Psicologia da Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
Advertisements

TEORIA COMPORTAMENTAL
Características Biográficas:
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Correntes teóricas da aprendizagem
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Psicologia do Desenvolvimento
Teorias de Ensino COMPORTAMENTALISMO Modelos Teóricos de Aprendizagem:
Organizações de Aprendizagem
EDUCAÇÃO e seus sentidos
A teoria Behaviorista sobre as ações
Perspectivas Teóricas no Desenvolvimento Motor Prof. Luciano Basso
TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Behaviorismo.
Psicologia do desenvolvimento e teorias da aprendizagem Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem.
3 Teorias da Aprendizagem Matemática
Teoria Psicogenética de Piaget
Terapia(s) Comportamental(is)
Aula 3 –Behaviorismo Comportamentalismo
Estuda o desenvolvimento do ser humano
R = Resposta = Comportamento
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
O que é Aprendizagem?.
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Psicologia da Personalidade II
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
BEHAVIORISMO (Psicologia do Comportamento)
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
Teorias da Aprendizagem
Quiz Psicológico JOGAR REGRAS SAIR.
Watson e o Comportamento
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
O objecto da Psicologia
Behaviorismo Metodológico: Proposta de Watson
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Psicopatologia da Inteligência
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O fator humano nas organizações
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
O BEHAVIORISMO DE SKINNER Profª: Ana Paula Ferreira
Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
Capítulo 6 Funcionalismo: as influências anteriores
Teorias e Sistemas em Psicologia –
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Desenvolvimento motor
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
OS BEHAVIORISMOS.
Psicologia, Infância e Educação
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

Psicologia da Aprendizagem Diferentes abordagens

Abordagem Inatista-maturacionista

HERANÇA GENÉTICA Fatores hereditários são mais importantes para o desenvolvimento da criança do que os fatores relacionados à aprendizagem e à experiência.

Binet (1857) – inteligência como aptidão geral, que independe das informações ou experiências adquiridas. Gesell(1880) – formas de comportamento (evolução) Comportamentos e habilidades típicos de cada idade.

De acordo com essa abordagem... APRENDIZAGEM depende do desenvolvimento (maturação, pensamento, nível de inteligência) Idade precisa para aprender certos conteúdos. Prioridade dos fatores de maturação sobre os fatores de aprendizagem.

Pesquisando a criança... Testes de QI (Quociente Intelectual) Binet QI = idade mental x 100 idade cronológica

Pesquisando a criança... Elaboração das escalas de desenvolvimento Gesell Evolução do comportamento da criança (postura, locomoção, ação de agarrar, jogos, condutas sociais) Tentativa de estabelecer que comportamentos eram típicos de cada idade

“O desenvolvimento é o conjunto de fenômenos que ocorrem para que o indivíduo seja capaz de realizar funções cada vez mais complexas” , Arnold Lucius Gesell. (Pagina 3 e 4)

Abordagem Comportamentalista Importância de fatores externos, do ambiente e da experiência sobre o comportamento da criança. Estudo do comportamento humano e animal

John Broadus Watson COMPORTAMENTO – resposta do organismo a algum estímulo presente no meio ambiente. RELAÇÃO estímulos – resposta O que acontece entre um dado estímulo e uma dada resposta não pode ser observado e não interessa aos psicólogos comportamentalistas.

Burrthus Frederic Skinner 1904, psicólogo norte-americano Interessou-se pela análise da aprendizagem verbal, pelo adestramento de pombos, pelas máquinas de ensinar e pelo controle de comportamento mediante esforço positivo.

Skinner... Aprendizagem por condicionamento clássico Comportamento e estímulo determinados

Aprendizagem por condicionamento operante Apóia-se em reações provocadas por estímulos

Pesquisas de Watson A aprendizagem de comportamentos emocionais A maioria das reações emocionais das pessoas é aprendida a partir da influência do ambiente.