Projeto “Uso Racional da Água”. Projeto “Uso Racional da Água”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Sombra do Imposto.
Advertisements

8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
Informação é a chave de tudo!
Trabalho de geografia sobre: nafta e o alca
CONCEITO O marketing de incentivo é uma ferramenta moderna utilizada para motivar equipes internas , distribuidores, revendedores e vendedores à atingirem.
Aplicação de SIG no Planejamento Urbano Palmeira/PR
Gestão Ambiental.
FCETM - Ciências Contábeis (5o Período)
Projeto Antipichação Cidade Limpa “Boas práticas de cidadania”
“Medidores Individuais de Água para Edifícios Antigos”
Projeto “Itajaí mais linda”. Projeto “Itajaí mais linda”
“Cheque Moradia: construindo a cidadania”
A intermediação de negócios na Internet possui a função de aproximar vendedores de compradores, que podem ser feitas de Empresa para Empresa (B2B), de.
Financiamento Habitacional
Sejam bem-vindos, Equipe Interna T.E.I. Online UniVD Yes!
MOBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL Controladoria - Geral da União Controladoria - Geral da União Ministério Público do Estado do Espírito.
Programa de Assessoria Total à Empresa – Ágape Contabilidade
Projeto de Gestão de Crise
A Mega Sucesso Apresenta....
Vasos Sanitários de Caixa Acoplada
Logística Reversa Impactos ecológicos.
EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES
KIT PREFEITURA.
SOCIAL. CARD FAZENDO A DIFERENÇA
Nelson José Comegnio MARKETING CULTURAL POSTOS DE GASOLINA.
FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA AUTOMOTIVA
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
Sustentabilidade.
Prefeitura do Recife - EMLURB
Nelson José Comegnio MARKETING CULTURAL EMPRESAS EM GERAL.
APONTAMENTOS PARA O DEBATE SOBRE GUARULHOS. • A cidade ganha projeção nacional no momento em que o país passa a se industrializar de maneira planejada.
Clube Cell Celular Patrocinado.
44ª Assembleia Nacional da Assemae
CIDADES + INTELIGENTES
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
CIPA 2013/2014.
CTR Nova Iguaçu.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
SEJAM BEM VINDOS.
Seminário Avançado - Eletiva A
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Orçamento Domestico(Familiar)
Secretaria Municipal de Educação
As diversas formas de organização da coletividade.
IPTU 2011 Por Alexandre Cialdini Secretário de Finanças de Fortaleza.
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
Saúde e Qualidade de Vida com produtos: - Naturais - Suplimentos - Dermo Cosméticos - Perfumaria Temos tambem Cursos: Motivação Liderança Produtos.
Distribuição A Distribuição é o transporte dos materiais a partir do produtor até o consumidor; A distribuição tem grande importância dentro da empresa.
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
TRABALHO RESÍDUOS SÓLIDOS E RECICLAGEM
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
POLÍTICAS PÚBLICAS: DISCUTINDO MODELOS
OBJETIVO Analisar o processo L.S.F. na construção de edificações populares e sua adequação aos pilares da sustentabilidade. Vertentes da sustentabilidade:
Oportunidade de Negócio e de Renda Extra da Herbalife venda direta, marketing multinivel A Silvana iniciou na Herbalife como consumidora, aderiu ao programa.
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
S.A.S EMPREENDIMENTOS E CONSULTORIA ENDEREÇO: AV. ALBUQUERQUE LIMA, 711 – SL 21 SHOPPING PATATIVA ASSARÉ 1ª ETAPA- CONJUNTO CEARÁ FORTALEZA – CE CNPJ:
Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências.
TGB  Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil.
O BNDES Macapá - AP 04 de dezembro de Quem somos Fundado em 20 de Junho de 1952 Empresa pública de propriedade integral da União Instrumento chave.
QUINZE ANOS DE PLANO REAL Como Está a Disponibilidade de Crédito Para as Classes Sociais? A População Tem Tido Acesso à Água, Luz e Telefone? A Estabilidade.
QUEM SOMOS  Entidade Representativa dos Gestores da CAIXA.  23 anos – criada em  25 Mil Gestores.  31 Associações.  Entidade Representativa.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Paulo Safady Simão – Presidente da CBIC Brasília 19/03/2008 CONSTRUÇÃO CIVIL E A CRISE NO BRASIL.
1 MOVIMENTO CONTRA CARTELIZAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS NO DF MCCC/DF COORDENAÇÃO: CHARLES GUERREIRO.
Transcrição da apresentação:

Projeto “Uso Racional da Água”

O QUE É?  A Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) indica que o Brasil precisa trocar cerca de 100 milhões de bacias sanitárias. São produtos antigos que gastam 30 litro por descarga e, em média, 5 vezes mais água, do que os encontrados hoje no mercado que se utilizam de 6 litros para fazer a mesma higiene. Estudos realizados mostram que 35% da água de uma residência se esvai através dos vasos sanitários.

