Docência do Ensino Superior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP de novembro de 2010.
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA
Introdução a Engenharia de Software de Sistemas Multi-Agentes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
O ESDE COM QUALIDADE.
Orientação – acesso ambiente virtual
Administração de Marketing 1
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
TEORIA DE CONTROLE II (CEL039) Apresentação do Curso
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
ELABORAÇÃO DE PROJETOS


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Curso Comércio exterior e investimento (Economia Internacional II)
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Metodologia do Trabalho Científico
Questionário de Avaliação Institucional
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Tecnologia em Logística
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Curso de Docência Universitária
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Prof. Ivan Bursztyn Coordenadores do curso:
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Flexibilização Curricular
CURSO DE INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES
Curso de Especialização em Educação a Distância
Rodrigo Pacca / Daniel Novaes Desenvolvendo o Empreendedorismo na Universidade.
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 1
EM PORTUGAL E NO BRASIL: CONTEXTOS EDUCACIONAIS PÚBLICOS
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
IF696 - Integração de Dados e DW
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Cronograma de Atividades
Top. Esp. em Teoria e Análise do Discurso
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Rio Verde - Goiás - Brasil
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
Formação de Tutores a Distância
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A VISÃO DOS DISCENTES Rhaisa Nathalia França André PIBIT/CNPQ Prof.ª Dra.ª Márcia Helena de Souza Freire;
Odilei Avelino dos Santos
Docência do Ensino Superior Contexto Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Docência do Ensino Superior Contexto Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Docente: Dr. Arthur Vianna
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Faculdade Piaget - Brasil
Copyright © 2010 by Cornachione, Casa Nova & Nogueira 1 Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #
Docência do Ensino Superior
Docência do Ensino Superior
Transcrição da apresentação:

Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova silvianova@usp.br

Apresentação Questões Expectativas Necessidades

Questões EDUCAR APRENDIZAGEM ENSINAR PEDAGOGIA

Expectativas Duas coisas em comum na turma: não somos professores, estamos professores. Sente-se uma contadora atuando como professora. Os cursos de mestrado e doutorado não preparam ninguém para ser professor. O que se leva para sala de aula é o que se vive e, no caso da turma, é o profissional. Para dar aulas procura copiar seus melhores professores. Acha que tão ou mais importante que o conteúdo é como o conteúdo é distribuído aos alunos. Vê que há professores que tem conhecimento mas não conseguem transmiti-lo. Percebe o professor como facilitador da transmissão de conhecimentos.

Expectativas Achava que para ser bom professor era preciso dominar o aluno a matéria. Métodos alternativos de avaliação. Falta de interesse: como despertar interesse do aluno. Como o aluno aprende. Fórum de discussão: o que é um bom professor? Quer entender os estímulos que levam o aluno a buscar aprender.

Visão do curso Características dos alunos Currículo Contexto Processo de Aprendizado Resultado do Aprendizado

Objetivos Analisar e entender diferentes concepções curriculares e implementar metodologias de ensino inseridas no contexto do ensino superior brasileiro. Servir como ambiente de reflexão da prática do ensino superior e, em especial, em contabilidade. Construir as bases de uma linha de pesquisa em Ensino da Contabilidade.

Conteúdo Programático Introdução e apresentação Concepções de ensino superior Estudantes universitários Currículo – conceitos e objetivos Conteúdo Modalidades didáticas Novas Tecnologias aplicadas a Educação Avaliação: alunos, professores e de curso

Atividades Aula prática Entrevista com alunos Construção de um programa de disciplina Análise do currículo de um curso Apresentação de seminários Currículo Oculto Respostas a perguntas Avaliação da experiência Elaboração de artigo

Planejamento do curso Cronograma: Data Conteúdo Atividade 06/ago Introdução/Apresentação   13/ago Contexto e Concepções de Ensino Superior Artigo e Pesquisa 20/ago Estudantes Universitários Apresentação, Dados FUVEST e Discussão 27/ago Entrevistas com alunos – Seminário 1: Tany 03/set Currículo – Conceitos e Objetivos Seminário 2: Rodrigo 10/set Semana da Pátria 17/set Atividade Individual - Projeto de Artigo 24/set Análise de Currículos/Currículo Internacional 01/out Seminário 3 - 08/out Modalidades Didáticas Seminário 4: Silene 15/out Caso de Estudo 22/out PBL - USP Leste 29/out Consagração ao Funcionário Público 05/nov Novas Tecnologias aplicadas a Educação Palestra 12/nov Avaliação Seminário 5: Daniel 19/nov Avaliação do aluno e do professor Seminário 6 - 26/nov Avaliação do curso Aulas Práticas e Discussão 03/dez Encerramento – Avaliação Final 10/dez Outras atividades, se necessário Notas e Frequências

Avaliação Leitura de textos, Atividades online, Entrevistas com alunos da graduação, Preparação e apresentação de aulas práticas e seminários, Artigo sobre um tema de interesse no ensino contábil, Relatório os participantes avaliarão a experiência na disciplina.

Moodle Próximos Passos Cadastro! [Número USP] http://moodle.stoa.usp.br/ Cadastro! [Número USP]

Recursos no Moodle Acesso a Leituras indicados Forum para participação Material para elaboração dos Seminários Questões Videos Outros....

Aquecimento para próxima sessão: Histórico e Reflexão Origem: Idade Média, França (Paris) e Itália (Bolonha) Características: built of men >> sociedade de estudantes “Historically, the word university has no connection with universe or the universality of learning; it denotes only a totality of a group (...) The students of Bologna organized such a university first as means of protection against townspeople (...) Victorious over the townsmen, the students turned on ‘their other enemies, the professors’.” Herança: instituição, noção do estudo organizado em currículos, a organização em faculdades >> “but no substitute has been found for the university in its main business, the training of scholars and the maintenance of tradition of learning and investigation”.