Metodologia de Desenvolvimento de Software

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Transcrição da apresentação:

Metodologia de Desenvolvimento de Software Daniela Vieira Líder de Qualidade de Software daniela.vieira@s2it.com.br

Sobre a S2it Empresa 100% brasileira focada em serviços de TI; Mais de 15 anos de experiência em projetos Oracle de alta complexidade; Grande experiência em desenvolvimento sob-medida de aplicações (alta demanda e alta disponibilidade); Certificação MPS.BR nível G; Convênios com universidades; Mais de 1.300 projetos concluídos; Aproximadamente 280 clientes ativos;

Tecnologias Java Microsoft .NET LAMP Database JBossApp Server Oracle Weblogic Hibernate Spring Framework Struts Framework C# VB.NET SharePoint Project Server Exchange Server Windows Server Linux Apache MySQL PHP Oracle PostgreSQL IBM DB2 MySQL

Parcerias Estratégicas

Tópicos abordados * Problemas comuns em projetos de desenvolvimento de software. * O que é uma metodologia? * Metodologias para desenvolvimento de software.

Problemas comuns em projetos de desenvolvimento de software.

Falhas de Comunicação

Estatísticas Motivos Consomem mais recursos que o orçado; Consomem mais tempo que o estimado; Não entregam o que foi combinado; (+) 100 mil projetos (pequeno - grande porte) de software nos EUA.

Para resolver esses problemas, seguimos uma metodologia.

O que é uma Metodologia? Padrões Comunicação Objetivo comum Aproveitamento recursos Metodologia

Metodologias para Desenvolvimento de Software Metodologia tradicional: PDI-SW (Processo de Desenvolvimento Iterativo de Software) Metodologia ágil: SCRUM

Introdução ao SCRUM Metodologia de desenvolvimento ágil nascida em empresas de fabricação de carros em 1986 (Takeuchi e Nonaka). Jeff Sutherland, John Scumniotales, e Jeff McKenna – documentaram e implementaram - Easel Corporation em 1993. Tipo de formação do Rugby. Passou a ser utilizado no mundo a partir de 1995.

Sprint Planning 1 – 2 horas

Sprint Planning 2 – 2 horas Team members dividem as estórias do Sprint Bakclog em tarefas curtas (duração máxima – 1 dia) e objetivas. A lousa de atividades (Scrum Board) é então montada com as estórias.

Mãos a Obra ! Com a Scrum Board montada, cada integrante da equipe consome as tarefas em que acredita poder colaborar. Deste ponto em diante não deve haver mudanças de requisito das estórias selecionadas para o Sprint corrente. Na lousa há a seguinte classificação das tarefas:

Dúvidas?

Referências http://www.infoq.com/presentations/The-Roots-of-Scrum http://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum http://www.agilealliance.org/system/article/file/888/file.pdf

Escritórios

Obrigada! Daniela Vieira Líder Qualidade de Software daniela.vieira@s2it.com.br