A troca de um vaso sanitário é muito simples A troca de um vaso sanitário é muito simples. Por isso se torna necessário que a indústria, lojas de materiais de construção e companhias distribuidoras de água, se unam numa ação conjunta para implementar um projeto de uso racional da água com sucesso

POR QUE FAZER? Dois “cases” importantes realizados em Vinhedo, cidade do interior de São Paulo podem ser citados como exemplos. Lá a Prefeitura Municipal investiu no projeto e trocou as louças e metais sanitários de duas escolas públicas. O resultado surpreendeu a todos e demonstrou que é possível adotar políticas de primeiro mundo e melhorar a utilização de nossos recursos hídricos.

  1) Na Escola Municipal de Vinhedo a economia comprovada foi de 97% no consumo de água. Antes da obra a escola consumia 129 mil litros de água/mês e depois passou a gastar, em média, 3,8 mil litros/mês. O retorno sobre o investimento aconteceu em menos de três meses.

2) Na Escola Municipal Integração de Vinhedo, maior colégio da rede pública da cidade, com 1.114 alunos, o consumo era de 853 mil litros de água/mês e após a implantação do projeto, a escola passou a consumir, em média, 355 mil litros/mês, uma redução de 58,4% no seu consumo total.

COMO FAZER Para começar procure a Acomac (Associação dos Comerciantes de Material de Construção) de sua cidade e coloque o plano em discussão para uma ação imediata. Caso sua cidade ainda não tenha uma das nossas 68 Acomac’s, entre em contato com o seu sindicato local ou mesmos com as associações existentes, mobilizando o maior número possível de revendedores de material de construção.  

Exemplo de 3 grandes cidades do mundo podem ser citados: É importante unir esforços da indústria, do varejo, órgãos governamentais, escolas e a sociedade como um todo para criar em cada cidade uma campanha publicitária de conscientização. Também é fundamental incorporar a este esquema, planos de incentivo aos empresários do setor e proprietários de imóveis.   Exemplo de 3 grandes cidades do mundo podem ser citados:

a) No México o governo estabeleceu para todos os modelos de bacias um incentivo chamado de “reposition cost”. Os gastos efetuados na troca de bacias foram restituídos aos proprietários de casas, apartamentos, escritórios, lojas, fábricas, entre outros. Para ter direito a esse benefício o proprietário tinha que efetuar a troca nas revendas, deixando a bacia antiga.

b) Em Nova Iorque uma companhia privada foi contratada para coordenar todos os projetos e efetuar as trocas. O município pagou um bônus de US$ 240 por bacia comprovadamente trocada. Esse bônus foi pago em parcelas mensais, descontado dos pagamentos devidos à municipalidade pelo proprietário do imóvel. Com a colaboração de órgãos de proteção ao meio ambiente, a companhia privada contratada e a prefeitura de Nova Iorque, definiram uma área em alto mar para jogar o entulho gerado e assim foi criado um recife e um habitat artificial para a formação de corais.

c) Na cidade de Los Angeles o governo da Califórnia ofereceu a redução de impostos às indústrias e ao varejo na troca de bacias com consumo superior a 6 litros e concedeu aos proprietários de imóveis descontos de tributos municipais e/ou estaduais. Realizaram ainda, uma expressiva campanha publicitária, em todos os órgãos de comunicação, mostrando as vantagens e a economia proveniente das referidas trocas. Toda a destruição e destino dos produtos usados ficaram por conta do governo.

A Anamaco tem se empenhado nesse assunto e acredita que poderemos desenvolver no Brasil uma ação aproveitando as idéias mais adequadas ao nosso país.   No Brasil, por exemplo, a ABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland, realizou testes que comprovaram que as bacias velhas poderão ser reaproveitadas como parte da matéria prima usada pelas indústrias cimenteiras e nas concreteiras.

Por tudo isso precisamos também reunir associações e Ong’s ligadas ao meio ambiente para coordenar o projeto e discutir o destino final do resíduo de construção.

SÓ TEMOS A GANHAR, POIS... a)É um discurso ecologicamente correto que contribui com o meio ambiente; b)Gera mais renda, porque material de construção demanda mão-de-obra; c)Movimenta a economia local; d)Três grandes bancos contam com linhas de financiamentos para material de construção com custos abaixo de 2% ao mês para o consumidor (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco).

Nosso filhos vão agradecer. QUEM GANHA COM ISSO? Todos sairão ganhando com o resultado da economia no bolso. Nosso filhos vão agradecer. O Brasil merece! Por esses motivos elejam uma comissão e procurem marcar uma reunião na Prefeitura Municipal de sua cidade para argumentar a necessidade e importância desse projeto.

Mobilizem-se e mantenham todos os envolvidos sempre bem informados. O “Uso Racional da Água” é a defesa legítima dos interesses de todo o cidadão. Mobilizem-se e mantenham todos os envolvidos sempre bem informados. Agora com a lei no. 14.018, assinada pelo ex-prefeito de São Paulo, José Serra, que instituiu o Programa Municipal de Conservação e Uso Racional da Água em Edificações, é preciso unir os esforços e acelerar esse processo.

Com a redução recente, do IPI de louças sanitárias ficou ainda mais barato trocar as bacias. Como no Paraná, Santa Catarina e São Paulo também tiveram a redução do ICMS desse mesmo item, esses produtos estão ainda mais acessíveis à população desses estados.

A lei e as informações sobre a redução de impostos você encontra em nosso site: www.anamaco.com.br Mostrem a lei e ousem! A ousadia e a união são as chaves para se ter sucesso nessa empreitada.