ESTRUTURAS DE MERCADO Até este ponto do curso partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
Advertisements

CONCEITOS PRELIMINARES
- Estruturas de Mercado
Análise das cinco forças de Porter
Análise Microeconômica FACCAT
Empresas em Mercados Competitivos
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
ELASTICIDADES (CONTINUAÇÃO) E ESTRUTURAS DE MERCADO. AULA 6
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
Fundamentos de Economia
ESTRUTURAS DE MERCADO Partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda. A premissa adotada.
Oligopólio.
Concorrência Monopolística
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Teoria da Produção 1.
O que é um Mercado? Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa.
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Especialização em Produção Animal COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ANIMAL Prof. Dra. Jaqueline Mallmann Haas Prof.
Microeconomia Aula 5 Prof. Karine R. de Souza.
Justificações de Interesse Público
Universidade Federal Fluminense MBA Gestão de Empreendimentos Turísticos Gestão Econômica e Financeira Professor: João Evangelista.
Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Complementos e substitutos estratégicos
Diferenciação de Produtos
Teoria Neoclássica Duas Estruturas de Mercado Extremas
Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.
Concorrência Imperfeita Prof. Jorge Mendes de Sousa
Bibliografia: VASCONCELOS, M. A. S. & GARCIA, M. E
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
ANÁLISE DE MERCADO AULA 13
BARREIRAS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO.
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
Fundamentos de Economia
Universidade Paulista - UNIP As estruturas do mercado.
CONCORRÊNCIA E MUDANÇA TECNOLÓGICA
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
Monopólio.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia Aplicada.
Oferta de mercado. “As quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo” Da mesma forma que a demanda, a oferta.
MICROECONOMIA Aula 9 – Monopólio: hipóteses e funcionamento de mercado e os resultados da firma monopolista.
FAPAN - Faculdade de Agronegócio
MATRIZ BCG.
MICROECONOMIA Aula 7 – Análise da Teoria da Produção.
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
Introdução à Microeconomia
PREÇO.
Determinação do Preço dos Produtos: Considerações e Abordagens
Oligopólio Concorrência perfeita Concorrência monopolística
Prof. João Carlos Bragança
ESTRUTURA DE MERCADO TIPOS DE MERCADO.
UESB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia DCSA – Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Curso:Ciências Econômicas Matéria: Teoria Microeconômica.
- Número de empresas que compõem o mercado;
Determinantes das estruturas
Produção Aula 8.
Oferta de Mercado Aula 5.
Oferta e Demanda.
Cézar Augusto Lins de Andrade
Copyright©2004 South-Western 14 Empresas em Mercados Competitivos.
Estruturas de Mercado Para a gestão estratégica de um negócio, além da conjuntura econômica, outro fator é de grande importância para a tomada de decisão:
A empresa, a organização do mercado e o desempenho Aulas 1 e 2 Márcia A.F. Dias de Moraes 16 e 17/02/2016 Les 590 Organização Industrial.
Determinação de Preços
Fundamentos de Economia e Mercado
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
Transcrição da apresentação:

ESTRUTURAS DE MERCADO Até este ponto do curso partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda. A premissa adotada é uma estrutura específica de mercado chamada concorrência perfeita. Vamos analisar agora outras estruturas de mercado, que dependem, fundamentalmente, de 3 características:

ESTRUTURAS DE MERCADO número de empresas que compõem o mercado tipo de produto (se as empresas fabricam produtos / serviços idênticos ou diferenciados) se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas ao mercado

ESTRUTURAS DE MERCADO Concorrência pura ou perfeita grande número de vendedores (empresas), isto é, uma empresa isoladamente não afeta os níveis de oferta do mercado e nem, consequentemente, o preço de equilíbrio - produtos homogêneos - não existem barreiras para a entrada de novas empresas - existe transparência no mercado (informações sobre preços, lucros, etc. são conhecidas por todos)

ESTRUTURAS DE MERCADO Concorrência pura ou perfeita a longo prazo não existem lucros extraordinários (atração de novas empresas pois não há barreiras) - se entram mais empresas, a oferta aumenta e os preços tendem a cair, diminuindo os lucros

ESTRUTURAS DE MERCADO Monopólio uma única empresa domina a oferta e não há produto substituto ou concorrente além disso, existem barreiras à entrada de novas empresas (patentes, controle sobre o fornecimento de matérias-primas, necessidade de grandes instalações e/ou investimentos de vulto, etc.) neste caso, a curva de demanda da empresa é a própria curva de demanda do mercado

ESTRUTURAS DE MERCADO Monopólio o preço e quantidade de equilíbrio não são determinados pelo mercado (como na concorrência perfeita) mas, sim, quando a receita marginal iguala o custo marginal (maximização do lucro), como veremos mais adiante os lucros extraordinários tendem a persistir a longo prazo em mercados monopolizados existem os chamados monopólios institucionais ou estatais (setores estratégicos para o governo)

ESTRUTURAS DE MERCADO Oligopólio estrutura de mercado onde um pequeno número de empresas domina a oferta podemos ter um pequeno número de empresas (indústria automobilística) ou um grande número de empresas mas com poucas dominando o mercado (indústria de bebidas) no caso brasileiro os exemplos são inúmeros (papel, farmacêutica, química, entre outros)

ESTRUTURAS DE MERCADO Oligopólio puro - com produtos homogêneos (cimento, alumínio) diferenciado - com produtos não homogêneos (automobilística) normalmente há uma empresa líder que fixa o preço do produto, respeitando a estrutura de custos das demais podem ser formados os cartéis (fixando preços ou quantidades)

ESTRUTURAS DE MERCADO Concorrência monopolista contem elementos das estruturas de concorrência perfeita e do monopólio grande número de empresas, com relatividade facilidade de entrada ou saída do mercado produtos diferenciados, mas substitutos próximos a empresa tem um forte poder monopolista sobre o preço de seu produto, mas o mercado é competitivo