Avanços na proposta do Novo Código Ambiental Brasileiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Zoneamento Ecológico Econômico no Estado do Amapá:
Advertisements

Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal de Santa Catarina Proteção Legal do Aqüífero Guarani na zona de recarga do mesmo no município de.
As conseqüências do avanço da cana
A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE INDÍGENAS
DA RESERVA LEGAL.
DA RESERVA LEGAL. Reserva Legal Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar.
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Meta de 2008 – hectares Realizado = hectares com beneficiados.
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
Proteção Jurídica da Flora
Secretaria do meio ambiente e Recursos Hídricos
Gerente de Áreas Protegidas
Ana Claudia La Plata de Mello Franco
2009.
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - IDAF
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
I - a água é um bem de domínio público;
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
Veja as mudanças aprovadas na Câmara
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
Seminário Comércio Internacional
As consequências positivas do novo Código Florestal em relação à sustentabilidade ambiental e a segurança jurídica Deputado Federal Duarte Nogueira.
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
DA RESERVA LEGAL.
Política Nacional de Meio Ambiente
Desafios para o Desenvolvimento Sustentável
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Novo Código Florestal: Federal x Estadual
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
Novo Código Florestal Lucélia Denise P. Avi Analista de Meio Ambiente
CARTA AOS CANDIDATOS Desenvolvimento para sempre Uma agenda para os candidatos nas eleições 2014 Carta aos candidatos à Presidência da República, aos governos.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Demandas do Setor produtivo MATOGROSSENSE
SABJV SABESP Sindmetal Cotia Integrada Calangos SAVIOLI SOS Manancial
35 Municípios 5985 Km 2 5 Sub-Comitês 17,8 milhões de habitantes PLANO DA BACIA visão integrada utilização do espaço territorial x usos da água controle.
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
UNIDADE IV: POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
CÓDIGO FLORESTAL. Substitutivo ao PL 1.876/1999 Código Florestal (criado em 1965) 13 anos de discussão; mais de 60 modificações; Entre 1965 e 2009 foram.
O QUE É ? 1° versão é de , foi promulgado um novo Código, o qual está em vigor até hoje Estabelece a Reserva legal Estabelece as Áreas de Preservação.
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
Florestas Públicas e Mosaicos
Conservação e Preservação
UMA ESTIMATIVA DAS DEMANDAS ADICIONAIS POR TERRAS NO BRASIL
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Painel: Programa de Aceleração do Crescimento - PAC
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Plano de Bacia do Rio Caí
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
Lei Federal nº /2009 Regularização fundiária urbana
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Willian Jose da Fonseca Engenheiro Ambiental e Sanitarista Agência Avançada de Meio Ambiente de Presidente Olegário Instituto Estadual de Florestas -
Sistema Nacional do Meio Ambiente
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Zoneamento da Cana-de-açúcar e o Estado de Mato Grosso Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária Cuiabá – 06 de outubro de 2009.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
Programa Municípios Verdes e Secretaria de Estado de Meio Ambiente Grupo de Trabalho do ICMS Verde Junho de 2014.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
Política agrícola, pesquisa científica e produção de soja no Brasil
PROGRAMA DE LEITURA DA PETROBRAS LEIA BRASIL – ONG DE PROMOÇÃO DA LEITURA ENCONTRO DE LEITORES DINAMIZAÇÃO DA REVISTA LEITURAS COMPARTILHADAS Gestão e.
Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
Transcrição da apresentação:

Avanços na proposta do Novo Código Ambiental Brasileiro Projeto de Lei nº 5.367/2009 Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) Sen.Gilberto Goellner (vice-presidente da FPA)

O que é o Novo Código Ambiental? Uma nova política nacional de meio ambiente, que define os bens que serão protegidos (sociedade humana, água, ar, solo, biodiversidade) e cria os instrumentos para essa proteção, envolvendo os ambientes rural e urbano.

Principais alterações: Confere poderes aos estados e municípios para que eles determinem e fiscalizem as áreas que precisam ser preservadas; Atribuições Governo Federal: estabelecer normas gerais, inclusive para o meio urbano. Estados e municípios: elaborar o zoneamento ecológico-econômico, respeitadas as áreas consolidadas e suas peculiaridades.

