Prof. Ms. Silvia Fichmann Universidade de São Paulo - Escola do Futuro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
Uma experiência de Formação Transdisciplinar
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
Aprendizagem Conhecimentos Habilidades Atitudes.
Fundação Roberto Marinho
Pedagogia da pesquisa-ação
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Educação no contexto do Trabalho
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Estado do Rio Grande do Norte Prefeitura Municipal de Natal
Formação de Tutores a Distância
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ: dinamização do ambiente virtual interativo Introdução O Projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

Projeto TONOMUNDO. Uma Experiência Transdisciplinar de Formação de Professores em Ambiente Virtual Prof. Ms. Silvia Fichmann Universidade de São Paulo - Escola do Futuro silviaf@futuro.usp.br - centralr@terra.com.br

Quais os avanços no conhecimento produzido em pesquisas, estudos e experiências na área de Educação a Distância (EaD), a partir da perspectiva da alfabetização e inclusão digital? O que aprendemos com as nossas pesquisas, estudos, experiências e propostas de EaD na perspectiva da inclusão social? O que aprendemos a partir da experiência com diferentes formatos de troca e de construção de conhecimento numa perspectiva de formação continuada? Quais os desafios para a constituição de programas e projetos relacionados à qualidade em EaD, principalmente relacionados à alfabetização e inclusão digital, integrando diferentes áreas de conhecimento e instituições?

Transdisciplinaridade gestão e formação de educadores Projeto Tonomundo Transdisciplinaridade gestão e formação de educadores Cursos online e ambiente virtual TONOMUNDO Informação, comunicação e publicação Comunidade virtual de aprendizagem e prática

Projeto Tonomundo Parceria com o Instituto OI FUTURO Envolvimento de gestores, coordenadores, professores, alunos e membros da comunidade Foco no Ensino Fundamental II 6º ao 9º ano 68 escolas públicas – Projeto Piloto em 16 estados brasileiros 06 Secretarias da Educação Estados – Pernambuco e Sergipe Municípios – Aracajú (SE), Fortaleza (CE), Itaituba (PA), Natal (RN) Em 2008 Espírito Santo Rio de Janeiro Vitória Moçambique

Projeto Tonomundo Implementação de laboratórios de informática nas escolas: computadores, impressora, webcam, scanner e conexão a Internet; Formação híbrida de formadores e professores com ênfase na modalidade a distância; Desenvolvimento de projetos comunitários permeados pela TransD visando a implementação de novas práticas pedagógicas; Uso do computador como ferramenta educacional.

Atividades Lúdicas Projetos Comunitários Projeto Tonomundo Formação de agentes de transformação melhoria da realidade local a partir da escola pública participação em uma comunidade virtual de aprendizagem e prática (CVAP) Cursos Atividades Lúdicas Projetos Comunitários

Secretaria de Educação Projeto Tonomundo Secretaria de Educação FMPE Gestor Pessoas da comunidade FML ESCOLA Equipe pedagógica Oi Futuro Professores Escola do Futuro-USP Alunos Parceiros

Implementação

Escolas - 2007 Total - 468 escolas www.tonomundo.org.br Nº Escolas cadastradas Projeto Piloto 68 Pernambuco 352 Fortaleza 18 Aracaju 6 Natal 7 Itaituba 5 SE 12      Total - 468 escolas

Projetos Comunitários - 2007 www.tonomundo.org.br Nº de Projetos Comunitários publicados 68 escolas 339 Pernambuco 121 Fortaleza Aracaju Natal 5 Itaituba 3 SE

Cursos online Trandisciplinaridade I – Introdução ao Pensamento Implementando o Tonomundo na Escola Trandisciplinaridade I – Introdução ao Pensamento Transdisciplinar Trandisciplinaridade II – Rumo a referenciais cognitivos Trandisciplinaridade III – Uma gestão de natureza transdisciplinar

Cursos online cont. Projetos Comunitários I Projetos Comunitários II Explorando o Portal Tonomundo Gestão do Laboratório de Informática Construção de Instrumentos Musicais Jovem de Futuro Por Dentro dos Meios

Atividades Lúdicas

Participantes da CVAP – até 2007 Nº de FM Nº de FML Nº de professores Nº de alunos Nº de membros da comunidade 68 escolas 230 2.192 14.352 290 Pernambuco 40 228 3.776 119.917 10 Fortaleza 18 115 1.800 1 Aracaju 4 6 90 917 Natal 8 54 2.398 Itaituba 2 5 38 2.781 SE 12 297 841 Total 78 507 6.562 143.006 302 Usuários Portal - 25.000 cadastrados

Bases conceituais Gestão de projetos Transdisciplinaridade gestão de 2a ordem e processo co-formativo Tecnologia aplicada à educação Formação a distância Comunidade virtual de aprendizagem e prática

Gestão do Projeto Pessoas Processos Tecnologia Planejamento, organização, implementação, acompanhamento e avaliação - Equipe LINCA Equipe de Formadores Mediadores Locais – FMLs e professores multiplicadores Processos Formação continuada da Equipe LINCA Formação presencial inicial e continuada a distância Implementação do TONOMUNDO nas escolas Concepção e produção de conteúdos pedagógicos e transdisciplinares Dinamização da Comunidade Virtual de Aprendizagem e Prática Tecnologia Orientações sobre o uso e manutenção dos equipamentos do laboratório Concepção, inserção de conteúdos, manutenção e atualização do Portal TONOMUNDO

Gestão do Projeto Gestão de 1a ordem - Atividades, programas e cronograma Planejamento Organização Execução Acompanhamento Avaliação qualitativa e quantitativa (MAXIMILIANO, 1997)

Gestão Transdisciplinar Tem um caráter sistêmico e aberto; nada é definitivo e tudo pode mudar: as rotas, as atribuições, a organização da equipe e as estratégias são permanentemente revistas com enfoque no que está entre, através e além das disciplinas e dos sujeitos envolvidos.

