Projeto TONOMUNDO. Uma Experiência Transdisciplinar de Formação de Professores em Ambiente Virtual Prof. Ms. Silvia Fichmann Universidade de São Paulo - Escola do Futuro silviaf@futuro.usp.br - centralr@terra.com.br
Quais os avanços no conhecimento produzido em pesquisas, estudos e experiências na área de Educação a Distância (EaD), a partir da perspectiva da alfabetização e inclusão digital? O que aprendemos com as nossas pesquisas, estudos, experiências e propostas de EaD na perspectiva da inclusão social? O que aprendemos a partir da experiência com diferentes formatos de troca e de construção de conhecimento numa perspectiva de formação continuada? Quais os desafios para a constituição de programas e projetos relacionados à qualidade em EaD, principalmente relacionados à alfabetização e inclusão digital, integrando diferentes áreas de conhecimento e instituições?
Transdisciplinaridade gestão e formação de educadores Projeto Tonomundo Transdisciplinaridade gestão e formação de educadores Cursos online e ambiente virtual TONOMUNDO Informação, comunicação e publicação Comunidade virtual de aprendizagem e prática
Projeto Tonomundo Parceria com o Instituto OI FUTURO Envolvimento de gestores, coordenadores, professores, alunos e membros da comunidade Foco no Ensino Fundamental II 6º ao 9º ano 68 escolas públicas – Projeto Piloto em 16 estados brasileiros 06 Secretarias da Educação Estados – Pernambuco e Sergipe Municípios – Aracajú (SE), Fortaleza (CE), Itaituba (PA), Natal (RN) Em 2008 Espírito Santo Rio de Janeiro Vitória Moçambique
Projeto Tonomundo Implementação de laboratórios de informática nas escolas: computadores, impressora, webcam, scanner e conexão a Internet; Formação híbrida de formadores e professores com ênfase na modalidade a distância; Desenvolvimento de projetos comunitários permeados pela TransD visando a implementação de novas práticas pedagógicas; Uso do computador como ferramenta educacional.
Atividades Lúdicas Projetos Comunitários Projeto Tonomundo Formação de agentes de transformação melhoria da realidade local a partir da escola pública participação em uma comunidade virtual de aprendizagem e prática (CVAP) Cursos Atividades Lúdicas Projetos Comunitários
Secretaria de Educação Projeto Tonomundo Secretaria de Educação FMPE Gestor Pessoas da comunidade FML ESCOLA Equipe pedagógica Oi Futuro Professores Escola do Futuro-USP Alunos Parceiros
Implementação
Escolas - 2007 Total - 468 escolas www.tonomundo.org.br Nº Escolas cadastradas Projeto Piloto 68 Pernambuco 352 Fortaleza 18 Aracaju 6 Natal 7 Itaituba 5 SE 12 Total - 468 escolas
Projetos Comunitários - 2007 www.tonomundo.org.br Nº de Projetos Comunitários publicados 68 escolas 339 Pernambuco 121 Fortaleza Aracaju Natal 5 Itaituba 3 SE
Cursos online Trandisciplinaridade I – Introdução ao Pensamento Implementando o Tonomundo na Escola Trandisciplinaridade I – Introdução ao Pensamento Transdisciplinar Trandisciplinaridade II – Rumo a referenciais cognitivos Trandisciplinaridade III – Uma gestão de natureza transdisciplinar
Cursos online cont. Projetos Comunitários I Projetos Comunitários II Explorando o Portal Tonomundo Gestão do Laboratório de Informática Construção de Instrumentos Musicais Jovem de Futuro Por Dentro dos Meios
Atividades Lúdicas
Participantes da CVAP – até 2007 Nº de FM Nº de FML Nº de professores Nº de alunos Nº de membros da comunidade 68 escolas 230 2.192 14.352 290 Pernambuco 40 228 3.776 119.917 10 Fortaleza 18 115 1.800 1 Aracaju 4 6 90 917 Natal 8 54 2.398 Itaituba 2 5 38 2.781 SE 12 297 841 Total 78 507 6.562 143.006 302 Usuários Portal - 25.000 cadastrados
Bases conceituais Gestão de projetos Transdisciplinaridade gestão de 2a ordem e processo co-formativo Tecnologia aplicada à educação Formação a distância Comunidade virtual de aprendizagem e prática
Gestão do Projeto Pessoas Processos Tecnologia Planejamento, organização, implementação, acompanhamento e avaliação - Equipe LINCA Equipe de Formadores Mediadores Locais – FMLs e professores multiplicadores Processos Formação continuada da Equipe LINCA Formação presencial inicial e continuada a distância Implementação do TONOMUNDO nas escolas Concepção e produção de conteúdos pedagógicos e transdisciplinares Dinamização da Comunidade Virtual de Aprendizagem e Prática Tecnologia Orientações sobre o uso e manutenção dos equipamentos do laboratório Concepção, inserção de conteúdos, manutenção e atualização do Portal TONOMUNDO
Gestão do Projeto Gestão de 1a ordem - Atividades, programas e cronograma Planejamento Organização Execução Acompanhamento Avaliação qualitativa e quantitativa (MAXIMILIANO, 1997)
Gestão Transdisciplinar Tem um caráter sistêmico e aberto; nada é definitivo e tudo pode mudar: as rotas, as atribuições, a organização da equipe e as estratégias são permanentemente revistas com enfoque no que está entre, através e além das disciplinas e dos sujeitos envolvidos.
