XX Reunião Annual do Faubai

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Advertisements

I Seminário Preparatório ao EREJA/CO/2011
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida
Que EJA temos e queremos?
CÁTEDRA DA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
II Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA
III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PORTO ALEGRE 26 A 28 DE MAIO DE 2010 Painel: A formação do educador de.
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB Redenção – Ceará – Brasil.
Encontro Regional da América Latina de Educação em Prisões
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
MEDALHA PAULO FREIRE.
CONFINTEA VI – Desdobramentos e impactos pós-CONFINTEA Timothy D
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Sérgio Haddad.
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
um desafio contemporâneo
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Cooperação Sul-Sul Magnus Lindelow Brasília, 8 de maio, 2014 Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
1.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
“Avaliação de Programas e Políticas para Juventude”
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Anteprojecto de Estratégia de Alfabetização e Educação e Jovens e Adultos até 2015 (Versão Preliminar)
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Prevenção à Corrupção no Setor da Saúde Parceria PNUD e CGA-SP
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Comissão de EJA de Alagoas
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.
Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
História. CONFINTEA Conferência Internacional sobre Educação de Pessoas Adultas da UNESCO.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, diversidade e Inclusão – SECADI Conferência Internacional de Educação de Adultos – CONFINTEA- CONFINTEA.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Instruções básicas para elaborar um Plano de Ação FORMAÇÃO SINDICAL SOBRE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO SINDICAL A9 – Países Lusófonos da América e África 28.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

XX Reunião Annual do Faubai Mesa VI: Novas políticas para a internacionalização: pesquisa, mobilidade e cooperação para o desenvolvimento Cooperação para o desenvolvimento: o papel estratégico da universidade na cooperação sul-sul Timothy Ireland Unesco/Brasilia 18 de abril de 2008

XX Reunião Anual do Faubai Princípios básicos da cooperação sul-sul: Necessidade de ir além da esfera econômica Estabelecimento de diálogo permanente Intercâmbio baseado em apoio mútuo e cooperação Democracia, solidariedade e respeito pela diversidade (cultural e lingüística) Reafirmar educação como direito de todos Cooperação como intercâmbio e processo mútuo de aprendizagem Busca para soluções compartilhadas para problemas comuns Acabar com práticas ‘ad hoc’ de cooperação

XX Reunião Anual do Faubai Como estratégia importante para as principais programas e metas da UNESCO: Educação para Todos - EPT Década de Alfabetização - UNLD Desenvolvimento do Milênio - MDG Década de Educação para o Desenvolvimento Sustentável – DESD LIFE – Literacy Initiative for Empowerment

XX Reunião Annual do Faubai Exemplo 1: criação de uma rede de cooperação sul-sul: experiência com os países africanos de língua portuguesa no campo da alfabetização e educação de jovens e adultos. Exemplo 2: Projeto Educando para a Liberdade. Cooperação técnica com os Ministérios da Educação e Justiça com o apoio de recursos do Governo Japonês

XX Reunião Anual do Faubai Papel das universidades: Formação de professores, gestores e técnicos Pesquisa: no campo da alfabetização e educação continuada de jovens e adultos Elaboração e planejamento de políticas públicas de EJA Monitoramento e avaliação de políticas educacionais Elaboração de material didático e metodologias específicas de ensino

XX Reunião Anual do Faubai Outras importantes Conferências Internacionais da Unesco a serem realizadas em 2008/2009 Outubro/2008: CIEP – Educação em Prisões, em Bruxelas Novembro/2008: Conferência Internacional de Educação (ICE), em Genebra Março/abril de 2009: Conferência Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD), em Bonn/Alemanha Maio de 2009: Confintea VI, no Brasil Julho de 2009: Conferência Internacional de Educação Superior, em Paris

XX Reunião Anual do Faubai Conferência Internacional de Educação em Prisões - CIEP Histórico : A primeira Conferência Internacional de Educação em Prisões –CIEP, será organizada pela Comunidade Francesa Valonia de Bruxelas e pelo Instituto de Aprendizagem ao Longo da Vida – UIL, da Unesco. A Conferência será realizada entre 20 e 24 de outubro de 2008, em Bruxelas. Objetivos gerais da conferência como processo: mobilizar a comunidade internacional, as agências da ONU, governos nacionais e universidades para garantir que os programas de Educação para Todos incluirão o direito à educação para detentos, suas famílias e para os profissionais que trabalham nos presídios; - dar visibilidade a iniciativas locais, organizadas por governos e voluntários locais; - demonstrar que o conceito de aprendizagem ao longo da vida é especialmente relevante no caso da educação para detentos (homens, mulheres, e jovens adultos); - preparar recomendações para a VI CONFINTEA.

XX Reunião Anual do Faubai VI Conferência Internacional de Educação de Adultos - CONFINTEA VI – 2009 – Brasil Data: 18 a 23 de maio de 2009 Categoria de Conferência: Intergovernamental categoria II Histórico: as cinco conferências prévias da CONFINTEA foram realizadas em Helsingor (Dinamarca) em 1949, Montreal (Canadá) em 1960, Tóquio (Japão) em 1972, Paris (França) em 1985 e em Hamburgo (Alemanha), em 1997. A VI Confintea será a primeira realizada no hemisfério sul. A VI CONFINTEA pretende renovar o momentum internacional da educação e aprendizagem de adultos, e reparar a discrepância entre percepções e discursos de um lado, e da falta de políticas sistemáticas e efetivas e condições para a educação e aprendizagem de adultos do outro.

XX Reunião Annual do Faubai Objetivos da Conferência: Avançar o reconhecimento da aprendizagem e educação de adultos como elemento importante na e fator conducivo para a aprendizagem ao longo da vida, da qual alfabetização é o alicere; Destacar o papel crucial da aprendizagem e educação de adultos para alcançar as atuais agendas internacionais de educação e desenvolvimento (EFA, MDGs, UNLD, LIFE e DESD); e Renovar o impulso e compromisso políticos e desenvolver as ferramentas para implementação para que movamos da retórica para ação.

Obrigado Timothy Ireland Unesco/Brasília timothy.ireland@unesco.org.br