ESTRUTURAS DE MERCADO Até este ponto do curso partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda. A premissa adotada é uma estrutura específica de mercado chamada concorrência perfeita. Vamos analisar agora outras estruturas de mercado, que dependem, fundamentalmente, de 3 características:
ESTRUTURAS DE MERCADO número de empresas que compõem o mercado tipo de produto (se as empresas fabricam produtos / serviços idênticos ou diferenciados) se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas ao mercado
ESTRUTURAS DE MERCADO Concorrência pura ou perfeita grande número de vendedores (empresas), isto é, uma empresa isoladamente não afeta os níveis de oferta do mercado e nem, consequentemente, o preço de equilíbrio - produtos homogêneos - não existem barreiras para a entrada de novas empresas - existe transparência no mercado (informações sobre preços, lucros, etc. são conhecidas por todos)
ESTRUTURAS DE MERCADO Concorrência pura ou perfeita a longo prazo não existem lucros extraordinários (atração de novas empresas pois não há barreiras) - se entram mais empresas, a oferta aumenta e os preços tendem a cair, diminuindo os lucros
ESTRUTURAS DE MERCADO Monopólio uma única empresa domina a oferta e não há produto substituto ou concorrente além disso, existem barreiras à entrada de novas empresas (patentes, controle sobre o fornecimento de matérias-primas, necessidade de grandes instalações e/ou investimentos de vulto, etc.) neste caso, a curva de demanda da empresa é a própria curva de demanda do mercado
ESTRUTURAS DE MERCADO Monopólio o preço e quantidade de equilíbrio não são determinados pelo mercado (como na concorrência perfeita) mas, sim, quando a receita marginal iguala o custo marginal (maximização do lucro), como veremos mais adiante os lucros extraordinários tendem a persistir a longo prazo em mercados monopolizados existem os chamados monopólios institucionais ou estatais (setores estratégicos para o governo)
ESTRUTURAS DE MERCADO Oligopólio estrutura de mercado onde um pequeno número de empresas domina a oferta podemos ter um pequeno número de empresas (indústria automobilística) ou um grande número de empresas mas com poucas dominando o mercado (indústria de bebidas) no caso brasileiro os exemplos são inúmeros (papel, farmacêutica, química, entre outros)
ESTRUTURAS DE MERCADO Oligopólio puro - com produtos homogêneos (cimento, alumínio) diferenciado - com produtos não homogêneos (automobilística) normalmente há uma empresa líder que fixa o preço do produto, respeitando a estrutura de custos das demais podem ser formados os cartéis (fixando preços ou quantidades)
ESTRUTURAS DE MERCADO Concorrência monopolista contem elementos das estruturas de concorrência perfeita e do monopólio grande número de empresas, com relatividade facilidade de entrada ou saída do mercado produtos diferenciados, mas substitutos próximos a empresa tem um forte poder monopolista sobre o preço de seu produto, mas o mercado é competitivo