Bem Cultural Nº zero – nov 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Criação de Programas de Museus de Ciências e Matemática
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
Opinião Prestando Contas Projeto no município de Santana do Livramento, RS p. 04 Pró-Reitor de Extensão fala da importância de ações de extensão e a atuação.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
Avaliação como Mecanismo de Accountability
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
Máscaras Africanas.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
EJA, EcoSol e Tecnologia Social Edital de seleção nº 03/2009 – MEC/SECAD/DPEJA Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
VITÓRIA – 452 ANOS Léa da Silveira Seixas.
Nossa Terra Tem Palmeira onde Canta O Sabiá ...
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
Ministério da Cultura.
PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu
GESTORES APARECIDA LIMA CARLI DE PAULA MULTIPLICADORES EDILSON JOSÉ
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
Cidade Educadora, Cidade Saudável
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer Pró-Reitora de Graduação
Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC
Projeto de Justiça, Paz e Integridade da Criação.
Memória Viva.
Mapeamento Colaborativo de Conversas Cotidianas sobre Mídia
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE PSICOLOGIA ESQUIZOANÁLIZE.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte 47.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
Pensando nos OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE.... EXTENSÃO PESQUISA GESTÃO ENSINO.
CTR Nova Iguaçu.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Equipe IGUAPE – CESET/FEAGRI Professores: Professores: Prof a Dr a Carmenlucia Santos Prof Dr. André Franceschi de Angelis Estudantes: Estudantes:Leonardo.
Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC Núcleo de Gestão Pública Núcleo de Arte e cultura Núcleo de Educação Básica Núcleo de Ciências e.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jaime de Faria Fone: (53)
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
Em Pró-Ciências Curso Extensão para Capacitação de Professores de de Física do Ensino Médio Proposta dos professores da região metropolitana. Como.
Ajude a realizar sonhos!
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
PET HISTÓRIA. Formação Atual Tutora: Prof. Dr. Renata Senna Garraffoni Alexandre Cozer Amanda Zattera Bárbara Zanirato Camila Longo Davi Pradi Eduardo.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
CAT.
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Transcrição da apresentação:

Bem Cultural Nº zero – nov 2009 Patrimônio Cultural do distrito de Santo Amaro é valorizado p. 03 Opinião Prestando Contas Prof. André Luis R. Soares explica as ações de extensão do NEP p. 02 Breve apresentação dos resultados do Projeto desenvolvido no município de Itaara, região central do RS p. 04

NEP-UFSM Bem Cultural Opinião www.ufsm.br/nep (55) 3220.8412 As ações de extensão desenvolvidas pelo NEP-UFSM remontam a 1998, quando o núcleo de educação patrimonial foi criado no Centro de Educação da UFSM. Diversos projetos, que serão apresentados em outros números, tem sido desenvolvidos desde então. Em 2005 o NEP mudou seu nome e ampliou seu raio de ação para a área do patrimônio e memória. Locado na Pró-Reitoria de Extensão e registrado como projeto institucional, o NEP norteia suas atividades no tripé pesquisa-ensino-extensão, com foco neste último, por acreditar que todos os projetos de extensão tem em sua origem os outros pilares, embora a recíproca não seja verdadeira. Em seu trabalho cotidiano o NEP tem sido solicitado para desenvolver diferentes projetos, desenvolvendo propostas próprias para a valorização do patrimônio e a utilização da memória como ferramenta para a retomada da auto-estima das comunidades onde interage. Em síntese, é nisso que acreditamos: que os bens culturais podem ser utilizados como caminhos para a construção da cidadania de forma crítica, histórica e atuante. Também pensamos que o caminho da extensão é a sustentabilidade, no qual a universidade, em diálogo profundo com as comunidades onde atua, formará melhores cidadãos, conscientes de seus compromissos e de suas origens. André Luis Ramos Soares, coordenador do NEP. Festa de Santo Amaro, distrito de General Câmara, RS, 2007. Expediente Bem Cultural é um informativo experimental do Núcleo de Estudos do Patrimônio e Mémória – NEP, projeto Institucional da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM. Coordenação: Prof. Dr. André Luis Ramos Soares Pró-Reitor de Extensão: Prof. Dr. João Rodolpho Amaral Flores Equipe: Acadêmicos Aline Krause, Aline Linhares, Carlo Ramone, Felipe Girardi, Felipe Rios Pereira, Gabriel Vieira, Guilherme Dias, Hedi Laura Guidolin dos Santos, Humberto Alagia Júnior, Renata Baldin Maciel. Contatos www.ufsm.br/nep (55) 3220.8412 2

