Composição Fotográfica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras geométricas Se olhar ao seu redor, você verá que os objetos têm forma, tamanho e outras características próprias. As figuras geométricas foram.
Advertisements

A LINHA © antónio de campos, 2011.
Uma selecção pessoal, elaborada por Luis Pitta
O TABULEIRO de xadrez na posição inicial
Análise de Imagem (Martine Joly)
Capítulo 3 - Aplicações das Derivadas
INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA
COMPOSIÇÃO A composição é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes da fotografia. Por isso, a primeira decisão que o fotógrafo tem que tomar é o que.
Paisagismo - Horticultura
Design e Criação de Personagens
Design e Criação de Personagens
COLÉGIO DOS SALESIANOS DE POIARES
Composição e Projeto Gráfico
Fundamentos da Linguagem Visual
Introdução aos Princípios e elementos de design
Introdução É simples colocar a cor em projetos? Porque? - Complexidade.
Editoração Eletrônica e Diagramação
Detalhando o Princípio da Estética
AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores.
ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO DE UMA IMAGEM
Como Fazer Um Cartaz!.
Fundamentos Corel Draw Aula I Prof. David Bianchini
XADREZ O JOGO DE XADREZ DESENVOLVE A IMAGINAÇÃO, A CONCENTRAÇÃO E CONTRIBUI PARA FORMAR O ESPÍRITO DE INVESTIGAÇÃO, ALÉM DE INSTIGAR A CRIATIVIDADE E DESENVOLVER.
Clique espaço para continuar
FORMAS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
A minha primeira apresentação…
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
A COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
A cor.
LISTA DE EXERCÍCIOS – TEOREMA DE PITÁGORAS / POLÍGONOS
COMPOSIÇÃO VISUAL.
COMPOSIÇÃO & enquadramento
Oficina de Fotografia 1.
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
Princípios de Cinemática
Introdução ao Projeto de Arquitetura
PORTIFÓLIO.
DIAGRAMAÇÃO Disciplina: Oficina de Produção Gráfica
COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
Fotografia.
Elementos da Linguagem Visual LINHA
Apenas um vaso ou duas pessoas se olhando?
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS
As linhas estão paralelas? ou não ?
Constuções Geométricas Básicas
Composição fotográfica i / ii
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS V
Fotografia Publicitária II
Idéia tirada do site “ photoshop-dragon.com”
Aprendendo Xadrez online
Perspetiva frontal É uma representação formal em que o observador se encontra de frente para o objeto .
Representação gráfica dos dados estatísticos
As linhas oblíquas são paralelas entre si?
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 7º ano
Fundamentos Aula II Prof. David Bianchini Profa. Luana M Zwanziger
DESENHO DE OBSERVAÇÃO.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Técnicas de Fotografia Prof. Lucas Alves
Composição fotográfica III
Quadrados Giovanni Julia Stockler Maria Vitoria Milani 8º B.
Aula 001. Ambiente de Trabalho Entre em lay out e configure sua página de trabalho Observe as medidas.
Luz.
Aspectos a ter em conta:
Corel Draw Fundamentos Segunda Aula Prof. David B.
Princípios de Composição Plástica
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Ilusões de Óptica. Algo parece mover-se nesta imagem:
Educação Visual e Tecnológica Elementos Visuais da Forma
TÉCNICAS BÁSICAS DE FOTOGRAFIA Oficina Fotografia na sala de aula: a aprendizagem pelas lentes do aluno Projeto Escolas Rurais Conectadas | Fundação Telefônica.
Transcrição da apresentação:

Composição Fotográfica

O formato da fotografia é um retângulo: horizontal ou vertical O formato da fotografia é um retângulo: horizontal ou vertical. Dentro da foto podemos ajustar a forma do tema. Existem três formas básicas: o círculo, o triângulo e o retângulo.

Edward Weston Nu, 1936.

1935

Luiz Braga Rapaz e cão em Carananduba, 1990

Todas as secundárias são deformações ou adições das formas primárias.

Jean Dieuzaide Minha aventura com piche, 1958.

Arnold Newman Igor Stravinsky, Nova York, 1946

Edward Weston Pimentão, 1930.

As formas possuem linhas curvas ou retas, verticais, horizontais ou diagonais. As sombras funcionam como linhas.

A linha tem comprimento e posição (horizontal, vertical e diagonal), direção (move nossos olhos e nossa mente pelo espaço pictórico), cria formas, tem grande poder expressivo. Existem dois tipos de linha: a linha implícita (imaginária que conecta os objetos) e a linha explícita.

Freeman Patterson

Alexander Rodchenko Escadas, 1930.

John Batho Deauville, 1977.

Henri Cartier-Bresson França, 1932

Walter Firmo

A forma no espaço. O Espaço é um elemento da composiçãofotográfica. Quando escolhemos um único centro de interesse, podemos inserí-lo em uma quantidade enorme de lugares:no meio, do lado direito, do lado esquerdo, em cima, embaixo.

Eder Chiodetto Haroldo de Campos, 1999.

Haruo Ohara Londrina, Paraná, início da década de 50.

Bruce Davidson Sem título, East 100th Street, 1966.

Ao adicionar um segundo tema, o espaço entre os dois temas torna-se mais importante para o quadro. Ele ajuda a estabelecer a relação ou a falta de relação entre eles.

Cornell Capa San Salvador, 1970

Robert Doisneau Olhar oblíquo, Paris, 1948.

Perspectiva Nos induz à ilusão de espaço tridimensional em uma superfície plana. Algumas fotos parecem pular de suas molduras e vir em nossas direções, outras parecem nos puxar para dentro.

David Hum Estados Unidos, 1980

Cristiano Mascaro São Paulo, 1983

Contraste Pode se dar pelo tamanho, pela forma, pela cor, pela textura, pela direção ou pelo conteúdo.

Paul Lowe Ruanda, 1995

Eli Reed Tanzania, 1995

Enquadramento

Horst P. Horst Nova York, 1987 Close

Plano Médio

Plano Aberto

Franco Fontana Paisagem, 1975. Panorâmica

LUZ Na fotografia em preto e branco é o contraste dos tons - os graus de intensidade da luz - que revela e define as formas, texturas, linhas e perspectiva.

Contraste tonal tem a ver com a qualidade e a direção da luz Contraste tonal tem a ver com a qualidade e a direção da luz. Qualidade: dureza ou suavidade.

Luz e Textura O Fotógrafo não pode reproduzir a estrutura de uma superfície - granulosa, lisa áspera - ele pode tocar nosso senso tátil e nos fazer como se pudéssemos sentir a textura.

Luz e Forma A luz cria forma estabelecendo áreas de tons que contrastam com as áreas contíguas ou arredores. O contra-luz produz um halo, uma margem de luz em torno dos objetos, delineando suas formas.