Gestão Transdisciplinar Gestão de 2a ordem Considera os fenômenos emergentes e auxilia na resolução dos problemas e conflitos, com aprofundamento progressivo Fenômeno Sistema Problema Processo (GOOURHUIS, 2000)
Gestão e Formação Transdisciplinar Processo co-formativo Membros da Equipe LINCA, formadores, professores, alunos e comunidades locais Problema Análise do fenômeno Análise do contexto Processos e pessoas Retorno reflexivo Redefinição das ações e atribuições
Gestão Transdisciplinar URDIDURA TRAMA NAVETE
Processo ensino-aprendizagem Processo co-formativo
MZweibil, 2000
MZweibil, 2005
MZweibil, 2006
Formação Transdisciplinar Ênfase no processo co-formativo Um movimento de busca dos contornos que conferem um feitio, uma configuração e uma identidade Possibilita novas formas de relação com o conhecimento Implica construir significados pessoais e fazer elaborações próprias Resgata o pensamento criativo: projetar, construir hipóteses, estabelecer relações que possibilitem a flexibilização e não a rigidez Furlanetto (1997)
Formação transdisciplinar “ A formação transdisciplinar é complementar à formação disciplinar, leva a transformações profundas nos sujeitos que dela participam, a partir de rupturas cognitivas, perceptivas e atitudinais, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos sujeitos, estabelecendo novos diálogos internos e externos e em diferentes níveis”. Sommerman (2003)
Ambiente virtual Portal educacional Conteúdo pedagógico e transdisciplinar Ambientes específicos para práticas formativas Ferramentas de interação: bate-papo, Blog, Fórum e Enquete Ferramentas de publicação: textos, desenhos, fotos. http://www.tonomundo.org.br
Comunidade virtual de aprendizagem Princípios para auto-sustentabilidade Baseados na Teoria das Estruturas Dissipativas (PRIGOGINE, 1984 apud CAPRA, 1996) Interdependência Reciclagem Parceria Flexibilidade Diversidade
Comunidade virtual de aprendizagem Visitante: Internautas em geral e membros da comunidade que não participam das ações Iniciado: Formadores e professores em processo de formação Regular: Participantes das atividades lúdicas e projetos comunitário Líder: FMLs, professores multiplicadores, alunos monitores Senior: Aqueles que apropriaram-se do processo de implementação do PTE e trabalham colaborativamente com os formadores da Escola do Futuro - USP
Projeto TONOMUNDO - Resultados Envolvimento das pessoas da comunidade, alunos e professores nas atividades do TONOMUNDO Utilização do computador como ferramenta educacional em novas situações de aprendizagem Apropriação e utilização do ambiente virtual busca de informação, publicação e interação Melhoria da qualidade das escolas – aprendizagem ativa e colaborativa - Processo Co-formativo
Projeto TONOMUNDO -Resultados cont. Implementação das ações em aproximadamente 70% das escolas do Projeto Piloto Formação presencial e formação continuada a distância Desenvolvimento de projetos permeados pela TransD com recursos das comunidades Inclusão digital e integração com conteúdos curriculares - considerando o número de equipamentos por escola ( 5 a 10 computadores)
Projeto TONOMUNDO - Desafios Envolvimento nas atividades do TONOMUNDO - pessoas da comunidade, alunos e professores Participação nos cursos oferecidos - comprometimento e disponibilidade Manutenção dos laboratórios – equipamentos e conexão Organização e planejamento das atividades no laboratório Desenvolvimento dos projetos comunitários com fundamentação transdisciplinar Integração do TONOMUNDO às ações escolares Efetivação de parcerias
Pesquisas futuras Sistematização da experiência de dinamização da comunidade virtual de aprendizagem e prática e posterior universalização do projeto – contribuição para o PDE Análise qualitativa das atividades desenvolvidas Análise das publicações no Portal - desenvolvimento de competências relacionadas à produção de textos Concepção e desenvolvimento de sistema de gestão para acompanhamento da implementação do Projeto nas Secretarias de Educação e nas escolas Concepção e desenvolvimento de ambiente virtual amigável para a implementação de práticas formativas diferenciadas: tutoriais e mediadas
ssss
"O futuro é determinado pelas escolhas do presente "O futuro é determinado pelas escolhas do presente. Os professores têm a opção de se recostar e deixar as mudanças invadirem seu mundo e, só então, reagir; ou de participar ativamente na moldagem do futuro.” JUNG, Burga e ALLEY, Robert. Preparing Teachers for the 21st Century http://cdchaves.sites.uol.com.br/index.htm
NWGrid/NWPhys Movies Time-Dependent Delaunay Mesh Computational Sciences Fundamental Sciences Division Pacific Northwest National Laboratory Operated by Battelle for the US Department of Energy http://www.emsl.pnl.gov/nwphys/movie_recon.html