PROGRAMA.

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Transcrição da apresentação:

PROGRAMA

O R I G E N S 1 9 5 0 JAPÃO DO PÓS GUERRA KAORU ISHIKAWA

O B J E T I V O S melhorar a qualidade de vida dos funcionários, transformando o ambiente da empresa, e a atitude das pessoas; aumentar a produtividade da instituição, diminuindo desperdícios, e reduzindo custos.

5S O QUE É O PROGRAMA SEIRI DESCARTE SEITON ARRUMAÇÃO SEISSO LIMPEZA SEIKETSU SAÚDE SHITSUKE DISCIPLINA 5S

D E S C A R T E PARA QUE SERVE S E I R Manter no local apenas aquilo que é necessário e adequado às atividades e ao ambiente de trabalho.

DESCARTE Verificar o que é útil e necessário. COMO PRATICAR Verificar o que é útil e necessário. Separar aquilo que não tem utilidade para o setor. Descartar o que não serve, disponibilizando para outro setor.

DESCARTE Desocupa espaços. Torna mais visíveis os materiais RESULTADOS Desocupa espaços. Torna mais visíveis os materiais realmente utilizados. Torna o ambiente mais claro, confortável e fácil de limpar. Evita a compra desnecessária de materiais. Aumenta a produtividade. Prepara o ambiente para a segunda fase.

A R R U M A Ç Ã O PARA QUE SERVE S E I T O N Arrumar e ordenar aquilo que permaneceu no setor por ser considerado necessário.

ARRUMAÇÃO Analisar onde e como guardar as coisas. COMO PRATICAR Analisar onde e como guardar as coisas. Definir critérios para organizá-las. Definir lugar e modo adequados de guardá-las. Padronizar os nomes dos objetos. Criar um sistema de identificação visual. Manter tudo em seus lugares após o uso.

ARRUMAÇÃO Racionaliza os espaços. RESULTADOS Racionaliza os espaços. Facilita o acesso aos materiais e equipamentos reduzindo o tempo de busca. Evita estoques em duplicidade. Racionaliza a execução das tarefas. Melhora o ambiente de trabalho reduzindo o esforço físico e mental. Prepara o ambiente para a terceira fase.

L I M P E Z A PARA QUE SERVE S E I O Deixar o local limpo e as máquinas e equipamentos em perfeito funcionamento.

LIMPEZA Fazer uma faxina geral. COMO PRATICAR Fazer uma faxina geral. Acionar regularmente o pessoal da limpeza. Acionar regularmente o pessoal da manutenção. Desenvolver hábitos de limpeza. Limpar os objetos antes de guardá-los.

LIMPEZA Conscientiza sobre a necessidade de manter RESULTADOS Conscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado. Cria um ambiente de trabalho saudável e agradável. Melhora a imagem do setor, da instituição e, por extensão, dos funcionários. Incrementa a qualidade de vida na instituição. Prepara o ambiente para a quarta fase.

S A Ú D E PARA QUE SERVE S E I K T U Desenvolver a preocupação constante com a “higiene em sentido amplo”, tornando o local de trabalho saudável e adequado às tarefas desenvolvidas.

SAÚDE Praticar sempre os 3S anteriores. COMO PRATICAR Praticar sempre os 3S anteriores. Melhorar as condições ambientais de trabalho. Promover o respeito mútuo. Cuidar sempre da saúde e higiene pessoal. Criar um ambiente de trabalho harmonioso.

SAÚDE Reduz acidentes. Melhora a saúde geral dos funcionários. RESULTADOS Reduz acidentes. Melhora a saúde geral dos funcionários. Eleva o nível de satisfação dos funcionários. Facilita as relações humanas. Divulga positivamente a imagem do setor, da instituição e dos funcionários. Prepara o ambiente para a quinta fase.

D I S C I P L I N A PARA QUE SERVE S H I T U K E Melhorar constantemente. Desenvolver a força de vontade, a criatividade e o senso crítico. Respeitar e cumprir o estabelecido.

DISCIPLINA Disciplinar a prática dos “S” anteriores. COMO PRATICAR Disciplinar a prática dos “S” anteriores. Compartilhar objetivos. Difundir regularmente conceitos e informações. Cumprir as rotinas com paciência e persistência. Incorporar os valores do Programa 5 S. Criar mecanismos de avaliação e motivação. Participar dos programas de treinamento.

DISCIPLINA Elimina o controle autoritário e imediato. RESULTADOS Elimina o controle autoritário e imediato. Facilita a execução das tarefas. Propicia resultados de acordo com o planejado. Propicia o crescimento pessoal e profissional. Melhora os serviços e as relações pessoais. Prepara a instituição e os funcionários para os Programas da Qualidade mais abrangentes.

O “5 S” E A CIDADANIA REEDUCAÇÃO ADOÇÃO DE VALORES - ÉTICA APLICAÇÃO ABRANGENTE transcende o ambiente de trabalho REFLEXÃO sobre a ação do indivíduo enquanto cidadão TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE