informação e Comunicação em.
Avaliação da produtividade em pesquisa pelo CA de Psicologia do CNPq: Uma proposta de discussão com a comunidade científica Terezinha Féres-Carneiro PUC-Rio.
Introdução à análise bibliométrica
Bolsas – IC, MS e DR Decomposição 19/02/2009. Pauta 1. Decomposição 2. Termos, temas e indicadores 3. Respondentes 4. Quase-experimento – grupos de controle.
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Campus de Botucatu Análise de citações Luciana Pizzani.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Química Conceito.
MANUAL DO CURRÍCULO LATTES
PROPESP Avaliação da Pesquisa e Pós-graduação Atividade Científica & Tecnológica N o de artigos, livros, patentes, etc N o grupos de pesquisa - CNPq N.
DISCIPLINA – RI.I QUALIS : PERIÓDICOS
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008)
ISI Web of Knowledge TM CBD0201Recursos Informacionais II Brasilina Passarelli Abraão Antunes JP de Quadros Otávio Rossato Paula Souza.
Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Campus de Botucatu Índice H Luciana Pizzani Rosemary.
Panorama atual da Matemática no Brasil
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Pesquisa Bibliográfica
Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Campus de Botucatu Fator de Impacto Luciana Pizzani.
DIFERENÇA DE DISSERTAÇÃO E TESE Metodologia de Pesquisa em Computação Engenharia de Computação PUC - Campinas Seminário Grupo 1 1.
Apresentação REVISTAS Alexandre Lucas 2º. Trimestre
Ministério da Educação FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Ailton Bispo Doutorando em Administração – PPGA/UnB Visão Geral do Mendeley para o Grupo de Pesquisa IMPACTO da Universidade de Brasília.
1 factor de impacto de revistas científicas 23 de Abril 2008 Biblioteca da UA.
Divulgação Científica -Aula 7-
Transcrição da apresentação:

O Índice Garfield-Hirsch de impacto científico Leonardo Hipólito Diniz Soares Osame Kinouchi Laboratório de Divulgação Científica e Cientometria DFM – FFCLRP – USP

Avaliação qualitativa vs avaliação quantitativa Avaliação qualitativa = avaliação subjetiva? Avaliação quantitativa = avaliação objetiva? Tese 1: A avaliação qualitativa inclui a avaliação quantitativa: não devemos avaliar apenas quantitativamente, mas não podemos avaliar menos que quantitativamente, Tese 2: Quanto maior o número de índices quantitativos, maior a aproximação e correlação com avaliação qualitativa. Tese 3: Avaliação qualitativa = estatística subconsciente?

Avaliação Multidimensional γ h Etc… Número de orientados

Avaliando a produção bibliográfica Quantidade: Número de artigos e citações Qualidade: Impacto na dinâmica científica (contribuição incorreta ou polêmica mas que promove novas pesquisas) Impacto científico permanente (contribuição correta e fundamental) Originalidade e Criatividade (contribuição interessante e que não seria feita por outros)

Avaliação (qualitativa/quantitativa) Aprovação em disciplinas Aceite de estudantes em Escolas e Workshops Bolsas de IC, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado Prêmios acadêmicos Concursos acadêmicos Bolsas de produtividade Prêmios científicos

Exemplo Capes realiza solenidade de entrega do Prêmio Thomson Reuters No dia 17 de setembro, representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Thomson Reuters se reuniram na sede da Capes, em Brasília, para a entrega do Prêmio Thomson Reuters de Produtividade de Impacto Científico, que reconhece pesquisadores vinculados a instituições brasileiras, autores dos artigos mais citados nos últimos cinco anos, segundo a análise bibliométrica do Thomson Reuters High Impact Papers. Também foi premiado o autor do melhor trabalho na área de Bibliometria e Cienciometria e o bibliotecário que mais se destacou na divulgação do Portal de Periódicos e da base Web of Science em sua instituição. Considerado o melhor trabalho na área de Bibliometria e Cienciometria, Pablo Diniz Batista recebeu o prêmio pelo artigo Is it possible to compare researchers with different scientific interests?, publicado no periódico Scientometrics.

