TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão de Parcerias Parte I Carolina de Andrade 13 de outubro 2011.
Advertisements

Poder, persuasão e ética
Resolução Alternativa de Litígios
Métodos alternativos de resolução de conflitos
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Administração de Conflitos
Administração de Conflitos e Negociação
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
Função Aplicação de pessoas:
Administração Financeira III
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
Técnicas de Negociação
Técnicas de Negociação
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA 1º SEMESTRE
Técnicas de Negociação
PODER Sendo o poder a capacidade ou potencial que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outra, induzindo-a a agir de acordo com a sua vontade,
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
Marcio C. Borges Maurício O. Ferreira
Negociação: Mente e Coração
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Autogerenciamento Pessoal
Introdução Ao Marketing
“Uma empresa que é uma ótima idéia”.... INTRODUÇÃO Antes de assistir a apresentação da palestra sobre negociação e venda é preciso raciocinar na seguinte.
Negociação- Importante dentro do Empreendedorismo
O processo de decisão de compra
VANTAGENS DA COMUNICAÇÃO EFICAZ
O QUE É UM SISTEMA.
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
conceitos e aplicações práticas
O PROCESSO DE NEGOCIAR – TÁTICAS E GERENCIAMENTO DO TEMPO
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Natureza da negociação As qualidades do negociador ideal Concessões: Como proceder ? Objeções: Como.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COACHING EDUCATION.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Comportamento do consumidor
Unidade VIII Arquitetura Organizacional
Técnicas de Negociação e Decisão aula 1- Plano de Ensino
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
CONCILIAÇÃO termo derivado do latim conciliatione, cujo significado é ato ou efeito de conciliar, ajustar, acordo ou harmonização de pessoas, união, combinação.
Gerenciamento dos Recursos Humanos
PROFESSOR: ALESSANDRO
Técnicas de Negociação
Introdução ao Planejamento
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
Fundamentos do Comportamento em Grupo
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS.
O Planejamento da Negociação
Disciplina: Técnicas de Negociação
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
A Liderança transformacional
Avaliação de Desempenho
Princípios de gestão da qualidade
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Perspectiva Natural das Organizações Sobrevivência Necessidades dos Grupos Conflito Influência da estrutura informal sobre a formal Necessidades da Organização.
ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profº. Ms. Delmário UNINOVE
Transcrição da apresentação:

TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO CAPÍTULO 2 O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

2.1 Definição do processo de negociação como sistema de transformação Sistema de transformação de entradas ( estímulos ) em saídas ( respostas ). Processo que envolve duas ou mais partes, baseada na comunicação bilateral, iniciada a partir de interesses comuns, sejam afinidades ou conflitos, utilizando a informação, o tempo e o poder na busca pelo acordo, por meio de relações duradouras que irão satisfazer as necessidades de todos os envolvidos.

Componentes do processo de negociação FEEDBACK Diferenças individuais - Conquista de pessoas Valores pessoais dos envolvidos - Concessões Interesses comuns - Persuasão Relacionamento humano - Satisfação das necessidades - Decisão conjunta NEGOCIAÇÃO Entradas Saidas ( Imputs) (Outputs) Participação no processo - Acordo Uso da informação e do poder - Solução do conflito Comunicação bilateral - Benefícios do conflito Barganha - Benefícios duradouros Flexibiliade - Visão Estratégica FEEDBACK

“ INÍCIO DO PROCESSO DE UM SISTEMA“ ENTRADA IMPUTS ESTÍMULOS INFLUÊNCIAS “ INÍCIO DO PROCESSO DE UM SISTEMA“

Diferenças Individuais ENTRADA Diferenças Individuais São originalizadas das características pessoais de cada negociador, isto é, o modo de lidar com problemas, a forma de se portar perante a questão a ser negociada, a velocidade da fala, a maneira de vestir, seu humor e temperamento entre outros aspectos.

ENTRADA Valores Pessoais Sua cultura; Sua forma de ver o mundo; Suas crenças; Sua forma de criação;

ENTRADA Interesses comuns São os interreses comuns dos negociadores, mesmo que seja a solução de uma questão conflitante. Deve ser apresentada desde o início do processo, para que os objetivos possam ser alcançados. Muitas vezes os negociadores imaginam que, omitindo informações, poderão ser bem sucedidos em uma negociação. Enganam-se, pois a omissão poderá ser prejudicial para si e para o processo como um todo.

