SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Técnicas Educativas e Processos Grupais
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Programa de Ética e Cidadania
Do Projecto Curricular de Escola ao Projecto Curricular de Turma
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Organização Curricular da Escola
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Avaliação Institucional
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Docente: Paula Reis de Miranda.
Educação no contexto do Trabalho
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Perfil do Profissional
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Metodologia: Piaget e Vygotsky
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
REGISTROS.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
A relação Professor/ Aluno
Profa. Dra. Iolanda Cortelazzo
O que é ensinar história?
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
Projeto Institucional das escolas Salesianas
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
Encontro Estadual de Formação
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Cinco pontos importantes que definem um bom professor Educação
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Pratica como componente
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Por uma educação de qualidade
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Docência universitária: repensando a aula
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
MARATONA DE LEITURA E. E. MINISTRO OSCAR DIAS CORREIA
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Paulo Freire
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO) A IDEIA DE QUE A META PRINCIPAL DA ESCOLA NÃO É O ENSINO DOS CONTEÚDOS DISCIPLINARES, MAS SIM O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS PESSOAIS , ESTÁ HOJE NO CENTRO DAS ATENÇÕES. FORMAR UM CIDADÃO EXIGE MUITA RESPONSABILIDADE DE NÓS EDUCADORES.

Para haver aprendizagem é necessário que o professor tenha vontade que “aquele aluno” aprenda. Para ensinar é necessário : metodologia/ pesquisa/ criticidade/ humor/ ética/ correr risco/respeito/ aceitação/ aceitação do novo/ reflexão sobre a prática/ autonomia/ bom senso/ tolerância/ humildade/ apreensão da realidade/ alegria/ segurança/ liberdade/ decisões/ ouvir/ comprometimento/ disponibilidade para o diálogo e querer.

_ unir-se para envolver os alunos no processo de desenvolvimento; Evidencia a qualidade significativa do desempenho dos alunos nos estabelecimentos escolares em que os professores: _ desenvolver pontos de vista comuns quanto à maneira como seus alunos aprendem; _ engajar em uma ação coletiva para pôr em prática esses pontos de vista comuns; _ unir-se para envolver os alunos no processo de desenvolvimento; _ desenvolver uma competência coletiva de cooperação ( Le Boterf, 2000) que permite transformar, no dia a dia, a coerência e a eficácia dos dispositivos de aprendizagem oferecidos aos alunos; _ conseguir obter reconhecimento e, com isso, mais apoio por parte do ambiente da escola ( pais, parceiros, autoridades escolares...); _ implantar projetos de desenvolvimento que correspondam ao seu contexto local;

Com base neste conjunto de indicadores, a pedagogia do sucesso reforça o engajamento do desempenho do docente, o engajamento do aluno, competências profissionais individuais e coletivas dos professores e o ritmo e a eficácia da implementação do projeto político pedagógico do estabelecimento.