Conselho Acadêmico do Ensino Técnico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
Advertisements

TC F3A O ENSINO DA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO DISCIPLINA REGULAR DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Prof. Murilo S. de Camargo
CAPA.
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Secretaria da Educação e Cultura
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Monitoria 2013 Informações Gerais.
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Universidade Federal de Pernambuco
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
CAPACITAÇÃO NOS SISTEMAS ACADÊMICOS FIA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Fique Sabendo! Outubro de 2007 Informes do 2º semestre Uma vez por semestre (duas vezes ao ano) a equipe da CPA apresenta a toda Comunidade Educativa seu.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
UNIP/Brasil Maior IES – Instituição de Ensino Superior do país
Portal Educacional Clickideia 4ª Capacitação Professores Coordenadores 25/08/2011 – Auditório FATEC.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
Caxias do Sul, Encontro PAIUNG em 31 de Agosto de 2009.
A INCLUSÃO À SERVIÇO DA POPULAÇÃO
I Encontro CIEE - ABED Profa. Martha Carrer Cruz Gabriel Nov/2006.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
JORNADA PEDAGÓGICA ATIVIDADE EDUCACIONAL COM O TEMA: COPA DO MUNDO
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Planejamento e 7 de março de 2014.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
Boas práticas da implementação do Sistema ARCU-SUL no Brasil
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Potencialidades Redução do número de beneficiados por núcleo (relação do nº de Recursos Humanos por beneficiado); Aquisição e distribuição dos materiais.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Comissão Relatório de Gestão 2014
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Aline Barbosa Michelle Christina Professoras:
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Informática para o Ensino Médio
Laboratório de Ensino a Distância
INSERÇÃO DE ALUNOS NO SISTEMA - O número de alunos participantes das atividades do Programa Viva a Escola poderá ser ampliado, desde.
Gerenciamento Proposta de Trabalho do Prof. em STE Estrutura de pastas
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
A certificação se dará a cada encontro presencial após aproximadamente 30 dias do prazo final de postagem das atividades complementares. A certificação.
COORDENADORIA REGIONAL DAS BAIXADAS LITORÂNEAS I COORDENADORIA REGIONAL DAS BAIXADAS LITORÂNEAS I GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Conselho Acadêmico do Ensino Técnico UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL PARA CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Conselho Acadêmico do Ensino Técnico 26/03/2017

NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE CURSOS DE ATUALIZAÇÃO do ponto de vista pedagógico: evolução das técnicas de ensino. do ponto vista formativo: evolução tecnológica, humana e histórica dos temas. 26/03/2017

Metas e objetivos Compartilhar conhecimento adquirido Preencher lacunas no conhecimento Aumentar o intercâmbio interno Aumentar o intercâmbio entre os campi. Criar e reforçar laços intrainstitucionais CRIAR POLÍTICA INSTITUCIONAL DE CURSOS ESTABELECER COMO, QUANDO E ONDE FAZER 26/03/2017

Situação atual Conhecimento disperso Iniciativas isoladas Foco em mestrados e doutorados Necessidade de aperfeiçoamento Dificuldades burocráticas Redução na semana de planejamento 26/03/2017

Histórico Em 2007: Campi Maracanã e Nilópolis Equilíbrio Ácido-Base com uso de Planilha Eletrônica. Em 2008 e 2009: Campus Volta Redonda Cursos de capacitação para professores e servidores. Desde 2006: Campus Nilo Peçanha-Pinheiral Avaliação, uso de vídeo e ensino de jovens e adultos, além de diversas oficinas sobre informática, planejamentos de cursos e cursos a distância. 26/03/2017

Escopo da proposta Cursos periódicos de atualização e aperfeiçoamento internos. Semestralmente durante a semana de planejamento. Ou em qualquer outro período. Os cursos seriam opcionais e contariam como horas trabalhadas. Ministrados preferencialmente por professores da instituição ou profissionais convidados. Cursos de 2 a 5 dias e com 6 a 40 horas de duração. 26/03/2017

Escopo da proposta Podem ter aulas práticas. Presenciais, semi-presenciais ou à distância. Certificado: 70% de rendimento nas avaliações e 75% de presença (cursos presenciais). Os cursos podem ser realizados em qualquer campi com disponibilização de transporte. Participação interdisciplinar. 26/03/2017

Logística Criação de estrutura permanente de apoio Calendário Semestral. Elaboração de formulário padrão on line para recolher as propostas. Receber e coordenar os pedidos de cada campus pela oferta de cursos. Estabelecer prazos semestrais para apresentação das propostas. Interligação de cursos semelhantes. Elaborar divulgação on line dos cursos oferecidos. Estabelecer prazos de inscrição. 26/03/2017

Logística Elaborar formulário padrão on line de inscrição. Receber e acompanhar as inscrições. Divulgar o fechamento dos cursos com locais e relação de inscritos. Coordenar a logística de transportes. Coordenar o controle de frequências e avaliações para emissão de certificados. Elaborar ficha de avaliação dos cursos a ser preenchida pelo professor-ministrante e professor-aluno. Elaborar relatório final. Elaborar plataforma de funcionanento dos cursos à distância e semi-presenciais. 26/03/2017

Resultados esperados Divulgação do conhecimento adquirido Multiplicação e aperfeiçoamento do conhecimento Reforço dos laços intrainstitucionais Estímulo a projetos intercampi 26/03/2017

O que fazer? Estabelecer prazo para recolhimento das propostas dos diversos campi. Elaboração de proposta final. Encaminhamento à Reitoria e Conselho Superior Inclusão no calendário 26/03/2017

Comissão de capacitação Ademário Iris da Silva Junior – Maracanã Presidente da Comissão Tel.: (21) 2715-1462 e (21) 8875-2359  Skype: ademarioiris Email: ademarioiris@gmail.com Rachel Oliveira Nasser - Duque de Caxias Tel.: (21) 78647683 e (21) 39792863 Skype: rachelnasser Email: rachel.nasser@ifrj.edu.br Pedro Henrique de Almeida Silva - Volta Redonda Tel.: (21) 9520-2135 Skype: pedroifrjvr Email: pedro.silva@ifrj.edu.br Anibal dos Santos - Nilo Peçanha/Pinheiral Tel.: (24) 3356-6591 e (24) 3342-8377 Skype: anibalsantoz Email: anibalsantoz@gmail.com Ailton Artimos da Matta - São Gonçalo Tel.: (21) 3347-1154 e (21) 8727-7118 Skype:ailtondamatta Email: ailtondamatta@gmail.com   Elanio Aguiar de Medeiros - Paracambi Tel.: (21) 3771-2705 e (21) 93654155 Skype: elanio2 Email: elanio.medeiros@ifrj.edu.br William Eduardo da Silva - Nilópolis Tel.: (21) 2691-7513 e (21) 8888-9230  Skype: will.eduardo Email: will.eduardo@gmail.com Marcelo Japiassu Ramos – Arraial do Cabo Tel.: (21) 78205005 e (21) 98006363 Skype: marcelo.japi Email: marcelo.japiassu@ifrj.edu.br 26/03/2017