Gestão Transdisciplinar Gestão de 2a ordem Considera os fenômenos emergentes e auxilia na resolução dos problemas e conflitos, com aprofundamento progressivo Fenômeno Sistema Problema Processo (GOOURHUIS, 2000)

Gestão e Formação Transdisciplinar Processo co-formativo Membros da Equipe LINCA, formadores, professores, alunos e comunidades locais Problema Análise do fenômeno Análise do contexto Processos e pessoas Retorno reflexivo Redefinição das ações e atribuições

Gestão Transdisciplinar URDIDURA TRAMA NAVETE

Processo ensino-aprendizagem Processo co-formativo

MZweibil, 2000

MZweibil, 2005

MZweibil, 2006

Formação Transdisciplinar Ênfase no processo co-formativo Um movimento de busca dos contornos que conferem um feitio, uma configuração e uma identidade Possibilita novas formas de relação com o conhecimento Implica construir significados pessoais e fazer elaborações próprias Resgata o pensamento criativo: projetar, construir hipóteses, estabelecer relações que possibilitem a flexibilização e não a rigidez Furlanetto (1997)

Formação transdisciplinar “ A formação transdisciplinar é complementar à formação disciplinar, leva a transformações profundas nos sujeitos que dela participam, a partir de rupturas cognitivas, perceptivas e atitudinais, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos sujeitos, estabelecendo novos diálogos internos e externos e em diferentes níveis”. Sommerman (2003)

Ambiente virtual Portal educacional Conteúdo pedagógico e transdisciplinar Ambientes específicos para práticas formativas Ferramentas de interação: bate-papo, Blog, Fórum e Enquete Ferramentas de publicação: textos, desenhos, fotos. http://www.tonomundo.org.br

Comunidade virtual de aprendizagem Princípios para auto-sustentabilidade Baseados na Teoria das Estruturas Dissipativas (PRIGOGINE, 1984 apud CAPRA, 1996) Interdependência Reciclagem Parceria Flexibilidade Diversidade

Comunidade virtual de aprendizagem Visitante: Internautas em geral e membros da comunidade que não participam das ações Iniciado: Formadores e professores em processo de formação Regular: Participantes das atividades lúdicas e projetos comunitário Líder: FMLs, professores multiplicadores, alunos monitores Senior: Aqueles que apropriaram-se do processo de implementação do PTE e trabalham colaborativamente com os formadores da Escola do Futuro - USP

Projeto TONOMUNDO - Resultados Envolvimento das pessoas da comunidade, alunos e professores nas atividades do TONOMUNDO Utilização do computador como ferramenta educacional em novas situações de aprendizagem Apropriação e utilização do ambiente virtual busca de informação, publicação e interação Melhoria da qualidade das escolas – aprendizagem ativa e colaborativa - Processo Co-formativo

Projeto TONOMUNDO -Resultados cont. Implementação das ações em aproximadamente 70% das escolas do Projeto Piloto Formação presencial e formação continuada a distância Desenvolvimento de projetos permeados pela TransD com recursos das comunidades Inclusão digital e integração com conteúdos curriculares - considerando o número de equipamentos por escola ( 5 a 10 computadores)

Projeto TONOMUNDO - Desafios Envolvimento nas atividades do TONOMUNDO - pessoas da comunidade, alunos e professores Participação nos cursos oferecidos - comprometimento e disponibilidade Manutenção dos laboratórios – equipamentos e conexão Organização e planejamento das atividades no laboratório Desenvolvimento dos projetos comunitários com fundamentação transdisciplinar Integração do TONOMUNDO às ações escolares Efetivação de parcerias

Pesquisas futuras Sistematização da experiência de dinamização da comunidade virtual de aprendizagem e prática e posterior universalização do projeto – contribuição para o PDE Análise qualitativa das atividades desenvolvidas Análise das publicações no Portal - desenvolvimento de competências relacionadas à produção de textos Concepção e desenvolvimento de sistema de gestão para acompanhamento da implementação do Projeto nas Secretarias de Educação e nas escolas Concepção e desenvolvimento de ambiente virtual amigável para a implementação de práticas formativas diferenciadas: tutoriais e mediadas

ssss

"O futuro é determinado pelas escolhas do presente "O futuro é determinado pelas escolhas do presente. Os professores têm a opção de se recostar e deixar as mudanças invadirem seu mundo e, só então, reagir; ou de participar ativamente na moldagem do futuro.” JUNG, Burga e ALLEY, Robert. Preparing Teachers for the 21st Century http://cdchaves.sites.uol.com.br/index.htm

NWGrid/NWPhys Movies Time-Dependent Delaunay Mesh Computational Sciences Fundamental Sciences Division Pacific Northwest National Laboratory Operated by Battelle for the US Department of Energy http://www.emsl.pnl.gov/nwphys/movie_recon.html