Relacionamento humano ENTRADA Relacionamento humano Esta sempre presente na negociação, pois é através dele que os negociadores iniciam e concluem a negociação.

Participação no processo ENTRADA Participação no processo É a participação efetiva de cada negociador, ou seja, seu grau de planejamento antes do ato. Os negociadores deverão se preparar para a negociação escolhendo princípios e métodos ajustados ao planejamento, visando sempre à obtenção de ganhos mútuos na questão a ser negociada.

Uso da informação e do poder ENTRADA Uso da informação e do poder A informação e o poder, bem como o fator tempo, são considerados variáveis básicas do processo de negociação.

Comunicação bilateral A comunicação é a base para o desenvolvimento do relacionamento humano no processo da negociação. É a troca de informações e argumentações em pró do acordo previamente estipulado na negociação.

ENTRADA Barganha Apesar de uma conotação negativa, o aspecto positivo da barganha ressalta que os negociadores devem se concentrar nas necessidades reais de ambos os lados, afim de buscar opções de ganhos mútuos que os levem para uma negociação de resultados positivos, e não visando simplismente ao seu próprio interesse.

ENTRADA Flexibilidade Flexíbilidade dos negociadores no processo de negociação, seja para reverem prazos, idéais, percepções e interesses ao longo da negociação, podendo mudar totalmente o seu resultado.

ENTRADA SAÍDAS OUTPUTS RESULTADOS CONSEQUÊNCIAS “ REPRESENTA A CONCLUSÃO DO SISTEMA, PORÉM NUNCA DE FORMA ESTÁTICA, POIS A SAÍDA DE UM PROCESSO PODERÁ SER A ENTRADA DE UM NOVO PROCESSO“

SAÍDAS Conquista de pessoas Deve ser vista como conotação positiva, como resultado de um processo. A confiança, credibilidade e respeito adquirido durante o relacionamento positivo (ganha-ganha), deixando espaço para um novo processo de negociação bem-sucedido.

Concessões Concessões obtidas durante o processo de negociação devem se originar de todos os lados, pois, visando à obtenção de ganhos mútuos, uma parte cede a certos argumentos, uma vez que a outra parte também o fez, no sentido de cooperar.

SAÍDAS Persuasão Capacidade de convencimento dos negociadores sobre amplas visões do processo de negociação e as idéias que gerarão ganhos mútuos. Uma parte deve persuadir e a outra cooperar e se concentrar nos interesses reais do processo, resultando em um bom desfecho, possibilitando inputs positivos para um novo processo.

Satisfação das necessidades SAÍDAS Satisfação das necessidades Quando os negociadores saem com suas necessidades atendidas após a negociação. Isso leva a criação da conquista, relacionamento duradouros e imputs que com certeza facilitarão o início de um novo processo.

SAÍDAS Decisão conjunta Quando os negociadores saem com suas necessidades atendidas após a negociação. Isso leva a criação da conquista, relacionamento duradouros e imputs que com certeza facilitarão o início de um novo processo.

SAÍDAS Acordo Quando os negociadores chegam a um consenço após o processo de negociação, seja na formação de um contrato, seja na elaboração de um acordo verbal.

SAÍDAS Solução do conflito Processo de negociação visando à obtenção de ganhos mútuos, centrados nos interesses reais dos negociadores, deixando o ego de lago. Acabar com o conflito identificando suas causas buscando a cooperação da outra parte para uma acordo positivo, visando relacionamento futuros.

SAÍDAS Benefícios duradouros Benefícios originados da cooperação e da cumplicidade das partes, relacionados à decisão conjunta na busca por um acordo ou pela solução de um conflito.

SAÍDAS Benefícios do conflito O conflito não está limitado a batalhas entre interesses e desejos, podem surgir a partir dele, ingredientes importantes do relacionamento humano, como percepções, poderes, valores, princípios, sentimentos e emoções, os quais terão influências positivas para as negociações que irão surgir.

SAÍDAS Visão estratégica Capacidade de visualizar a questão negociada de maneira ampla, trazendo resultados duradouros para o processo de negociação, permitindo relacionamentos positivos futuros aos negociadores.