Patrimônio Cultural do distrito de Santo Amaro é valorizado NEP-UFSM Bem Cultural Patrimônio Cultural do distrito de Santo Amaro é valorizado A vila de Santo Amaro, distrito de General Câmara, dista 90 km de Porto Alegre. Além de ser um marco na colonização açoriana do estado, abriga uma série de prédios reconhecidos e tombados pelo IPHAN como patrimônio histórico. As casas e o traçado urbano do local ainda preservam muitos traços originais do século XVIII, como a Igreja Matriz e um conjunto de 14 prédios.O NEP iniciou seu trabalho no local a partir de uma parceria com o Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas –CEPA, da Universidade de Santa Cruz do Sul –UNISC. As escavações arqueológicas no interior da igreja e no remanescentes do fortim possibilitaram o começo de vários projetos de educação patrimonial desde 2006. As atividades iniciais englobaram visitas guiadas nas áreas de escavações arqueológicas, e logo ações na escola e na comunidade do distrito. Ao longo dos anos de 2007, 2008 e 2009 o NEP realizou diversas ações como exibição de filmes sobre valorização dos patrimônios, palestras, oficinas, gincana cultural, plantio de árvores nativas, bem como o registro das manifestações culturais imateriais, como as Festas de Santo Amaro, Nossa Senhora dos Navegantes e resgate da festa de Nossa Senhora do Rosário, hoje extinta. Além disso, entre outras ações, o NEP busca realizar pesquisa sistemática sobre outros bens culturais da localidade, como o artesanato açoriano em escamas de peixe e a cullinária. 3

NEP-UFSM Bem Cultural Prestando Contas 4 Esperando a vez Projeto desenvolvido no município de Itaara, região central do RS Crianças durante a escavação arqueológica simulada. Escola Euclides Pinto Ribas, 2007. O projeto “Educação patrimonial no município de Itaara, RS: Resgate do patrimônio cultural e inserção do tema no currículo escolar” procurou realizar o resgate do patrimônio do município de Itaara implementando, assim, um programa de educação patrimonial que busca valorizar e inserir os bens culturais no currículo escolar. As atividades iniciaram em 2006 e foram concluídas em 2008, com o apoio da prefeitura Municipal de Itaara através da Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo. Inserimos a temática da valorização do bem cultural nos currículos escolares em duas escolas públicas municipais da cidade, Euclídes Pinto Ribas e Alfredo Leinhardt. Dentre as atividades podemos destacar a atividade de escavação arqueológica simulada, e a gincana cultural, que funcionaram como eixo para que os professores de diferentes áreas pudessem explorar o tema do patrimônio de acordo com a área do conhecimento que lecionam. O resultado desse levantamento foi apresentado as crianças no ano de 2008, após a gincana que procurou integrar os conteúdos abordados pelos alunos com os patrimônios presentes no município. Podemos perceber no desenvolvimento de nosso trabalho que a integração entre universidade e escola trouxe proveitos para ambos os lados envolvidos: tantos os acadêmicos envolvidos no projeto (bolsista e demais voluntários) puderam perceber melhor a realidade escolar de um município próximo a Santa Maria, como os professores e alunos envolvidos puderam perceber e conhecer o patrimônios locais, bem como vivenciar dinâmicas interdisciplinares. Esperando a vez Para inaugurar o espaço do “esperando a vez” escolhemos a imagem barroca de Nossa Senhora do Carmo, do século XVIII, de Granada, Espanha. Depositada no Museu Sacro de Santa Maria, foi doada por monges da Cartuxa, de Ivorá. É um dos objetos que está esperando a vez de ser reconhecido como patrimônio da cidade de Santa Maria. 4