DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Projeto “ A Televisão” Escola Estadual Maria José
Currículo e Formação Docente
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS EDUCANDOS DA EJA
MISSÃO: formar professores de educação física
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
I SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Prefeitura municipal de Imperatriz
Universidade Federal do Amapá
Desenvolver Por uma Nova Escola.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
Portfólio de Estágio Supervisionado
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Etec “Cel. Fernando Febeliano da Costa”- Industrial
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Disciplina: Estágio Supervisionado I
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS ESALQ- USP
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Aula 1. Curso de Licenciatura em Pedagogia Reconhecimento pela Portaria MEC nº 92/2012 publicada no DOU de 18/06/2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
Prof. José Roberto Medina
INTRODUÇÃO ..
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Professor: José Medina
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Professor Douglas Pereira da Silva
Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
Docentes Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
vídeo
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
Documentos e Propostas legais
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa Discussão/reflexão sobre os recursos didáticos e as práticas de ensino na Educação Física Escolar. Bibliografia de referência: FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro. Scipione, São Paulo, 1990. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez, São Paulo, 1996. PILETTI, Claudino. Didática geral. Editora Ática. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física. DP&A, Rio de Janeiro, 2001. NEIRA, Marcos Garcia. Desenvolvendo Competências em Educação Física. Guarulhos: Phorte, 2001. ________. Educação Física para o Ensino Médio. Guarulhos: Phorte, 2003

AFINAL, O QUE É ...? O que é didática? Para que serve a didática? Quando o professor tem didática? Existe professor sem didática? Quais os elementos centrais da didática? A Ed. Física exige uma didática específica? Por quê? Quais os recursos didáticos mais utilizados na Ed. Física Escolar? Qual sua opinião sobre esses recursos/estratégias didáticas?

TRABALHO 1 REALIZAR PESQUISA SOBRE AS QUESTÕES ANTERIORMENTE APRESENTADAS E ELABORAR UM TEXTO CRÍTICO COM AS SEGUINTES CARACTERISTICAS: Mínimo 10 pags. Digitado em PC, espaço 1,5 times new roman Capa + sumário + introdução, desenvolvimento (pesquisa) e conclusões + bibliografia Prazo de entrega: 11/04/2009 Obs.: pesquisa pode ser apresentada na forma de artigo ou pôster no III CNEF

A didática do professor de Ed. Física A teoria do professor democrático A teoria do professor conservador A teoria do professor Capitão Nascimento A teoria do professor Revolucionário A teoria do professor “cansado” A teoria do professor amigão A didática do PROFESSOR PESQUISADOR A didática do PROFESSOR COM COMPROMISSO SOCIAL

DISCUSSÃO: Qual o objeto de estudo da EDUCAÇÃO FÍSICA ?

Qual objeto de estudo da Educação Física Escolar? Problemas: Não há consenso sobre objeto de estudo. Escassez de pesquisas aprofundadas na área. Programas de pós-graduação são poucos. a política educacional e a cultura nacional vê a Ed. Física como disciplina de menor valor na formação dos alunos.

Preparação Física? Desenvolver fisicamente e socialmente nossas crianças, assim se faz uma nação melhor!

Iniciação esportiva? Nossa escola se prepara para jogos estudantis...

Recreação? O lúdico deve ser o aspecto mais valorizado no desenvolvimento infantil.

Esporte de alto nível? O Brasil precisa de mais e melhores atletas!

Lazer? A recuperação do stress gerado pelo trabalho/estudo é fundamental para aliviar tensões sociais

CULTURA REGIONAL?

PROMOÇÃO DA SAÚDE ? 1º PROBLEMA: O QUE É SAÚDE? 2º: É possível ser completamente saudável? 3º: atividade física por si só não promove saúde.

Anatomia, fisiologia, cinesiologia?

DANÇA ? Licenciatura em dança: reserva de mercado?

Aula no CAP Experiência Prática:Grupos de 04 pessoas: Na quadra do CAP, cada grupo deverá desenvolver 02 atividades práticas com bolas, tendo como referência o método didático do professor Tradicional/Conservador.

Trabalho 2 Realizar uma pesquisa e produzir um texto crítico sobre os recursos didáticos e as metodologias de ensino mais empregadas na Educação Física Escolar. 1ª fonte de pesquisa: alunos do curso de especialização em Ed. Física escolar da UFPE Prazo de entrega: 06/06/2009 Obs.: pesquisa pode ser apresentada na forma de artigo ou pôster no III CNEF