PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PARTE III – ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Advertisements

O PROCESSO ADMINISTRATIVO E SUAS TEORIAS
Teorias da Administração
Abordagem Clássica da Administração Frederick Winslow Taylor,
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Taylor e Fayol.
Teoria Clássica da Administração
Administração Científica
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
Teoria Neoclássica da Administração
Revisão das Teorias Da Administração.
DE FAYOL A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
Qualidade em Serviços de Informação
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Administração Científica
APRESENTAÇÃO Francês ( ); Engenheiro de minas;
Henri Fayol Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, a.
ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA (Fayolismo) Henri Fayol ( )
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
GESTÃO ORGANIZACIONAL
“Psicossociologia das Organizações”
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
TEORIAS ADMINISTRATIVAS COM ÊNFASE NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Teorias da Administração I
Abordagem Clássica da Administração
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Clássica da Administração
Administração Geral - Aula 03
Administração Científica
Organização Contemporânea
O que é Administração? Definições:
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
Teorias de administração Abordagem clássica
Gestão por Competências
Teorias da Administração
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Geral da Administração
Conceitos de organização
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E CLÁSSICA
Teoria Clássica Origens
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - CEAP TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Teoria Geral da Administração
Teoria Geral da Administração Capítulo 04 1º PERÍODO – AULAS 05 e 06
Capítulo 1 A administração hoje.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
Disciplina: TGA I Professora: Neuma Maria Simões Alves.
Alianças Estratégicas.  Henri Fayol 1841 – 1925.
Disciplina: TGA Professora: Sandra Mara Tenchena Autor: Idalberto Chiavenato Profª Ms. Sandra Mara Tenchena.
TEORIA CLÁSSICA MÓDULO 6.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
Teoria da Administração Científica Taylorismo
RESTROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Antonio de Lima Ribeiro 2ª edição |2009| Teorias da Administração Capa da Obra.
Administração Conceito:
PROFº.: JOSÉ PAULO DE ANDRADE ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH: EVOLUÇÃO E TENDÊNCIA PERÍODO - 03N TURMA – 01 ARACAJU,2009 DISCIPLINA: TEORIA GERAL.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Transcrição da apresentação:

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO

A evolução da Administração Administração como embate de forças entre empregador e empregados Organização dos trabalhadores Surgimento da Escola de Administração Científica/Escola Clássica de Administração

Escola de Administração Científica - I “Princípios de Administração Científica” – de Fredric W. Taylor, publicada em 1911 Buscava aplicar os métodos da ciência às questões administrativas Centrava-se no aumento da eficiência da indústria no nível operacional Objetivo: “máxima prosperidade para empregador e máxima prosperidade para o empregado”

Escola de Administração Científica - II Buscava a eliminação do desperdício nas fábricas Ênfase na organização racional do trabalho Criou um sistema de incentivos por produção (quem produz mais, ganha mais) Visão do “Homo Economicus”

Organização racional do trabalho Análise do trabalho e estudo de tempos e movimentos Estudo da fadiga humana Divisão do trabalho e especialização do trabalhador Padronização Supervisão funcional

A abordagem de Fayol “Administração Industrial e Geral – de Jules Henry Fayol, publicado em 1916 Buscou identificar as funções da Administração Criou os 14 princípios de Administração

FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA - I Funções Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços; Funções Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permuta. Funções Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais. Funções de Segurança, relacionadas com a proteção e preservação de bens.

FUNÇÕES BÁSICAS DA EMPRESA - II Funções Contábeis, relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. Funções Administrativas, relacionadas com a integração da cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.

O QUE É ADMINISTRAR - I Prever: a partir de uma sondagem do futuro, desenvolvem-se planos de ações para atingir as metas traçadas Organizar: visa coordenar todos os recursos da empresa - humanos, financeiros, físicos ou materiais -, alocando-os da melhor forma, segundo o planejamento estabelecido

O QUE É ADMINISTRAR - II Comandar: pressupõe relações hierárquicas claramente definidas, estabelecendo explicitamente como administradores e subordinados se influenciam, bem como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos Coordenar: concatenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas

O QUE É ADMINISTRAR - III Controlar: estabelecimento de padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que a prática utilizada é a mais compatível com o que se espera e necessita; visa maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme estabelecido

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO - I Fayol analisa a empresa em uma analogia ao corpo humano, na qual todos os membros devem trabalhar e coordenar esforços para chegar a um objetivo comum Vão enfatizar a flexibilidade administrativa, calcada também na experiência e conhecimentos tácitos, em detrimento de saberes teóricos e posturas rígidas para planejamento e execução do trabalho

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO - II Os princípios caracterizam a ênfase na estrutura organizacional, visão do Homem Econômico e busca da máxima eficiência Em número de 14, os princípios buscam estruturar as principais preocupações norteadoras da ciência da administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO - I Divisão do Trabalho: especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até a base, favorecendo a eficiência da producão e aumentando a produtividade Autoridade e Responsabilidade: direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas e sua contrapartida inerente Disciplina: estabelecimento de regras de conduta e de trabalho válidas pra todos

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO - II Unidade de Comando: um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe Unidade de Direção: controle único, tornado possível pela aplicação de um plano para atividades com os mesmos objetivos Subordinação dos Interesses Individuais aos Coletivos: os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO - III Remuneração do Pessoal: suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da organização Centralização: atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas Cadeia Escalar: obediência à estrutura hierárquica, respeitando uma linha de autoridade fixa Ordem: um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO - IV Eqüidade: prevalência de um tratamento justoem toda a organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário Estabilidade e Duração do Pessoal (num cargo): a rotatividade alta pode ter conseqüências negativas no desempenho da empresa e no moral dos funcionários Iniciativa: capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo Espírito de Equipe: o trabalho deve ser conjunto e facilitado pela comunicação dentro da equipe