Principais alterações: Estabelece como unidade de planejamento a bacia hidrográfica, o estado ou o bioma; As unidades de conservação só poderão ser criadas após aprovação do Poder Legislativo, prevista a indenização ao proprietário do imóvel; Estabelece remuneração por serviços ambientais.

Principais alterações: Reserva Legal - Será estabelecida em áreas que realmente precisam ser preservadas, como por exemplo: recarga de aquíferos, solos frágeis, espécies ameaçadas, recursos hídricos para abastecimento e produção - O custo do bem gerado pela conservação é da coletividade e não do proprietário individual Área de Proteção Permanente (APP) Será estabelecida conforme orientação e estudo técnicos Rompe padrões pré-estabelecidos para todo o País, prevalecendo as especificidades ambientais locais

Instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente Gestão Ambiental Instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente - zoneamento econômico-ecológico - licenciamento ambiental - áreas protegidas - serviços ambientais - serviços de informações - sanções Órgãos responsáveis Ministério do Meio Ambiente (normatização) Ibama (execução) Conama (assessoramento e consultoria de governo) Instituto Chico Mendes (administração das UCs)

Aplicando a Legislação Ambiental Aplicando a Legislação Ambiental Ocupação territorial Áreas de preservação (terras indígenas, unidades de conservação, APPs e reserva legal) 56% Aplicando a Legislação Ambiental 71% Produção + cidades + infraestrutura 44% Aplicando a Legislação Ambiental 29% Fonte: CNA

Aplicabilidade Com a aplicação dos Decretos 6.514, 6.686 e 6.595 ficariam comprometidos as seguintes culturas: Café do Espírito Santo; Café do sul de Minas Gerais; Cana-de-açúcar do Nordeste; Maçã de Santa Catarina; Arroz do Rio Grande do Sul (70% do consumo nacional); Uva do Rio Grande do Sul; E as bacias leiteiras de Minas Gerais (19,5% do leite do Brasil). Fonte: CNA

Qual a importância da aprovação do Novo Código no atual momento? A Legislação Ambiental atual tem 16 mil artigos, é ultrapassada e precisa se tornar aplicável A inexistência de uma Política Ambiental no País gera insegurança jurídica Os decretos números 6.514, 6.686 e 6.595 estabelecem como prazo final para a averbação das reservas legais, o dia 11 de dezembro deste ano O Brasil é o único País do mundo capaz de dobrar sua produtividade para atender a demanda global de alimentos

Áreas Agricultáveis no Brasil Considerações Áreas Agricultáveis no Brasil 383 milhões ha O Brasil tem mais de 100 milhões de ha para produzir e reduzir a fome. Disponíveis 134 milhões ha Pastagens e Campos Naturais 172 milhões ha Florestas Cultivadas 5 milhões ha Lavouras Permanentes 17 milhões ha 14% Lavouras Temporárias 55 milhões ha

O Brasil é o 2º país do mundo em cobertura florestal nativa Curiosidades O Brasil é o 2º país do mundo em cobertura florestal nativa 1º Rússia = 800 milhões de ha 2º Brasil = 440 milhões de ha 3º Canadá = 280 milhões de ha Fonte: Adaptado de Bryant et al, 1997; Morelatto e Haddad, 2000; Lentini, et al, 2005. http://rainforests.mongabay.com (2006); http://www.obt.inpe.br/prodes/2006.

Curiosidades 1,8 toneladas habitante ano Emissões de CO2 Estados Unidos = 4,5 toneladas habitante ano Média Mundial = 2,5 toneladas habitante ano América Latina = Brasil = 1,8 toneladas habitante ano Fonte: Professor Evaristo Miranda - Embrapa

Soluções proporcionadas pela aprovação do Novo Código Ambiental Brasileiro Política Ambiental integrada buscando a sustentabilidade Diagnóstico ambiental e previsão de objetivo Planejamento de uso dos recursos naturais Ordenamento de uso e proteção do território