Conclusões da Terceira Parte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Ciclos de Escolarização
Advertisements

Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
Pesquisa e Produção do Conhecimento
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Geometria no Programa de Matemática do Ensino Básico esev aeep
A TOMADA DE CONSCIÊNCIA Conclusão IV
DA PERIFERIA PARA O CENTRO E O PAPEL DO FUTURO
Epistemologia genética – Jean Piaget
Filosofia moderna Kant (Idealismo)
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
SISTEMA É UMA ENTIDADE QUE MANTEM SUA EXISTÊNCIA ATRAVÉS DA INTERAÇÃO DE SUAS PARTES ( Bertalanffy ) Interação Mútua Diferente duma simples.
RAZÃO E INSTINTO Pascal “ O Coração tem razões que a razão desconhece
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Gisele Alt de Oliveira Liseane Silveira Camargo
Reflexionamento Graus e natureza dos reflexionamentos Graus
Conclusões da Terceira Parte
Rotações e Translações
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Tomada de consciência – Conclusões Gerais (Piaget, 1974, p
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
Percepção do Espaço Pela Criança
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Pesquisa: Conceitos e Definições
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Como resolver problemas
Elaborado por: Anuar D. Morais Marlusa B. da Rosa Rosália Lacerda Porto Alegre, 20 de abril de 2010.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02

COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Immanuel Kant
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
UNIVESIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO - PPGEdu SEMINÁRIO: ABSTRAÇÃO REFLEXIONANTE II Ana Luiza Scarparo e Fernanda Zorzí Porto.
Podemos notar, a partir da visualização da equação (9) que essa exibe simetria com relação à mudança x -x, o que nos sugere a existência de uma bifurcação.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Candice kipper Klemm Osmar Quim
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SOCIOLOGIA E MEIO AMBIENTE PPGEA PROFº DR. LUÍS FERNANDO MINASI A DIALÉTICA MATERIALISTA E A PRÁTICA.
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Provas Operatórias Piagetianas
1.Contribuições de Piaget para a educação.
O aparecimento da consciência humana
Conceitos e Procedimentos
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
Immanuel Kant
Por que alfabetização tecnológica do professor?
Mecanicismo cartesiano
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Karl Popper - A lógica das Ciências Sociais Teoria do Conhecimento.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Conhecimento e representação: o caso das funções
Aprendizagem da matemática
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Conclusões da Terceira Parte Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Conclusões da Terceira Parte PIAGET, Jean. Abstração Reflexionante. (p. 269-273) Professor Fernando Becker Apresentado por Flávia Rizzon e Paula Pecker

Abstrações Espaciais A abstração empírica não basta neste caso, e tem necessidade de um quadro reflexionante. A abstração reflexionante exige uma correspondência com os produtos da abstração empírica quanto a significação das deduções efetuadas.

Abstrações Espaciais Empíricas Apóia-se sobre as propriedades que o objeto possuía antes de o sujeito descobri-las. Porém, para entender as características dinâmicas chegará apenas por aproximação. A dedução que parte da observação não poderá ser precisa.

Abstrações Espaciais lógico-matemáticas Para compreender o objeto completamente é necessário deduzir características não-observáveis. Porém, os quadros dedutivos de natureza espacial reúnem as propriedades que os objetos já possuíam.

O Espaço Constitui a zona de intersecção entre a realidade exterior e as operações do sujeito. A realidade exterior (experienciada através das abstrações empíricas) confere as propriedades espaciais um caráter de necessidade. As operações lógico-matemáticas do sujeito apóiam-se no fato de que estas propriedades existiam no objeto antes da tomada de consciência.

O Espaço O domínio espacial beneficia-se dos observáveis figurativos estarem sempre inseridos nas transformações racionais e estas transformações são externadas através de formas figurativas. É a mistura entre a capacidade operatória e a representação visual, chamada de “intuição geométrica”.

O Espaço Enquanto a diferenciação entre o espacial e o lógico-matemático vai aumentando ao longo das mudanças psicogenéticas do sujeito, nota-se que o isomorfismo das primeiras operações lógicas e operações infralógicas de mesmo nível, testemunha um parentesco original.

Os Tipos de Operações As operações lógicas tratam de objetos individuais, invariantes, limitando-se a agrupá-los ou relacioná-los sem considerar as relações espaciais e temporais envolvidas. São operações do tipo seriação, classificação, entre outras. As operações infralógicas, por sua vez, são operações espaço-temporais que consistem em ligar as partes componentes de um todo e reuní-las em um todo contínuo. Nessas operações se reúnem ou separam as partes componentes de um objeto, de acordo com a posição espacial que este ocupa, dando lugar às operações de medida. (Patrícia Behar)

A Geometria A geometria permaneceu, por longo tempo, concebida como um simples estudo das figuras, portanto, como uma matemática não pura, mas aplicada aos dados da percepção, ao passo que, com a teoria dos grupos fundamentais e os progressos da topologia, tende ela, atualmente, a incorporar-se à teoria geral das estruturas.

A Geometria Os experimentos desta obra se propõem a destacar o importante papel da abstração reflexionante para as soluções dos desafios propostos, que, ao passo que se formalizam se dissociam do conteúdo figurativo, porém, sem nunca abandoná-lo.

Os problemas geométricos Há uma primazia provisória da abstração empírica. O sujeito passa a verificar a convergência entre o produto de suas abstrações reflexionantes e o que é observável. Aparece a abstração refletida (tomada de consciência das AR), de forma tardia em relação ao que produz o processo como tal.