Indivíduos e sociedade:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Camille Monet e a Criança
Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
ANTROPOLOGIA, CULTURA E EDUCAÇÃO
CULTURA ORGANIZACIONAL
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
A situação brasileira a educação – ASPECTOS DIVERSOS. Antônio gramsci
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA?.
Agrupamentos sociais.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Formação de grupos sociais
Sociologia Jurídica: objeto e método
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Pierre Bourdieu.
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
Segundo Émile Durkheim
AGRUPAMENTOS SOCIAIS.
ORGANIZAÇÃO Conceitos
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Economia e Mercado 2ª AULA.
Socialização Organizacional
Diferenças entre ação social e relação social
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
O que é o Estado? Capítulo 16.
Emile Durkheim e o fato social
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
CULTURA.
MAX WEBER INTRODUÇÃO: Weber e seu tempo.
CULTURA JURIDICA.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Sociologia geral Introdução.
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Max Weber e as ações sociais
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Professor: Karina Oliveira Bezerra
O ESTRUTURALISMO E A TEORIA DA BUROCRACIA
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
CULTURA O QUE É?.
Sociologia Clássica e Educação
A sociologia como ciência
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
MAX WEBER
O Pensamento Sociológico Clássico
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A SOCIOLOGIA COMO UMA PERSPECTIVA: COMO OS SOCIÓLOGOS PENSAM
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
Grupos sociais.
CULTURA.
Max Weber.
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Weber | «Individualismo metodológico»
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Somos todos seres sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Indivíduos e sociedade: Sociabilidade e socialização

Alunos: Alváro Brandão. Jaqueline Tenório. Jéssyca Sabino Alunos: Alváro Brandão Jaqueline Tenório Jéssyca Sabino Lívia Cristina Mayara Virgínia Rose Caroline 3ªº Trindade 2010

Sociedade humana O atributo das sociedade humanas não diz respeito tão somente ao fato de que são formadas por pessoas, mas ao sentimento de pertencimento a um conjunto de regras, valores e costumes. Características da sociedade- A primeira delas defende a tese de que a sociedade e uma unidade democrática, ou seja, diferença de uma população que ocupa um espaço geográfico pelas funções sociais. A segunda e que a sociedade pode ser caracterizada pela semelhança cultural entre os membros de uma determinada coletividade, na qual os papeis sociais são definidos a partir da identidade de etnia, religião, línguas, valores, etc...

Funções da sociedade humana Estamos nos referindo ao processo pelo qual os indivíduos são levados a participar da vida social, onde existem funções diferenciadas de acordo com os níveis de socialização dos indivíduos, funções que podem ser gerais ou especificas. 1- Interação: relações recíprocas entre os indivíduos para a sobrevivência humana. 2-Comunicação: representações que conferem o entendimento comum da sociedade. 3-Comportamento: partilha de determinada conduta para que ocorra uma unidade entre cultura e ação social. 4-Estratificação: Classificação dos indivíduos segundo as posições sociais.

Funções específicas 1- Renovação dos membros: integração de novos indivíduos por meio de parentesco ou do casamento. 2-Socialização: os indivíduos se tornam propriamente membros da sociedade, por meio da educação formal ou informal. 3- Economia: produção,distribuição e circulação de bens e serviços necessários para sobreviver. 4- Administração política : ações e normas visam o controle social. 5-Religião: questões existenciais por meio da crença em entidades sobrenaturais. 6-Recreação; diz respeito ao sistema de lazer e descanso das atividades econômicas e intelectuais.

A formação social do indivíduo: O processo de socialização. Socialização é o processo através do qual os indivíduos são preparados para participar dos sistemas sociais. Incluída neste conceito a alguma compreensão de símbolos e sistema de idéias , linguagem e as relações que constituem os sistemas sociais.

Relação indivíduo-sociedade para Durkheim, Weber e Marx. Eles deram importantes contribuições cientificas para a compreensão das posições que existe entre as condutas individuais e as ações coletivas. Durkheim: O que importava era desvendar os mecanismos sociais que subjazem aos diferentes tipos de sociedade. De acordo com ele , há diferenças fundamentais entre as chamadas sociedades modernas s. No caso das primeiras , impera a consciência coletiva sobre a consciência dos indivíduos.

Max Weber: Ao contrário do que afirma Durkheim no que diz respeito à relação entre individuo e sociedade, Weber entende que a realidade é algo absolutamente impossível de ser compreendido em seus inesgotáveis eventos e ações, a realidade social é um caos sem significação objetiva, o que faz os homens apenas solucionarem alguns elementos da realidade para dotá-los de significado, ou seja, conferir uma explicação possível sobre determinadas ações sociais.

Karl Marx: Segundo ele, a sociedade seria como um edifício, no qual o pilar corresponderia a dimensão da produção econômica social. Sobre esse pilar é que se sustenta a superestrutura social, isto é, o Estado e as idéias econômicas, sociais, políticas, morais, filosóficas e artísticas.