Novos índices bibliométricos h de Hirsch (2005) g de Eggs (2006) hI de Batista, Campiteli, Kinouchi e Martinez (2006) – Prêmio Capes/Reuters-Thompson de 2009. F de fulaninho… etc γ de Garfield-Hirsch (2010)

Índice de Hirsch (2005) Artigo com mais de 600 citações na WoS. Um pesquisador tem índice de Hirsch h se possui h papers com pelo menos h citações. Generaliza-se para grupos de pesquisa, programas de pós- graduação, revistas (“Abaixo o FI e o Qualis!”), países, tópicos quentes de pesquisa etc. Generaliza-se como medida de centralidade para redes complexas com ótimos resultados (Campiteli, Holanda, Soles, Soares and Kinouchi, 2010), por exemplo, ranking de Twitters.

Quem é o maior físico do século XX? (uma questão não científica)

Limitações do índice de Hirsch Depende do tempo de carreira do pesquisador Depende de área e sub-área de pesquisa Depende do número de co-autores Afetado por auto-citações Etc… Obs: os índices tradicionais como N, C, C/N etc são ainda menos robustos

Índice h: produtividade ou impacto científico? Se Einstein tivesse morrido em 1906: h = 10 eternamente! Albert Einstein (h=50) vs Hirsch (h=52): verdadeiro positivo MS El Naschie: N = 302, C = 4507, h = 34: falso positivo Ernest Ising: N = 2, h = 1: falso negativo Juliana M. Kinouchi: N = 2, h =1 : verdadeiro negativo

Índice γ de Garfield-Hirsch Número de papers N mede produtividade (papirofilia, velocidade de escrita, número de colaboradores etc.), não impacto científico Número de citações C pode medir impacto, mas também pode gerar falsos positivos (efeito bola de neve, efeito Mateus, autocitações, citações de amigos, citações sugeridas pelo editor ou referees dos papers do editor e referees...) Motivação para um novo índice: Filosofia do Page Rank do Google Idéia de Garfield: Medir impacto científico pelo fato do trabalho ser citado por trabalhos importantes (2a geração de papers) Idéia de Hirsch: X com pelo menos X Idéia de Kinouchi: Juntar as duas coisas e criar um índice melhor que o índice de Hirsch...

Como calcular o índice γ na WOS Busca por autor: “Miguel Nicolelis” Clique em “Citation Report” Clique em “Citing Articles” Ordene por número de citações Quando o (K+1)-ésimo artigo tiver menos que K+1 citações: γ = K Miguel Nicolelis N= 174, C = 5458, CA = 3406, h = 39, γ = 118, γ’ = 115 Mohamed S. El Naschie N= 302, C = 4507, CA = 1160, h = 34, γ = 37, γ’ = 25

γ versus h

Predição de prêmios científicos Lista de físicos eminentes de Hirsch (2005) Lista de físicos mais citados da WOS (amostra aleatória de 33 pesquisadores) Lista de prêmios Nobel de Física (1988-2009) Ranqueamento por g prediz melhor o recebimento de prêmios científicos (Nobel, Wolf, Boltzmann, Dirac) do que o ranqueamento pelo índice de Hirsch ou outros índices Aplicação importantíssima! Bolsa de apostas de Londres

Coeficiente de Variação em Nobels

Predição de Prêmios Nobel e Boltzmann

γ vs C Detecta-se falsos positivos: alto C mas baixo γ Detecta-se automaticamente homônimos na lista Most Cited Authors da Web of Science

Agradecimentos À CAPES (pelo prêmio Thomson-CAPES e pelo PROAP) Ao CNPq (pelo auxílio ao Laboratório de Divulgação Científica e Cientometria, bolsa PIBIC do Leo e bolsa PQ) Ao DFM (pelo espaço físico do LDCC/FEBiC) A todos, pela presença...