INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR

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Transcrição da apresentação:

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR Docente: Edson Alencar Silva 1 1 1

Apresentações Nome, profissão, planos futuro e linha de pesquisa a ser desenvolvida no TCC; Esquema das aulas: Aulas expositivas; Discussões; Atividades; 2 2 2

Avaliação Produção de paper individual: Mín. 3 pgs, máx. 5 pgs; Normas ABNT; Capa, resumo, palavras-chave, introdução, - Desenvolvimento e conclusão; - Entrega no último dia de aula (17/11/12) 3 3 3

APRESENTAÇÃO DO CURSO Conceituação teórica sobre as bases da aplicação da Psicopedagia; O papel do psicopedagogo no assessoriamento dos professores e equipe técnica; Áreas de atuação da Psicopedagogia e métodos de interpretação; Violência na escola; 4 4 4

APRESENTAÇÃO DO CURSO O trabalho com a família: reuniões de pais como experiências de aprendizado; Apoio a formação continuada de professores; técnica; Intervervenção com alunos com dificuldade de aprendizagem e indisciplina; Aplicabilidade do labor psicopedagógico (Onde e quando atuar?); 5 5 5

CONCEITUALIZAÇÃO Psicopedagogia é uma aréa do conhecimento humano que integra diversas áreas das Ciências Humanas, para entender e intervir em problemas da aprendizagem; É, portanto, multidisciplinar, necessitando da integração e síntese de várias outras aréas do conhecimento para sustentar-se; 6 6 6

CONCEITUALIZAÇÃO O seu foco está voltado às ações humanas, pensando a nós não como fonte de respostas, mas como ponte que dá acesso ao educando construir o seu próprio conhecimento; Isso implica pensar de maneira aberta e não fragmentada, demandando esforço, dedicação e estudo; 7 7 7

CONCEITUALIZAÇÃO Segundo, João Beauclair (2004), a Psicopedagogia atua em duas aréas: a preventiva e a terapêutica, recorrendo à várias estratégias pedagógicas afim de refletir e diagnosticar problemas surgidos nos processos de transmissão e apropriação de conhecimentos (dificuldades e transtornos) mediando todo esse movimento; 8 8 8

CONCEITUALIZAÇÃO Pensando cada aréa: - Curativa ou terapêutica: Busca reintegrar no processo de construção de conhecimento a criança ou jovem que apresenta problemas de aprendizagem; - Preventiva: busca refletir e desenvolver projetos pedagógicos-educacionais, tais como procedimentos em sala de aula, avaliações e planejamento na educação; 9 9 9

Parando para pensar O que se entende por intervenção e qual a sua principal prerrogativa? 10 10 10

O PSICOPEDAGOGO O psicopedagogo deve atuar tal qual um detetive, investigando, buscando pistas e selecionando-as, centrando-se sempre no processo de aprendizagem, não se esquecendo de levar em conta a totalidade dos fatores envolvidos (COSTA, 2008); O perfil que se espera de um psicopedagogo é o de um pesquisador apto a lidar com as mais adversas situações de aprendizagem; 11 11 11

O PSICOPEDAGOGO Segundo Bossa (2004), a Psicopedagogia, deve buscar entender o sujeito de maneira holística, ou melhor, em sua plenitude subjetiva e objetiva; Isso implica atualizar-se sempre, pois o psicopedagogo deve estar ciente que estará sempre em processo de formação; 12 12 12

O PSICOPEDAGOGO Além disso, é necessário: imaginação, criatividade, autonomia e disciplina; Manter os valores humanos como estandarte principal; portanto, ética e acuricidade andam juntas; Motivar o outro a caminhar com suas próprias pernas; 13 13 13

O PSICOPEDAGOGO Atividade: Dentro da perspectiva do que foi apresentado até agora, apontem quais os fatores de maior relevância para a constituição do profissional Psicopedagogo. 14 14 14