O que é Construtivismo ? Fernando Becker

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Psicologia e práticas educativas.
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
O Início da Comunicação
Psicologia Genética (Jean Piaget)
Epistemologia genética – Jean Piaget
Formação Docente Aula 07.
Correntes teóricas da aprendizagem
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Filosofia
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Concepções de Aprendizagem.
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana

Teoria Psicogenética de Piaget
Metodologia: Piaget e Vygotsky
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Questões introdutórias
Teorias do conhecimento
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
A construção do conhecimento em Durkheim, Weber e Marx
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Profª. Taís Linassi Ruwer
A Psicologia ou as Psicologias
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
FILOSOFIA 3ª SÉRIE E.M. IDEALISMO ALEMÃO.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
SITUAÇÕES.
Texto 1 – Testes Psicológicos e técnicas projetivas
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS
Teorias da aprendizagem
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Filosofia Moderna.
Psicologia da Educação
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Psicologia, Infância e Educação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Transcrição da apresentação:

O que é Construtivismo ? Fernando Becker Professor de Psicologia da Educação e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS, Doutor em Psicologia Escolar pela USP.

Contexto Histórico Desmoranamento de crenças em várias áreas do conhecimento; Universo em expansão a velocidades espantosas; No plano da vida da espécie humana

Contexto Histórico Essas concepções refletem-se na Filosofia e na Sociologia: Hegel e Marx expressam este movimento pela dialética: o princípio da transformação está na essência do próprio ser; Piaget: já sob influência da física relativista e da mecânica quântica, faz refletir essas ideias na Psicologia na Filosofia e mais especificamente na Epistemologia, ele constrói uma nova ciência que chamou de Epistemologia Genética.

Fatores do desenvolvimento Na teoria psicogenética há fatores internos do sujeito e fatores de interação do sujeito com a realidade. Existem fatores que são influenciadores do desenvolvimento e um fator que Piaget considera como dominante. Os fatores influenciadores são: hereditariedade (maturação biológica), experiência física, transmissão social. O fator determinante é o processo de equilibração.

Fatores do desenvolvimento ASSIMILAÇÃO: o sujeito age e se apropria do objeto de conhecimento, atribuindo-lhe significado próprio, já que é integrado às possibilidades de entendimento (inteligência) até então construída pelo sujeito. ACOMODAÇÃO: quando o objeto que se pretende assimilar impõe resistências e não é possível a sua apreensão o sujeito faz um esforço em sentido contrário ao da assimilação, isto é, se lança em movimento de acomodação.

Empirismo Na epistemologia empirista, a única fonte de conhecimento humano é a experiência adquirida em função do meio físico mediada pelos sentidos. O sujeito encontra-se, por sua própria natureza, vazio, como uma "tábua rasa", uma folha de papel em branco.

O indivíduo de modo geral, o sujeito não tem mérito nisso, é passivo. Empirismo Conhecimento é algo que entra pelos sentidos, algo que vem de fora da pessoa, portanto se instala no indivíduo, independentemente de sua vontade, e é sentido por esse indivíduo como uma vivência. O indivíduo de modo geral, o sujeito não tem mérito nisso, é passivo. O objeto, isto é, o conjunto de tudo o que não é não-sujeito, pouco ou nada tem a ver com isso. Podemos dizer que os empiristas são aqueles que pensam que o conhecimento acontece porque nós vemos, ouvimos, tateamos etc.., e não porque agimos. O conhecimento será, então, sensível no começo, abstrato depois. Na Psicologia, é a teoria da associação entre estímulo resposta que constitui a explicação própria do empirismo

Apriorismo A epistemologia apriorista opõe-se ao empirismo por considerar que o indivíduo, ao nascer, traz consigo, já determinadas, as condições do conhecimento e da aprendizagem que se manifestarão ou imediatamente (inatismo) ou progressivamente pelo processo geral de maturação. Toda a atividade de conhecimento é exclusiva do sujeito, o meio não participa dela.

Falas de professores aprioristas: “Ninguém pode transmitir. É o aluno que aprende.” “Ah! Isso é difícil, porque ninguém pode ensinar ninguém, pode tentar mostrar... Acho que a pessoa apreende praticamente por si...” “O conhecimento para criança é intuitivo,não se ensina, não se transmite.” “O conhecimento para criança é alguma coisa que a gente tenta despertar no aluno. Ele tem aquela ânsia de conhecer...”

Construtivismo Teoria Concepção/Método Modo de ser Podemos definir o que é construtivismo com algumas palavras: Teoria Concepção/Método Modo de ser Interpretação das ações Construção do conhecimento Processo Para Todos

Construtivismo De acordo com o autor: “ Construtivismo, segundo pensamos, é esta forma de conceber o conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento – e, por consequencia, um novo modo de ver o universo, a vida e o mundo das relações sociais”

Escola Construtivista Construtivimo Especial Escolas: Escola Construtivista http://www.youtube.com/watch?v=CBNq3Ty-Z4c

Pós-Graduação Psicopedagogia UMC Adriana Elisangela Flávia Lilian