II Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim-Pescador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Ambiental na Gestão Ambiental Pública
Advertisements

Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Zoneamento Ecológico Econômico no Estado do Amapá:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Conflitos socioambientais e mobilização social
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Utilização de lista de espécie pelos órgãos ambientais
Prof. Ms. Vagner Custódio
Estudos Geográficos sobre Paranapiacaba
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP Resultados e Discussão
Para uma primeira avaliação, os resultados mostram que, para a escolha do projeto a implementar, o método AHP foi muito eficaz e pode novamente, ser utilizado.
Reflexão: Turismo e Ecoturismo
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
Emergências e Desastres
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
Unidades de Conservação
maior ilha marítima brasileira (346 Km2)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
UNESP Estudo de caso E Pesquisa ação. Metodologia de Pesquisa em
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Projeto: Articulação entre o Turismo no Parque Estadual do Ibitipoca e seu Entorno Trabalho Disciplina IF 128.
BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA AGÊNCIA CASCAIS NATURA
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
1º Seminário Internacional de Qualidade Ambiental de Antonina: O desafio do Desenvolvimento Local em Territórios Costeiros Ambientalmente Vulneráveis Experiências.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Constituição Federal Artigo 225, § 1°, IV
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Zoneamento Marinho Litoral Norte
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
Reunião para Formação do do Parque Estadual Fritz Plaumann
TURISMO: PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS POVOS
PAISAGISMO EM GRANDES ESPAÇOS
Marcelo Gomes dos Santos
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada O ecossistema fluvial fornece um importante serviço – a migração das populações Medidas de manejo devem tomar.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Aluno-autor: Marcela Prado Silva, bolsista CNPq/PIBIC
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
PLANO ESTADUAL DE GERENCIAMENTO COSTEIRO
Parte III Gestão Ambiental.
Universidade Federal Rural da Amazônia Sociologia Rural e Agricultura Familiar e Sociologia Profa. Ruth Helena Cristo Almeida.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
Transcrição da apresentação:

II Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim-Pescador Ecoturismo, Conservação e Educação Ambiental São Leopoldo (RS), abril, 2009 Praia de Picinguaba, Pq. Estadual da Serra do Mar (SP). Fotografia: Solange T. de Lima Guimarães, março/2009.

Paisagem da Unidade de Conservação (UC): Ecoturismo, Conservação e Educação Ambiental - está licenciada sob Licença Creative Commons Paisagem da Unidade de Conservação (UC): Analisada sob a visão geossistêmica, de modo a proporcionar uma análise perceptiva, interpretativa e valorativa das relações entre os elementos paisagísticos naturais, construídos e ecléticos componentes do fenossistema e do criptossistema; Paisagem como um ambiente de ensino-aprendizagem dirigido e incidental, através da interpretação e valoração ambiental, propiciando mudanças atitudinais e comportamentais - formação de condutas pró-ambientais, favorecendo a conservação do meio ambiente; UC como local de conflitos e problemas ambientais: diferentes segmentos sociais, diferentes interesses, diferentes valores – lugar para viver/lugar para vender.... Constatação em vários casos, de campos de visão, de significação e de ação muitas vezes divorciados, refletindo dissonâncias e divergências relativas à valoração ambiental.

Ecoturismo, Conservação e Educação Ambiental GESTÃO AMBIENTAL: Diretrizes de um planejamento integrado e participativo; Abrangência das áreas de entorno, amortecimento e de ambientação; Diretrizes e legislação pertinentes à salvaguarda e tutela do patrimônio natural e cultural; 4. Programas e projetos de uso público adequados à paisagem das UCs; 5. Desenvolvimento de programas de educação ecológica associados à trilhas interpretativas, proporcionando uma experiência imediata com a paisagem e seus elementos bióticos e abióticos componentes; Ecoturismo, Conservação e Educação Ambiental - está licenciada sob Licença Creative Commons

Diagnóstico e prognóstico paisagístico : inventário dos recursos e implementação de ações preventivas, mitigadoras e corretivas de acordo com a situação e as exigências técnicas e legais relacionadas à proteção da paisagem; minimizando determinados efeitos, influências e atividades responsáveis pela extinção ou deterioração paisagística imediata ou não, dependendo da natureza da UC quanto às permissões, restrições e proibições de uso, concernentes aos zoneamentos ecológicos, funcionais, recreacionais, e aos processos e projetos de recuperação, reabilitação, revitalização, idealizados. O planejamento paisagístico referente à implantação de atividades de lazer e recreação em suas várias modalidades e associadas ao ecoturismo, deve propiciar a utilização do patrimônio natural e cultural, conforme suas funções de uso, proteção, recreação, de modo a conseguir um equilíbrio entre o potencial da paisagem como um recurso ambiental, levando-se em conta suas efetivas restrições e limitações de natureza quanti-qualitativa, as diferenças locais e regionais das unidades paisagísticas das UCs e as necessidades e demandas da sociedade (SEIBERT, 1978; GUIMARÃES, 1998; 2002; 2004; 2005; 2007) Ecoturismo, Conservação e Educação Ambiental - está licenciada sob Licença Creative Commons

Paisagem como Patrimônio Natural ou Cultural Conservação Preservação Vulnerabilidades Ambientais: Vulnerabilidades naturais Vulnerabilidades sociais Ecoturismo, Conservação e Educação Ambiental - está licenciada sob Licença Creative Commons

ECOTURISMO, UCs & EDUCAÇÃO AMBIENTAL Motivação e sensibilização Percepção e Interpretação ambiental Qualidade da experiência do visitante Qualidade dos cenários estéticos Valoração subjetiva e objetiva das Ucs Comportamentos pró-ambientais Ecoturismo como instrumento de desenvolvimento de sociedades sustentáveis Conhecimento e difusão de saberes tradicionais e técnico-científicos Cooperação entre comunidades distintas Ecoturismo, Conservação e Educação Ambiental - está licenciada sob Licença Creative Commons

Nossos trabalhos atuais : Parque Estadual do Rio Turvo: um estudo sobre a percepção e interpretação ambiental da comunidade moradora do entorno da Br-116 – Carolina Paixão/Solange T. de Lima Guimarães [Mestrado] Construindo indicadores para avaliar as relações entre a paisagem natural e cultural, as funções paisagísticas informativas e a cosmovisão da população que habita o Litoral Norte Paulista – Juliana Marcondes Bussolotti/Solange T. de Lima Guimarães/Maria de Jesus Robim [Doutorado] A sensibilidade do lugar: uma proposta metodológica para a aplicação da percepção ambiental nos planos de emergência a derrames de óleo em ambientes costeiros, estuarinos e fluviais – Marcelo Matos/Solange T. de Lima Guimarães [Doutorado] A conservação da natureza: potencialidades para comunidades sustentáveis. Um estudo de percepção, interpretação e valoração da paisagem através do conhecimento tradicional – Davi Gutierrez Antonio Matos/Solange T. De Lima Guimarães [Doutorado] Valoração subjetiva de paisagens naturais: um estudo sobre escalas de mensuração valorativa a partir do diferencial semântico de Osgood – Solange T. De Lima Guimarães [Triênio 2009-2011] Indicadores de Sustentabilidade: uma Abordagem Integrada para o Monitoramento do Ecoturismo em Unidades de Conservação da Mata Atlântica, São Paulo. Ecoturismo, Conservação e Educação Ambiental - está licenciada sob Licença Creative Commons

Praia da Almada, Pq. Estadual da Serra do Mar (SP). Fotografia: Solange T. de Lima Guimarães, março/2009.

Praia da Almada, Pq. Estadual da Serra do Mar (SP). Fotografia: Solange T. de Lima Guimarães, março/2009.

Praia da Almada, Pq. Estadual da Serra do Mar (SP). Fotografia: Solange T. de Lima Guimarães, março/2009.

Praia da Vila Caiçara de Picinguaba, Pq. Estadual da Serra do Mar (SP). Fotografia: Solange T. de Lima Guimarães, março/2009.

Praia da Vila Caiçara de Picinguaba, Pq. Estadual da Serra do Mar (SP). Fotografia: Solange T. de Lima Guimarães, março/2009.

Rio no Núcleo Picinguaba, Casa da Farinha, Pq Rio no Núcleo Picinguaba, Casa da Farinha, Pq. Estadual da Serra do Mar (SP). Fotografia: Solange T. de Lima Guimarães, março/2009.

Profa. Dra. Solange T. de Lima Guimarães Livre Docente em Interpretação e Valoração de Paisagens Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/66350581362183033 Laboratório de Interpretação e Valoração Ambiental Depto. de Geografia, Universidade Estadual Paulista  - UNESP, campus de Rio Claro (SP) - Brasil Geografia: 019 3526 2225 [depto.] e.mails: hadra@uol.com.br  /    hadra@olam.com.br